Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Um dos principais pontos para ter sucesso em seu negócio é conhecer quem é o seu cliente e saber o máximo que puder sobre ele, especialmente nos dias atuais, quando os clientes estão cada vez mais seletivos e exigem mais personalização no atendimento. Saber exatamente o que ele espera, do que precisa e quais os seus desejos pode parecer uma tarefa difícil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças quando sua empresa segue alguns passos básicos. Confira algumas dicas:

Como saber mais sobre meu cliente?

Faça uma entrevista de briefing:

Ao iniciar o contato com um cliente, um dos primeiros e principais passos a seguir é a realização de uma entrevista, que pode ser realizada pessoalmente ou virtualmente, e permite saber os principais pontos a respeito do cliente, seus objetivos e expectativas. Além disso, é por meio da entrevista de briefing que você pode saber mais sobre o histórico do seu cliente, quem são seus concorrentes e, se for o caso, o que ele espera do seu serviço. Caso seu cliente seja uma pessoa física e o atendimento seja mais breve, ainda é possível realizar perguntas mais rápidas e pontuais para entender seus anseios, seu gosto e objetivos.

Disponibilize enquetes:

Para conhecer seu cliente de uma forma mais generalizada e aberta, é possível disponibilizar em seu site ou mesmo em suas redes sociais pequenas enquetes ou pesquisas de opinião rápidas e com perguntas objetivas. Por meio destes recursos, é possível saber o que seus clientes buscam de uma forma geral, qual o momento do mercado, os melhores serviços e produtos a oferecer e mesmo a imagem que o cliente tem da sua empresa.

Como saber mais sobre meu cliente?

Caso o seu cliente seja uma empresa ou uma marca, existem outras formas muito eficientes de conhecê-lo ainda melhor. Abaixo, listamos três dicas que ajudarão a sua empresa a saber mais sobre a marca do seu cliente e estreitar o relacionamento

Realize uma pesquisa básica sobre seu cliente:

Algo que parece óbvio, mas muitas empresas não fazem, é realizar uma pesquisa básica na Internet sobre o cliente que vai atender ou que já está atendendo. Procure saber mais sobre o cliente por meio do próprio site da empresa, resultados do Google e mesmo em suas redes sociais. Por meio das redes sociais do cliente é possível perceber qual seu posicionamento, conhecer melhor os serviços e/ou produtos oferecidos por ele, bem como qual a imagem que ele projeta sobre a marca.

Seja um cliente oculto:

A realização do chamado “Cliente Oculto” é uma forma de conhecer de forma genuína a empresa ou marca do seu cliente. Esta é uma ferramenta de pesquisa de mercado muito é utilizada levantar informações específicas sobre os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, neste caso, a empresa do seu cliente. A técnica consiste em enviar um pesquisador (que pode ser um funcionário do atendimento da sua empresa, por exemplo) para apresentar-se como um consumidor e conhecer melhor a forma como o seu cliente trabalha com o cliente dele.