Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

lean-startup

Lean Startup pode ser a solução para começar um negócio de sucesso

Avalie este post

Você sabia que uma lean startup pode ser a solução para começar um negócio de sucesso?

Na forma tradicional para a criação de uma empresa existe um caminho bem longo e detalhado até que o produto, que será comercializado, chegue ao consumidor final. Nesse plano tem-se a ideia de que o mercado é algo imutável e que o produto será um sucesso com toda certeza.

O que acontece muitas vezes é que o produto final oferecido, desenvolvido após meses e muitas fases, não corresponde à necessidade dos clientes. Para maioria das empresas é tarde de mais para ajustar o seu produto a essa situação, pois o plano de negócios feito de maneira tradicional previa que nessa fase o produto seria um sucesso e já começaria a aparecer o lucro.

Segundo pesquisas, esta é uma das principais razões pelas quais as 9 de casa 10 empresas falham. Pensando em um método alternativo a este modelo de gestão, Eric Ries desenvolveu o lean starup.

Lean Startup pode ser a solução para começar um negócio de sucesso

O que é uma Lean Startup?

Na realidade o conceito “lean” já é conhecido há algum tempo, neste conceito usa-se a estratégia de atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um time-to-market mais rápido. Porém o termo veio à tona e se popularizou mundialmente quando Eric Ries lançou o livro “The Lean Startup” combinando ideias de marketing, tecnologia e gestão. A partir disso podemos dizer que esse conceito vem revolucionando a maneira como os empreendedores estão criando novos negócios inovadores.

O conceito de Lean Startup ou “Startup Enxuta”, “Startup Magra”, em português, analisa algumas diretrizes básicas para que as ideias iniciais de um negócios sejam executadas com o objetivo de aproximar o empresário a um modelo de negócios  mais sustentável e que efetivamente seja bem-sucedido no futuro. As principais diretrizes são:

Desenvolvimento da estrutura física, contábil, financeira e administrativa levando em conta um bom planejamento inicial e de testes de mercado relacionados com a sua ideia.

Ciclos CMA , que significa Construir, Medir e Aprender,  através do meios que o empreendedor desenvolve protótipos dos produtos ou serviços que pretende comercializar, mensura os resultados e feedback entre seus consumidores em potencial e aprende com essas experiências para aperfeiçoar ainda mais seu produto.

A Interação constante com usuários, independentemente da época em que eles se tornaram seus clientes.  O feedback é um dos aspectos mais importantes nesse modelo pois, é uma forma constante de visualizar oportunidades de melhorar os aspectos essenciais de seu produto, de acordo com as preferências do público-alvo.

Outro ponto importante é a validação das hipóteses iniciais feitas no plano de negócios, como por exemplo o valor de seu produto no mercado e possibilidades de crescimento e expansão. Essa confirmação e validação devem ser feitas de forma real, com uma pesquisa com consumidores pertencentes ao seu público-alvo.

Por que buscar esse modelo ?

O modelo Lean Startup buscar ser um modelo sustentável e mais rendável de negócio, que é aquele desejado por todo empreendedor: rendimentos crescentes; renda maior do que as despesas; produto com apelo de mercado; marketing com resultados efetivos etc. Quando esses aspectos vão bem, atraem mais investimentos, o negócio pode assumir compromissos de longo prazo, expandir sua rede de atuação, contratar mais funcionários, etc.

Lean Startup pode ser a solução para começar um negócio de sucesso

No período de validação das hipóteses, é preciso manter uma estrutura mais enxuta, que aja por etapas e use racionalmente seus investimentos.

Este modelo está ganhando cada vez mais espaço entre as organizações e empresas, e é um dos segredos para se alcançar o crescimento exponencial da receita no desenvolvimento dos negócios, validando rapidamente os modelos de negócios e seus produtos utilizando os conceitos de MVP (Minimum Viable Product):

Minimum: o menor tamanho possível, que possa ser entregue no menor tempo possível.

Viable: uma proposição de valor importante o suficiente para que seu principal cliente adote esse produto, se possível gerando receita.

Product: funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto coeso e útil.

Por que adotar esse modelo em meu negócio?

Antes de tudo é valido lembrar o conceito lean pode ser aplicado com sucesso a qualquer tipo de negócio.

Mas, se você ainda não se convenceu a adotar ou implementar ao seu negócio as metodologias lean, veja abaixo alguns  motivos do porque você deve mudar de ideia: 

  • Tornam mais ágeis todos os processos internos e externos da organização;
  • Tornam a organização mais flexível e mais eficiente em função dos constantes ajustes necessários e para se atingir o(s) objetivo(s) de médio a longo prazo;
  • Trazem a adoção de novas estratégias, ou seja, permitem descobrir o que está e o que não está dando efetivamente certo na empresa;
  • Permitem descobrir e eliminar as fontes de desperdício (materiais, financeiros, humanos) mais rapidamente, otimizando assim os investimentos;
  • Contribuem para novos insights obtidos a partir dos feedbacks dos clientes/usuários.