Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Você já parou pra pensar no custo envolvido no desenvolvimento de um aplicativo? Ou o tempo e esforço que são necessários para conseguir isso? O desenvolvimento de aplicativos pode estar associado a altos custos e longos prazos. Nesse artigo, você vai descobrir como lançar um aplicativo, mesmo com um orçamento apertado. Saiba que isso é bem possível!

Aplicativos são a tendência mais marcante do mercado mobile. Não existe como pensar em celulares e tablets sem associa-los com os aplicativos que eles oferecem. No nosso cotidiano fazemos uso dos mais diversos tipos de aplicativos para as mais diversas finalidades.

Quem nunca usou um aplicativo de mapas para se localizar e traçar sua rota? E quem nunca usou um aplicativo para solicitar um transporte ou a entrega de uma refeição? Ou ainda, quem nunca usou aplicativos de entretenimento nas suas horas de descanso, não é mesmo? A verdade é que os aplicativos são parte das nossas vidas e sempre são criados novos apps para novas funcionalidades.

É exatamente esse mercado mobile aquecido que chama a atenção daqueles que pretendem ganhar dinheiro com esse ramo.  São diversas formas de ganhar dinheiro com um aplicativo, por isso existem sempre mais pessoas interessadas em lançar um app.

 

Mas afinal, como lançar um aplicativo?

Lançar um aplicativo e alcançar sucesso com ele pode ser um ótimo negócio. Através de diversas formas de monetização é possível ganhar dinheiro com seu app. E convenhamos, esse mercado esta em constante expansão, certo? Mas para conseguir isso é preciso saber como lançar um aplicativo.  Bom, existem várias questões que devem ser pensadas ao longo do processo de criação de um aplicativo. O que vamos entender agora são as 3 principais dicas sobre como lançar um aplicativo. Vamos lá!

1- Estabeleça sua meta

A primeira parte para entender como lançar um aplicativo é ter em mente o que se almeja com esse app. Por isso é importante entender e perceber a fundo qual a razão de ser do aplicativo. Ou seja, é preciso conhecer bem o produto que será oferecido.

Além disso, é essencial que as metas estratégias sejam bem definidas. Tanto em relação ao lugar onde se espera chegar quanto em relação ao público que pretende atingir. Nesse ponto devem ser propostas metas que sejam alcançáveis e realistas que estejam alinhadas a razão de ser do app.

3- Escolha a categoria adequada

Conhecendo suas metas e tendo noção de qual será seu público-alvo, é preciso saber também qual a categoria adequada. Essa categoria deve ser totalmente compatível com público-alvo escolhido. A categoria bem adequada garante mais possibilidades de alcançar os objetivos estabelecidos pelo aplicativo. Mas o que seriam essas categorias? As categorias foram criadas para que aplicativos sejam organizados dentro da app store. Assim, fica mais fácil do usuário encontrar o aplicativo que deseja. Isso quer dizer que escolher a categoria certa aumenta a visibilidade do seu aplicativo e aumenta o tráfego qualificado. O tráfego qualificado não diz respeito só à taxa de download, mas a sua permanência no dispositivo do usuário. Afinal de contas, o importante na hora de desenvolver o aplicativo é garantir a melhor experiência para os usuários.

4- Observe a concorrência

Como já falamos acima, o mercado mobile está se expandido muito nos últimos anos. E a tendência é que essa expansão continue acontecendo. Exatamente por esse motivo é essencial conhecer a concorrência que seu aplicativo terá. É essencial encontrar aplicativos semelhantes aos seus e entender o que é oferecido por eles. Ao conhecer os outros aplicativos da sua categoria, você pode ter ideias e aprimoramentos para o seu próprio app.

Além disso, através dessa pesquisa dos concorrentes você pode ter acesso ao público que ele alcança. Com isso, as ações de desenvolvimento do seu app podem ser melhor direcionadas. Use todas as informações dos aplicativos concorrentes para entender como lançar um aplicativo da sua categoria. É com base nas experiências de outros aplicativos que você pode melhorar a experiência do seu!

Depois de conhecer essas 3 dias de como lançar um aplicativo, vamos entender sobre os custos envolvidos no processo.

Qual a equipe necessária e quanto custa lançar um aplicativo?

Depois de entender um pouco melhor sobre como lançar um aplicativo, é preciso pensar também na questão orçamentária. Para começar a entender os custos relacionados ao desenvolvimento de um app temos que entender o que isso exige. Para a criação de um aplicativos são necessários conhecimentos em design e em desenvolvimento de software. Além desses conhecimentos é preciso ter acesso a determinada tecnologias para a sua criação. No processo de criação de um aplicativo estão envolvidos profissionais de design, web designer, analista de sistemas, arquiteto de software, analista de banco de dados e um gerente de projetos. Trata-se de uma equipe multidisciplinar e que pode gerar altos custos no desenvolvimento do aplicativo. Mas de que valores estamos falando? Bom, levando em conta que um aplicativo simples leva cerca de 150 horas para ser desenvolvido, estamos falando de alguns milhares de reais.

Depois de pronto, o aplicativo irá exigir que sejam feitas manutenções. Além de gastos com manutenção existem custos para evolução da hospedagem em um servidor. Nesse momento você deve estar pensando, como lançar um aplicativo com um orçamento apertado? Calma, nós vamos apresentar algumas dicas para você!

Como lançar um aplicativo com um orçamento apertado?

Antes de tudo você deve entender que mesmo com um orçamento apertado, é possível lançar um aplicativo de sucesso. Inclusive, algumas startups de sucesso começaram sua história com projetos paralelos. Estamos aqui para apresentar caminhos mais acessíveis de lançar seu app!

1- Foco no problema a ser resolvido

Muitos desenvolvedores se focam demais em como lançar um aplicativo e se esquecem do motivo de fazê-lo. Pode parecer uma noção boba, mas o principal foco deve ser no problema e não na possível solução. Então uma dica valiosa é: menos preocupação com a execução, foque em encontrar um problema que não tenha sido resolvido.

Sua experiência pessoal pode ser primordial nesse momento. Os problemas que você enfrenta no seu dia a dia podem ser sua inspiração. E não precisam ser apenas problemas seus, podem ser dificuldades encontradas por pessoas do seu ciclo de convivência.  Não ficou claro? Vamos entender por meio de um exemplo prático. O Brasil vem atravessando uma das piores crises da sua história, certo? Pois bem, nesses cenários de crise ocorre um aumento do desemprego e com isso as pessoas passam a fazer bicos. Mas como essas pessoas podem divulgar seu trabalho para conseguir esses extras? Com base nessa ideia foi desenvolvido um aplicativo que conecta os prestadores de serviço e aqueles que precisam contratar. Viu só? Ao perceber um problema, foi possível idealizar um aplicativo que o solucionasse.

Depois de encontrar um problema, busque informações sobre ele. Tente conversar com amigos e pessoas próximas sobre esse problema e entenda toda a sua complexidade. Saiba todos os detalhes sobre o que você pretende solucionar. Depois de ter todo conhecimento necessário sobre o porquê desenvolver esse app você estará um passo mais perto do sucesso.

2- Se preocupe apenas com as habilidades que serão essenciais

Para saber como lançar um aplicativo são necessárias algumas habilidades, certo? Mas isso não quer dizer que você tenha que ter uma super qualificação! É por achar que não possuem as qualificações necessárias que muitas pessoas têm receio de dar o primeiro passo. A boa notícia é que para saber como lançar um aplicativo você não precisa ser PHD em alguma área!

Isso acontece porque, com a evolução da internet vários recursos passaram a ser disponibilizados. E melhor ainda, ter acesso a esses recursos se tornou fácil e prático. Assim ficou muito mais fácil aprender sozinho. E ainda que precise tempo e esforço para aprender sobre a programação dos apps, você pode conseguir esses conhecimentos gratuitamente. Além disso, para desenvolver um aplicativo básico, não é necessário ter o conhecimento muito aprofundado sobre o tema. E também não é preciso que você faça tudo sozinho, é possível contratar uma equipe reduzida. Mas se você dominar algumas áreas, você pode contratar profissionais apenas para as áreas que você não conhece.

3- Escolha a forma de desenvolvimento mais barata

No mundo mobile existem duas formas de desenvolver um aplicativo: hibrido ou nativo. Para quer saber como lançar um aplicativo com orçamento apertado, essa informação é muito valiosa. Mas o que exatamente são essas formas?

Os aplicativos nativos são aqueles desenvolvidos focados exclusivamente nos sistemas operacionais. Os principais sistemas operacionais da atualidade são o Android e o iOS. Falando de outra forma, os nativos são os aplicativos desenvolvidos para uma plataforma específica. Como seu desenvolvimento é focado em uma única plataforma, os apps são capazes de executar todas as funcionalidades dessa plataforma. Além disso, os aplicativos nativos conseguem acessar todo o potencial do dispositivo, como câmera, álbum de fotos, GPS e outros.

Mas os aplicativos nativos contam com algumas exigências na hora do seu desenvolvimento. Em especial, os apps nativos devem respeitar o padrão de design e de linguagem da plataforma. Por esses motivos são aplicações móveis que tem maiores custos de desenvolvimento.

Por sua vez, os aplicativos híbridos são aqueles apps móveis que são construídos de forma alternativos aos nativos. Isso indica que, diferente dos nativos que são criados de acordo com as linguagens de cada plataforma, os híbridos são construídos fazendo uma junção de linguagens. De forma geral, os aplicativos híbridos podem ser construídos com base em diferentes linguagens. As principais são HTML, CSS e JavaScript. Sua principal vantagem é que são mais simples e mais rápidos de se desenvolver.

Viu só? Existem duas formas de desenvolver um app! E é por isso que essa é uma ótima dica de como lançar um aplicativo com orçamento apertado.

4- Priorize o layout

Não tem como negar que o layout do aplicativo é a primeira coisa que nos chama atenção, não é? Exatamente por isso essa deve ser uma das suas primeiras preocupações na hora de desenvolver seu app. Em termos de custo, a criação do layout do aplicativo é mais barato que o seu desenvolvimento. O design é muito mais fácil e barato do que outros detalhes técnicos do aplicativo. Afinal de contas, não é necessária nenhuma programação para essa tarefa. Basta que você tenha um papel, uma caneta e muita disposição. Tenha em mente o problema que quer resolver, as informações coletadas e deixe sua criatividade fluir. O esboço do layout do seu aplicativo pode ser feito pensando em deixar seu app bonito e apresentável. Com um aplicativo bonito e chamativo, sua missão fica mais fácil!

5- Valide suas ideias

Tudo que apresentamos até aqui sobre como lançar um aplicativo não terá muitas utilidade se você não realizar testes. A parte de validar suas ideias é tão importante quanto as outras e não gera nenhum custo. Para realizar essa validação, apresente o material que você já tenha desenvolvido para seus amigos e familiares. Através dessa validação você conhecerá a opinião de outras pessoas e poderá incorporar as sugestões dadas. E o melhor, sem gastar nada com isso! Viu como lançar um aplicativo com o orçamento apertado pode ser uma missão possível? Basta que você saiba os melhores caminhos a seguir!

Depois de entender como lançar um aplicativo, que tal contar com uma empresa especializada para te ajudar nesse processo?

O mundo mobile está cada vez mais em alta, não é mesmo? E é exatamente por esse motivo que está na hora certa de desenvolver seu aplicativo! Depois de aprender como lançar um aplicativo e os processos necessários até seu lançamento, está na hora de escolher a empresa certa para te ajudar nesse plano.

Nós somos a Megaleios, uma empresa que é apaixonada por tecnologia. Mas, além disso, nós somos uma empresa que preza pela relação de parceria estabelecida com seus clientes. É por esse motivo que oferecemos aos nossos parceiros um acompanhamento em todas as etapas do processo de desenvolvimento. Isso mesmo, nós da MEGA iremos te acompanhar desde a concepção da sua ideia até o lançamento do seu app. Que tal conhecer nosso portfólio e entrar em contato com a gente? Temos certeza que nossa parceria será um importante passo rumo ao sucesso do seu aplicativo!