Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Aumentar os downloads de um aplicativo: 5 dicas de ouro
Avalie este post

Nos dias atuais a tecnologia tomou conta de boa parte de nossas vidas. Quem poderia imaginar que os celulares se tornariam dispositivos tão desenvolvidos e com tantas funcionalidades, não é mesmo? Com tantos avanços, os smartphones passaram a disponibilizar ao seus usuários aplicativos que desempenham as mais diversas funções.  Desde jogos que trazem lazer até serviços e informações importantes. Na verdade, o uso dos aplicativos se intensificou tanto que é difícil pensar na nossa rotina sem eles. Como os aplicativos se tornaram parte importante na utilização de dispositivos mobile, seu mercado se tornou fortemente aquecido. É bastante comum que novos aplicativos sejam lançados diariamente. A questão sobre esse nicho do mercado é como tornar um aplicativo lançado em um sucesso de downloads. Bom, diante de uma concorrência cada vez mais forte, são necessárias técnicas de como aumentar os downloads de um aplicativo. Mas como conseguir aumentar os downloads de um aplicativo? Aqui vamos te apresentar dicas importantes para te ajudar a elevar suas taxas de download!  Mas antes, vamos entender como os usuários fazem a busca por aplicativos e como escolhem qual baixar.

Como o usuário busca por aplicativos?

Entender como funciona a demanda dos usuários é tão importante quanto compreender como aumentar os downloads de um aplicativo. Diferente dos sites e blog, atrair usuários para os aplicativos apresenta particularidades. As lojas de aplicativos são o principal meio de downloads de aplicativos na atualidade. Dentre os canais de distribuição mais de metade dos acessos aos apps são feitos por esse meio. Por esse motivo a otimização da presença dos apps nas lojas é muito importante para aumentar os downloads de um aplicativo.

A recomendação de amigos e de familiares é a o segundo meio mais popular para conhecer um app. Por isso é importante que os aplicativos sejam relevantes e otimizados, pois a satisfação de um usuário garante boas indicações. Através da propaganda boca-a-boca também é possível aumentar os downloads de um aplicativo. As redes sociais e blogs também são ótimos meios do público conhecer um aplicativo. Atualmente é possível inclusive baixar o app diretamente das páginas do Facebook e do Twitter. Por isso as redes sociais se tornaram tão importantes para aumentar os downloads de um aplicativo.

Um ponto para estar atento no download por meio das app stores é o rankeamento. Assim como nos sites ocorre um rankeamento dos aplicativos mais baixados. E o quadro de mais baixados tem influência direta na escolha de download dos usuários. Esse ranking torna essencial adotar estratégias de otimização eficientes. Mas porque esse rankeamento é tão importante? Os potenciais usuários terão acesso aos apps que estão em primeiro lugar nas buscas. É bastante comum que o usuário escolha entre os aplicativos mais bem rankeados. Por isso, é de extrema importância estar bem ranqueado para aqueles que buscam aumentar os downloads de um aplicativo.

Dica 1 para aumentar os downloads de um aplicativo: Abuse das estratégias de ASO

Antes de entender como as estratégias de ASO ajudam a aumentar os downloads de um aplicativo, vamos entender do que se trata? Bom, você já deve ter ouvido falar sobre SEO, a otimização de conteúdo voltada para sites e blog, certo? Basicamente, a ASO é o mesmo procedimento de otimização, mas voltado aos aplicativos. Ou seja, a App Sotre Optimization é um método usado para melhorar a visibilidade de um aplicativo nas app stores.

Você se lembra que o rankeamento de um aplicativo tem influência nos seus downloads, certo? Então, a função da ASO é garantir que um aplicativo tenha melhor rankeamento nas lojas especializadas para usuários mobile. Além disso, a ASO também pode ser considerada uma técnica de marketing digital. Ou seja, um conjunto de técnicas implementadas para que aumentar os downloads de um aplicativo. Vamos entender agora o que pode ser feito nas estratégias de ASO.

Encontre as palavras-chave perfeitas

Quando o assunto é ASO logo vem em mente a  palavra-chave. Isso porque as palavras-chave têm grande impacto nos resultados do app. Aqui a principal preocupação deve ser definir essa palavra-chave de acordo com seu potencial de busca nas apps stores. Isso porque quanto melhor selecionada a palavra-chave, mais fácil de ser achado e consequentemente mais chances de aumentar os downloads de um aplicativo.

Ofereça screenshots e vídeos do aplicativo

Quem busca por um aplicativo gosta de ter acesso a essas imagens para conhecer o layout disponibilizado. Sabe porque essas imagens são tão importantes? Porque grande parte dos usuários não lê a descrição do app! Dessa forma, são screenshots que mostram para o usuário o real funcionamento do app.  A lógica é bastante simples, ao ter acesso a esses screenshots o usuário  conhece seu layout, o que pode aumentar os downloads de um aplicativo. Afinal de contas, um app bonito e bem desenvolvido é mais atrativo aos usuários. Além dos screenshots podem ser usados vídeos do funcionamento do app. Com os vídeos, os usuários podem conhecer ainda melhor as funcionalidades do aplicativo o que serve como diferencial.

Além dessas técnicas de ASO existem diversas estratégias as serem adotadas. Deve-se ter em mente que não basta desenvolver um app e não ter destaque nas app stores. Por isso é importante entender o que é ASO e usar essas técnicas para aumentar os downloads do aplicativo.

Dica 2 para aumentar os downloads de um aplicativo: Invista nas redes sociais

As redes sociais se tornaram a principal forma de interação no mundo virtual, certo? Exatamente por isso é tão importante investir nelas para conseguir aumentar os downloads de um aplicativo. Nesse sentido, se aplica a lei do “quem não é visto não é lembrado”. Isso mesmo, se você não vincular e dar visibilidade ao seu aplicativo, dificilmente os usuários se lembrarão dele.

O grande trunfo de usar as redes sociais para aumentar os downloads de um aplicativo é o seu alcance. Ao vincular publicidade de um aplicativo nesses canais, a chance de ser visto se torna grande. De acordo com os números, as redes sociais possuem cerca de 800 milhões de usuários ativos. Já pensou como um anúncio vinculado a essas plataformas pode aumentar os downloads de um aplicativo?

Além disso, nas redes sociais se tornam possíveis outras formas de publicidade. Não é necessário pagar altos preços para exibir anúncios. Podem ser feitos anúncios no Instagram, Facebook ou LinkedIn. É possível usar a força dessa ferramentas das mais diversas formas. Com o uso das redes sociais além de aumentar os downloads de um aplicativo pode-se aumentar o engajamento dos usuários. Usuários engajados e identificados com a identidade do aplicativo tem mais chance de indica-lo para outros.

Dica 3 para aumentar os downloads de um aplicativo: Ofereça uma experiência única para o seu usuário

No centro de todas as suas preocupações deve estar uma: oferecer ao seu usuário a melhor experiência possível. O desenvolvedor de um app não deve focar suas ações apenas em aumentar os downloads de um aplicativo. Apenas o número de downloads não determina o sucesso de um app. É necessário fazer com que o app seja baixado e que o usuário tenha uma boa experiência. É a boa experiência que irá determinar se esse usuário irá indicar o aplicativo para outros usuários e sua avaliação. Mas você sabe exatamente quais componentes podem melhorar a experiência do seu usuário? Todos os conceitos a esse respeito estão presentes em dois conceitos: UI, ou User Interface e a UX User Experience. Vamos conhecer mais sobre elas.

O que é UI?

A UI é a interface onde as interações entre o usuário e o aplicativo acontece. Seu principal objetivo é promover um sistema agradável de fácil uso para quem usa. Em um aplicativo com boa UI, o usuário tem a menor dificuldade em operar o aplicativo. Com isso, sua experiência é otimizada. A UI engloba tudo que está na front end do aplicativo, ou seja, tudo que é perceptível visualmente. A navegação escolhida para o app, a disposição dos conteúdos, os botões e demais detalhes fazem parte da UI. Esses fatores vão impactar diretamente para aumentar os downloads de um aplicativo.

O que é UX?

A atenção para melhorar a experiência de um usuário não pode ser apenas a UI, mas também a UX. A UX se concentra na criação e interfaces que serão melhor utilizáveis e mais acessíveis. Na UX estão englobadas desde a maneira como o usuário passa de uma página para outra, até as ações quando botões são clicados. Em qualquer aplicativo é essencial que sejam criadas interações fáceis e naturais. Isso deve acontecer para que a experiência do usuário seja a melhor possível. É através dos designs da UX que é construída a estrutura do app, sempre visando atender as experiências do usuário. São as experiências do usuário que poderão aumentar os downloads de um aplicativo, por isso tenha atenção a elas!

Dica 4 para aumentar os downloads de um aplicativo: Saiba analisar as estatísticas

Todas as estratégias adotadas para aumentar os downloads de um aplicativo devem ser monitoradas de perto. Analisar as estatísticas é fundamental para saber qual ação garante maior aumento nas taxas de conversão. Mas quais ferramentas podem ser usadas para acompanhar essas estatísticas? Bom, enquanto no marketing offline existem obstáculos em relação à mensuração dos resultados, no digital existem ferramentas próprias para análise.

No marketing digital é possível saber com precisão os números e resultados de um app. É possível acompanhar quantas pessoas acessaram o aplicativo, quantos downloads foram feitos e até mesmo como está sendo o acesso do usuário ao app baixado. A possibilidade de mensurar os resultados torna mais fácil a análise da qualidade do serviço oferecido pelo app. Com isso, é possível direcionar os investimentos para as ações que visem aumentar os downloads de um aplicativo.

Uma forma bastante prática de analisar o desempenho do app é através dos comentários e avaliações feitos no app store. Por meio das avaliações deixadas é possível ter uma noção clara da satisfação com o aplicativo. Esses dados devem ser analisados com cuidado! São as avaliações que servem de parâmetro para outros usuários decidirem se querem ou não fazer o download daquele app. Os comentários também são uma boa forma de analisar o app. Através dos comentários deixados é possível obter o feedback diretamente dos usuários do app. Com isso, as melhorias podem ser direcionadas a fim de melhorar a experiência do usuário. É essencial que a maior parte desses comentários sejam respondidos. Sabe por quê? Com isso os usuários enxergam que o app está em busca de melhorias entende as exigências feitas. Analisar bem esse tipo de estatística pode impacto direto para aumentar os downloads de um aplicativo.

Dica 5 para aumentar os downloads de um aplicativo: Mantenha seu aplicativo sempre atualizado e promova melhorias

Atualizar e promover melhorias no seu aplicativo também é essencial para aumentar os downloads de um aplicativo. Não adianta seguir as dicas dadas até aqui e não manter seu aplicativo atualizado. Sabe por quê? No mundo dos apps novas funcionalidades e tecnologias são desenvolvidas a todo o momento. Se você não garantir que seu app esteja a par dessas novidades, os usuários facilmente encontrarão outro app que esteja.

No momento de procurar por aplicativos para baixar, o usuário dará preferência para aqueles que estiverem mais atualizados e com mais funcionalidades disponibilizadas. Por isso essa etapa é tão importante para aumentar os downloads de um aplicativo. Mantenha-se atualizado e promova sempre melhorias no seu app. Assim, você irá conseguir mais downloads e garantirá que os seus usuários permanecem engajados.

Depois de conhecer as dicas de como aumentar os downloads de um aplicativo, que tal desenvolver seu app agora mesmo?

Para conseguir desenvolver um bom app e garantir que as dicas de como aumentar os downloads de um aplicativo sejam colocadas em prática você precisa desenvolvê-lo, certo?

Na hora de desenvolver seu app, procure uma empresa especialista e que te acompanhe durante todo o processo. A Megaleios está pronta para te ajudar nesse processo. Somos uma empresa apaixonada por tecnologia e que garante acompanhamento ponta-aponta para seus clientes. Entre em contato com a gente e comece agora mesmo o desenvolvimento do seu app!