É grande a concorrência no mercado de aplicativos. Por isso, na hora de desenvolver um app é necessário ter uma ideia bem definida sobre o aplicativo a ser lançado. Além disso, é muito importante entender todo o processo de execução. Separamos aqui algumas dicas de como criar um app. Confira!
1. Identifique uma demanda que precisa de solução
O primeiro passo para desenvolver um aplicativo é ter uma ideia. Para identificar uma demanda a ser solucionada é necessário fazer um brainstorming. Outro ponto importante é validar a ideia, verificando se ela é real e buscando a maneira que será desenvolvida.
2. Defina as características do app
Depois de confirmar a escolha do tema do app e o nicho de mercado que ele irá atender, é preciso definir as características principais do aplicativo. Como o sistema operacional que ele vai funcionar (Android, iOS, Windows Phone). Além disso, devem ser definidos a estrutura de navegação e o comportamento do app em situações online e off-line. É válido também pensar em um layout focado no seu público-alvo, entre outras definições.
3. Identifique o MVP
Para desenvolver um aplicativo, é necessário pensar no mínimo para que ele funcione, isto é, no Mínimo Produto Viável. Entregar um aplicativo 100% completo pode ser um erro, porque o usuário dificilmente usará tudo o que o app oferece.
O ideal é colocar o aplicativo no ar, focado no MVP, ou seja, nas principais funções e nos requisitos e recursos essenciais. Assim, dá para testar a adesão e ir modificando-o até alcançar todas as necessidades reais do usuário.
4. Defina a estrutura de dados
É preciso estruturar todas as funções do aplicativo, para que funcione perfeitamente. A sua estrutura mínima envolve o desenvolvimento de tabelas e diagramas relacionados a entidades e relacionamentos. Outros pontos envolvidos nessa etapa são: fluxo de dados, armazenamento de arquivos binários, imagens e vídeos.
5. Defina o design de interface
O design de interface se refere à construção do aplicativo, de acordo com a visão do usuário. Neste momento é criado o wireframe, um protótipo que vai sugerir a estrutura do aplicativo. Nele serão apresentados os elementos essenciais, como criação de telas, layouts, fluxo da navegação e interação entre as telas.
6. Integre as ferramentas necessárias
É preciso também analisar quais as ferramentas serão necessárias para fazer o estudo dos resultados e controlar o uso do app.
Ferramentas para análise de acessos, gestão de erros e banco de dados online estão disponíveis na plataforma Firebase do Google. Elas são essenciais para compreender o comportamento do usuário e avaliar as funcionalidades que são realmente úteis.
7. Desenvolva códigos e funcionalidades
Para desenvolver a plataforma do app é necessário um ambiente integrado para desenvolvimento do software. O mais importante é optar pela melhor plataforma para atender o seu público.
8. Atualize gradativamente com novas funcionalidades
Após o desenvolvimento dos códigos e funcionalidades da versão inicial, é possível testar, analisar e modificar os recursos do aplicativo. Neste momento, levando em conta a experiência do usuário.
Quer saber mais sobre como criar um app? Conte com a MEGA
O desenvolvimento de um app é um ciclo evolutivo e um processo bem trabalhoso. Sempre é preciso implementar e atualizar suas funcionalidades de acordo com os usuários. Por isso, conte com a MEGA para te auxiliar na criação do seu app! Entre em contato com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.