Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Desenvolvedor Android: saiba o que o mercado procura em um profissional
Avalie este post

O mundo dos Android Developers está crescendo continuamente. Por isso, o mercado passou a exigir profissionais cada vez mais qualificados. Um dos quesitos que vem aparecendo como um grande diferencial é o certificado da Google “Associate Android Developer”. Mas, além disso, quais são as habilidades exigidas pelas empresas para o desenvolvedor Android? Confira a seguir as principais.

Utilizar boas práticas de programação

É necessário que o desenvolvedor siga um padrão de código limpo, sendo simples e de fácil compreensão. Ainda, devem-se evitar redundâncias que gerem lentidão ou erros.

Outro ponto relevante é o investimento na eficiência da programação, isto é, o código deve fazer exatamente o que se propôs.

Conhecer os principais testes

Os testes servem como garantia de que o código novo não quebre o que o funcionava anteriormente. Eles também podem demonstrar que as funcionalidades estão de acordo com o projeto.

O principal teste a ser utilizado é o de usabilidade. Nele, usuários reais interagem com o aplicativo e oferecem um feedback sobre curva de aprendizagem, eficiência e rapidez.

Há também os testes de compatibilidade, que checam as principais funções do sistema, o sincronismo do app e a capacidade de integração com outros aplicativos e sites. Esse teste é muito importante, levando em conta os modelos distintos de smartphones e suas versões.

Refletir sobre design e experiência do usuário

O desenvolvedor Android deve dar atenção aos conceitos de User Interface (UI) e User Experience (UX). A UI se refere à parte visual do app, como botões, links clicáveis e layout. Já a UX se trata da utilização dos recursos pelos usuários. Saiba mais aqui.

Esses testes auxiliam em questões relacionadas ao fluxo de telas e à compreensão do usuário sobre a feature implantada.

Dominar as APIs do aplicativo

A Interface de Programação de Aplicativos (APIs) se refere às rotinas e padrões de programação que fazem com que o app interaja corretamente com a plataforma. Isto é, as APIs permitem que os apps conversem entre si, com o sistema operacional e seus recursos.

Conhecendo as APIs, o desenvolvedor tem a garantia de um desenvolvimento mais ágil, e consequentemente uma boa usabilidade.

Conhecer os recursos do Android Studio e Android SDK

Com o Andriod Studio, o desenvolvimento de aplicativos se torna mais rápido e completo, realizando debug, testes de programação e testes multiplataformas. Porém, ele não é muito intuitivo. É preciso conhecê-lo para aproveitar ao máximo a ferramenta.

Já o Android SDK reúne várias ferramentas de desenvolvimento, como o código-fonte, emuladores e bibliotecas.

Dominar as linguagens de programação essenciais

A linguagem de programação dominante no Android é o Java. Por isso, é primordial que o desenvolvedor tenha domínio básico sobre essa tecnologia.

Existem ainda outras linguagens que são úteis para o desenvolvedor, como o Kotlin, que permite uma programação sem efeitos colaterais.

O desenvolvedor Android deve manter-se atualizado

O desenvolvedor deve sempre estar em busca de conhecimento. Assim, é essencial a participação em eventos, fóruns e cursos, para que fiquem atentos as novidades do mercado.

Existem cursos específicos para determinadas ferramentas e práticas de programação. É interessante relembrar que quanto mais experiência, conhecimento avançado e boas práticas de programação, maior a chance de obter o certificado do Google.