Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Desenvolvimento web: do planejamento ao lançamento
5 (100%) 1 vote

De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Brasil, o número de usuários de internet no país atingiu cerca de 100 milhões. Isso demonstra a relevância das empresas garantirem uma boa presença online. Uma ótima forma de garantir isso é por meio de sites ou apps. Assim, separamos algumas características do processo de desenvolvimento web para te deixar por dentro do assunto.

Planejamento

O planejamento é uma das etapas mais importantes e requer muita atenção. Ele será o guia de todo o desenvolvimento web, envolvendo ações e estruturas do seu site.

Primeiro, é necessário elencar os objetivos do site para a estratégia da sua empresa. Desta forma, você poderá definir o perfil de público-alvo, pensando em todo o comportamento que eles terão.

Você deve também definir a melhor ferramenta para gerenciar o seu conteúdo. Essas ferramentas são conhecidas como Content Management System (CMS) e permitem a edição do conteúdo de maneira simples.

A ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) também é definida nesse momento. Ela é responsável por toda a coleta de dados de pessoas e por definir as ações que serão tomadas com cada uma.

Desenvolvimento do protótipo do site

A partir das definições realizadas na fase do planejamento, será criado um protótipo. Ele será o conjunto de todas as wireframes e storyboards do site, que será possível navegar entre elas. O protótipo terá toda a estrutura do site e guiará todo o desenvolvimento web.

Planejamento e desenvolvimento do design do site

O layout do site é desenvolvido depois da criação do protótipo, já que ele guiará o trabalho do designer. Enquanto o protótipo é criado, pode ser desenvolvido um mood board do seu projeto. Ele é um painel de referências visuais que apresentará como a estética irá interagir com o propósito da marca.

Após a aprovação do protótipo e do mood board, é necessário começar a desenvolver o layout final do site. A criação precisa ter foco em facilitar a navegação do usuário no site.

Desenvolvimento do código do site

Criado o layout único de cada página, é hora de partir para a próxima etapa: escrever o código. Essa etapa pode ser considerada uma das mais trabalhosas do desenvolvimento web.

Os programadores desenvolvem toda a lógica por trás do layout, linkando os botões criados pelo designer as funções reais. É nesse momento que tudo o que foi planejado irá funcionar.

Teste do site

Agora é hora de testar o site e coletar feedbacks sobre o que as pessoas pensam. Peça para pessoas próximas testarem e levantarem erros e dificuldades. Os erros indicarão se alguma linha do seu código precisa ser revisada.

Essa etapa é extremamente importante para que o seu site seja lançado da maneira que o público espera.

Lançamento

A última fase é o lançamento do site, divulgando para que as pessoas comecem a acessá-lo. Vale a pena criar uma campanha de Google Adwords para que o seu público encontre o site. Isso é muito relevante, tendo em vista que possivelmente o seu site ainda não estará indexado ao Google.

Aproveite as dicas de desenvolvimento web

Agora que você já tem algumas dicas e conhece todo o processo de desenvolvimento web, que tal investir em um site para a sua empresa? Não fique atrás da concorrência. Entre em contato com a MEGA e ofereça o melhor para os seus usuários.