Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Marketing Automatizado: 3 regras de ouro para implantar no seu negócio
Avalie este post

O marketing é formado pelas estratégias empresariais de otimização que visam agregar valor a um produto ou serviço. Dentro dos ramos do marketing podemos destacar a atuação do marketing digital. Esse ramo busca atrair consumidores para produtos e serviços disponíveis em meios digitais. Um dos grandes destaques desse ramo é o Marketing Automatizado.

Como na internet existe um grande público disponível, as estratégias de marketing podem ser as mais variadas. O ponto em comum entre as ações de marketing é capacidade de se adequar a qualquer tamanho de negócio. Essa flexibilidade de ações é também sinônimo de automação. Sabe porquê?

O marketing automatizado permite que as empresas atuem de forma personalizada, por esse motivo vem sendo amplamente usado. Essa automação significa entender e agir de forma personalizada e escalável. Isso permite que a estratégia de marketing seja totalmente adequada para aquela empresa. Vamos entender mais sobre o Marketing automatizado e seus pontos fortes.

O que é Marketing Automatizado?

A automação do marketing significa usar softwares e demais tecnologias para agir em escala e alcançar bons resultados. Essas ferramentas permitem acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público alvo. São essas ferramentas do Marketing Automatizado que irão facilitar os processos de captação, abordagem, avaliação e análise das ações adotadas.

Através das ferramentas de automação é possível aumentar a eficiência das campanhas de marketing. Com elas marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar e-mails avaliar o público e mensurar os resultados.

Em linhas gerais, o marketing automatizado permite não só o eficiência das campanhas de marketing, mas a garantia de que todo o esforço e recursos destinados a ele serão empesgados de forma personalizada e escalável. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre os benefícios de adotar ações de marketing automatizado.

Os principais benefícios do Marketing Automatizado

O marketing automatizado pode oferecer grandes vantagens tanto para pequenas quanto para grandes empresas. As empresas grandes lidam com milhares de contatos e clientes e precisam dessas ferramentas. Por sua vez as empresas pequenas podem aproveitar os benefícios dessa automação para crescer ainda mais rápido. E quais seriam esses benefícios?

  • Mais leads

É comum nos depararmos com a situação em que temos que nos esforçar para conseguir gerar leads. Além disso, é preciso estar preparado para lidar com leads que não estejam prontos para concretizar suas compras.

Ainda que os leads não estejam prontos, esses são contatos que podem ser extremamente valiosos, é aí que entra a automação. Com o uso do marketing automatizado é possível atrair e alcançar até mesmo s leads mais difíceis. Isso acontece porque a automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.

  • Mais eficiência na escolha dos futuros leads

Além de permitir que sejam gerados novos leads com mais facilidade, o marketing automatizado auxilia no momento de escolher os leads nos quais a empresa deve apostar.

O automação faz isso compreendendo cada um dos estágios pelos o comprador passa. Para escolher os leads coretos, é preciso em cada etapa dominar as informações básicas do momento anterior.

Essas informações são conseguidas por meio da análise do comportamento do consumidor. O marketing automatizado permite identificar o estágio de compra e os interesses, enviando conteúdo adequado para levá-lo ao próximo estágio.

Além disso, com a automação é possível tornar seu lead mais preparado. Essa preparação é benéfica porque quanto mais o lead sabe sobre o tema, maior sua tendência a comprar o produto. São os leads mais maduros que irão gerar tickets maiores. E é através do marketing automatizado que o cliente se tornará mais preparado.

  • Comunicação personalizada

Com vimos, através do marketing automatizado é possível segmentar melhor os leads. Com as ferramentas de automação pode ser usados muitos critérios, como cargo, empresa, segmento, momento de compra e preferências.

Com essa segmentação, o marketing pode personalizar a comunicação. Essa personalização irá permitir que cada persona possa percorrer seu próprio trajeto de compra. Assim, é possível fugir do caminho genérico, o que na prática gera mais eficiência no relacionamento e mais sucesso.

  • Menor esforço

Como foi dito acima, com o marketing automatizado as ações de marketing necessitam de menos esforços dos times. Com a automação, grande parte da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas é automatizada.

Quando uma empresa conta com um marketing automatizado bem estruturado não é preciso que a captação do cliente comece “do zero”. Assim, etapas bastante trabalhosas podem ser evitadas, o que garante ainda mais eficiência das campanhas de marketing.

  • Maiores chances de venda

Quando os vendedores lidam com leads mais bem preparados, precisam investir menos tempo fazendo contato para conseguirem realizar a venda. Isso acontece porque, com as etapas iniciais do processo conduzidas pela ferramenta de automação os vendedores se tornam mais produtivos. Além disso, os vendedores se sentem mais à vontade, pois podem focar nos leads mais prontos. Assim, eles confiar que os outros leads também de tornarão prontos futuramente.

  • Menores ciclos de venda

Se o marketing automatizado realiza toda a etapa inicial do processo de venda, o ciclo de venda é reduzido. Desta forma, os vendedores recebem leads já nas últimas etapas do processo de compra, encurtando o clico de venda.

Além de facilitar o processo do vendedor, a automação faz com que o cliente potencial passe muito menos tempo argumentando com o vendedor.  Essa situação permite que o vendedor dedique seu tempo a entregar a melhor experiência de compra para seu cliente. Esses fatores irão garantir uma taxa de fechamento mais alta.

  • Redução no CAC

O CAC quer dizer custo de aquisição do cliente. Esse termo é a métrica que indica quanto é gasto para conseguir um novo cliente para a sua empresa. Geralmente para que uma campanha de marketing gere impacto é necessário contratar muita mão-de-obra.  Entretanto, com uma ferramenta de automação, as tarefas podem ser otimizadas, e a equipe pode contar com informações bem processadas.

Ao evitar que a equipe gaste tempo com essas etapas, o esforço pode ser melhor aplicado no que realmente importa. Além da redução de custo, o marketing automatizado garante maiores chances de satisfação do cliente. Isto acontece porque eles já sabem bem o que esperar do produto.

Todos esses pontos fazem com que os clientes tenham uma melhor experiência e recomendem mais o produto. Quando somados, os benefícios do marketing automatizado garantem maior sucesso para o produto e para a empresa.

Viu como o marketing automatizado garante muitos benéficos? Para auxiliar no processo de automação, vamos conhecer 3 regras de ouro para a sua implementação.

3 regras de ouro para implantar o marketing automatizado no seu negócio

Como em todos processos do marketing, é preciso saber o caminho certo a ser seguido para implementar a automação. Para que a estratégia adotada seja bem sucedida, é preciso estar atento a algumas regras de ouro. Iremos apresentá-las agora!

  • Tenha estratégias e objetivos bem claros e os acompanhe de perto

Antes de começar o processo de automação é preciso saber definir qual será o processo padrão utilizado. Esse processo deve ser determinado pra cada uma das tarefas, e é preciso que se tenha domínio no processo manual antes de decidir automatizá-lo.

Para garantir que os processos sejam objetivos e claros comece a definir ações estratégias para cada uma das tarefas. Isso vale para as pequenas tarefas e também para as mais complexas. Saber escolher bem as ferramentas também é uma etapa importante na programação dos processos.

Para a escolha das ferramentas é preciso entender qual delas se adequa melhor ao tipo de empresa. Nesse aspecto devem ser levados em conta alguns fatores no momento de escolher as ferramentas e garantir uma boa estratégia. Mas o que levar em conta na hora de escolher estrategicamente as ferramentas a serem usadas?

– Funcionalidades

A funcionalidades devem ser a principal preocupação na hora de contratá-la. No momento da contratação é preciso garantir que as funcionalidades atentes as necessidades e possuem o desempenho esperado.

– Facilidade de uso

Para garantir uma boa implantação, é preciso que as ferramentas sejam práticas e intuitivas. Com isso, será necessário menos tempo para dominá-la e garantir sucesso no processo de automação.

– Personalização

Para ter um bom desempenho, a ferramenta precisa permitir que o estilo da empresa seja incorporado a ela. Nesse aspecto, quanto mais personalizada uma ferramenta, melhor para o resultado da automação.

– Integração

Para obter sucesso na implantação do marketing automatizado é preciso apostar em ferramentas de fácil integração. Essas integrações com outras plataformas facilita os processos e garante maior fluidez.

– Custos

Não tem como planejar o processo de implantação do marketing automatizado e não pensar nos custos. Por esse motivo, é inevitável citar os custos da ferramenta.  Existe uma grande diferença nesses custos e na forma como sua utilização é feita. Por isso, é um ponto importante a ser levado em consideração.

Além de definir bem os objetivos para cada uma dessas tarefas, é preciso definir o modo de avaliar seu desempenho. Traças as estratégias e saber monitorá-las é o primeiro passo para garantir uma boa implantação do marketing automatizado. Com o tempo você terá maior domínio sobre suas estratégias de marketing, assim como das funcionalidades da sua ferramenta.

Não priorizar o acompanhamento das ferramentas de automação é um erro bastante comum. Não basta implantar o marketing automatizado e achar que tudo será mantido no mesmo nível de eficiência. É preciso ter em mente que assim como toda tecnologia, as ferramentas de automação devem ser constantemente supervisionadas.

Além de manter as ferramentas de automação bem monitoradas é preciso que elas se mantenham atualizadas. Podem ocorrer mudanças nas ferramentas, portanto você e sua equipe devem estar sempre preparados para agir quando necessário.

  • Não aposte tudo na automação e não se esqueça dos seus clientes atuais

Embora a automação seja uma ótima aposta em função das ferramentas utilizadas, não se esqueça de investir tempo na personalização. Se a automação é responsável pela facilitação dos processos, a personalização garante que cliente tenha uma interação e uma identificação com a empresa.

Além das táticas de atração, conversão e nutrição dos lead e dos clientes nunca deixe de lado a fidelização. Outro ponto importante é não perder o foco nos clientes que já foram conquistados. A automação e a fidelização deve ser constante, assim o sucesso do marketing automatizado se torna mais palpável.

  • Mantenha sua ferramenta organizada e faça melhorias contínuas

Quando falamos em marketing automatizado e em processos de automação é preciso pensar em grande escala. Ainda que o processo de implantação do marketing automatizado esteja sendo indiciado é preciso pensar no processo quando ele atingir seu máximo.

Se no primeiro momento o marketing automatizado conta com uma equipe pequena e ferramentas modestas, a tendência é o crescimento. Por isso é preciso ser estratégico desde o começo. Isso pode ser feito por meio da criação de regras de nomenclatura para suas páginas e-mails e fluxos. Assim, os colaboradores que se juntarem a equipe terão mais facilidade quando começarem.

Mas não basta organizar as ferramentas e não investir na sua atualização. Não deixe a sua ferramenta desatualizada e sem melhorias. Dê importância às atualizações de sistema e realize testes em busca de oportunidades de melhoria.

Se uma ferramenta garante bons resultados no marketing automatizado hoje, amanhã pode estar desatualizada.  Por isso procure inovar sempre e incorporar ao seu processo de automação as melhorias necessárias.

O que podemos concluir sobre o marketing automatizado?

Conforme apresentado até aqui, vimos que o marketing automatizado permite atuar de forma personalizada em grande escala. Conhecer bem os processos de automação é um passo importante para o sucesso do negócio, mas não é tudo.

É preciso conhecer bem o seu público, assim, as ferramentas de automação servirão como aliadas para que cada vez mais vendas sejam concretizadas e para garantir cada vez mais sucesso para a empresa.

No marketing automatizado é preciso ser estratégico. Nessa estratégia devem estar englobadas uma boa escolha das ferramentas que serão usadas na automação.  Além disso é preciso saber como investir para que o processo de automação seja bem sucedido e gere bons resultados para a empresa.