Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Desenvolvimento de app: quais as etapas para se desenvolver um aplicativo
Avalie este post

A variedade de aplicativos presentes no mercado é gigantesca. Existem apps de saúde, jogos, guias de negócio, compras, organização, entre outros. Devido essa grande variedade, para cada projeto existem especificações. Por isso, alguns podem levar mais tempo que outros para serem finalizados. Outro ponto relevante é que o desenvolvimento de aplicativos é dividido em etapas, que devem ser bem planejadas para diminuir os riscos e falhas. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo, indicamos a seguir as 4 principais fases para o desenvolvimento de app.

Planejamento

Essa é a etapa que dá início ao processo de desenvolvimento. Neste momento é criado o escopo, isto é, o conjunto de informações que definem os objetivos do app. Assim podem ser identificadas suas funcionalidades, e ainda, serem criados protótipos para validar o projeto e o design. Por esses motivos, o planejamento é uma fase de extrema importância, visto que o funcionamento e gerenciamento do aplicativo dependem dessa etapa.

Desenvolvimento

Com tudo planejado, inicia-se a parte técnica do projeto, que começa a sair do papel e ganha vida. Essa etapa prática demanda um pouco mais de tempo se comparada com as demais.

Testes

Com o aplicativo desenvolvido, é necessário que sejam realizados alguns testes. Assim, o app pode ser lançado sem bugs. Nesta etapa o usuário também avalia o aplicativo para que possa medir a sua satisfação. É recomendado que os testes sejam realizados por cerca de 1 mês.

Lançamento

Por fim é o momento de lançar o app no mercado. Ele é publicado nas principais lojas de aplicativos, como a Google Play e a Apple Store. Para que a publicação seja validada é necessário que atenda as políticas de cada loja. Além disso, é aconselhável que seja realizada a otimização ASO, que já comentamos aqui, para que o app melhore o seu posicionamento.

Importância das etapas no desenvolvimento de app

Com a descrição das etapas, se pode perceber a relevância de desenvolver os aplicativos dando atenção para todas elas. Assim, a chance de erros e do insucesso de seu app é reduzida, bem como o risco de prejuízos.