Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

O mundo mobile está cada vez mais conquistando o mercado de tecnologias mundial. Dentro desse universo mobile existem alguns fatores que podem ser determinantes para o sucesso. E um dos principais pontos para estar atento é Ranking Mobile.

Quando falamos em Ranking mobile, estamos nos referindo ao posicionamento de sites mobile nas ferramentas de busca como o Google, por exemplo. Melhorar o ranking no Google é um desejo de todos. Isso porque o tráfego de busca orgânica é um meio comprovado de crescimento nos negócios.

Para conseguir uma colocação melhor no Ranking Mobile podem ser usadas várias estratégias. Entretanto, é bastante comum que o Google faça alterações constantes nos seus critérios de rankeamento, por isso é necessário estar atento.

Um bom posicionamento no Ranking Mobile depende de diversos fatores. Mas para facilitar seu entendimento, vamos apresentar detalhadamente o que é o ranking mobile e os fatores que o influenciam, segundo o próprio Google.

O que é o Ranking Mobile?

Como dissemos acima, o Google tem muitos critérios de rankeamento. São esses critérios que definirão como os sites estarão posicionados em sua busca. Conhecer e entender esses critérios torna mais fácil conseguir uma boa posição nos resultados orgânicos de busca.

No caso, o Ranking Mobile representa a posição que um site mobile ocupa nessas ferramentas de busca. E assim como nos outros rankeamentos, determinados critérios são levados em conta. Há vários fatores que influenciam se um esse posicionamento. O rankeamento pode ser baseado na relevância do conteúdo, nas palavras-chaves e na quantidade de links que referenciam aquele material.

Em geral, o rankeamento do Google é fortemente determinado pelo SEO desenvolvido pelo site.  As técnicas de SEO ainda compõe grande parte dos critérios no ranking mobile dos buscadores, ainda que uma mudança de critérios possa ser identificada.

Em virtude dessa importância, vamos entender agora um pouco mais sobre o SEO e seu impacto no Ranking Mobile.

Como o SEO afeta o ranking mobile?

O SEO é o conjunto de ações que visam o bom rankeamento de um site nos mecanismos de busca.  As estratégias SEO têm como principal objetivo fazer com que um site esteja bem posicionado para conseguir se destacar.

O SEO e a busca pelo rankemento representam não apenas um bom posicionamento. O que acontece é que um site com bom posicionamento em buscas orgânicas é visto como líderes de seu segmento.

No mundo mobile, os usuários buscam respostas rápidas para as suas perguntas. Por esse motivo, as técnicas de SEO corretas garantem que o site mobile serão primeiro na lista e serão acessados. Vamos conhecer as principais técnicas de SEO.

1. As Palavras-chave

A escolha das palavras-chaves é uma técnica SEO extremamente importante. Mas como saber qual a palavra-chave correta para usar?

Incialmente, não pense que a palavra chave ideal é aquela maior quantidade de buscas ou mais facilidade de rankeamento. A palavra-chave ideal para um site mobile deve se relacionar com a sua persona e ser útil para seu público-alvo.

Alguns bons conselhos para achar a palavra-chave do seu site mobile são escolher palavras de nicho que sejam bem específicas. Também é importante o uso de long-tail keywords. Por fim é preciso saber escolher uma palavra-chave com volume de buscas de médio para baixo, assim existirá menos concorrência.

2. O snippet

O snippet é aquele fragmento de informação que o Google disponibiliza para facilitar a busca do usuário. São caixas de resposta que aparecem antes mesmo do primeiro resultado. Esses snippets fornecem parte da informação sem que o usuário tenha que acessar a página. Como os usuários tem pressa na hora da busca, um bom snippet pode garantir boas colocações no ranking mobile.

Mas não é só isso. Ao otimizar os snippets a página tem a possibilidade de aparecer mais de uma vez na primeira página. Ainda que a página esteja em uma colocação baixa, ao conseguir um snippet passa a aparecer antes do primeiro resultado.

3. URLs “amigáveis”

As URLs são o endereço da página de internet. No momento de escolher a URL é importante optar pelas mais fáceis de memorizar e de compreender. Uma ótima estratégia é que elas sejam mais curtas, sem muitos símbolos ou hashtags.

Também é necessário garantir que essas URLs sejam atemporais. Com isso será possível atualizar o conteúdo sem efetuar grandes mudanças. Como uma URL nunca pode ser alterada é importante estar atento a esse ponto. A preocupação com uma URL amigável é uma técnica de SEO que pode garantir boa colocação no ranking mobile.

4. Links entre páginas

Para otimizar e alcançar boas colocações no ranking mobile não basta fazer links apenas para os conteúdos do próprio site. E uma ótima forma de alcançar o topo do ranking mobile é apostar em links externos.

Através dos links externos o usuário tem acesso a outros pontos de vista e podem ser direcionados para sites que são referência, Dessa forma, essa estratégia melhora a experiência do usuário.

Muito além de melhorar a experiência do usuário, a utilização de links é bem vista pelo Google. Com isso é gerada autoridade para o conteúdo além de criar pontes com outros sites e blogs. Essas ações são sinônimo de melhores colocações no ranking mobile.

5. Heading tags

As heading tags garantem que o texto escrito não será visto apenas como uma frase escrita aleatoriamente. O uso das chamadas H1,H2,H3 garantem que o conteúdo ficará bem dividido em títulos, subtítulos e subtópicos.

A importância da utilização correta vem do fato do Google ser orientado por essas heading tags na “leitura” do conteúdo. Nesse aspeto não são considerados a utilização de negrito, itálico e sublinhados.

6. Meta description

Buscar inspiração para criar a meta description é mais dica de SEO que ajudam no ranking mobile. Ao buscar inspiração o ideal é buscar conteúdos de anúncios pagos e de redes sociais. Isso porque esse tipo de conteúdo é otimizado para valer o investimento.

Identificar as estratégias que essas páginas usaram na criação da meta description e que ajudam a atrair usuários é fundamental. Muita atenção deve ser dada também aos termos usados para melhorar as descrições.

As técnicas de SEO apresentadas até aqui são determinantes no momento de se posicionar no ranking mobile. Entretanto, os critérios utilizados pelo Google para definir seu rankeamento estão sempre se transformando.

Nos últimos anos, passaram a ser considerados como critérios para o ranking mobile fatores que vão além da otimização SEO. Por esse motivo, apresentaremos a seguir 3 dicas de como se manter bem posicionado no ranking mobile do Google.

3 dicas do Google para continuar bem posicionado

A partir de 2010, o Google passou a considerar novos critérios na sua forma de rankeamento. Detalhes como a velocidade de carregamento dos sites, por exemplo, se tornaram um critério para o posicionamento dos sites.

Em 2018, esse novo critério foi também expandido para as buscas feitas no mobile. Com isso, a velocidade de carregamento dos sites mobile passou a ser essencial para o bom posicionamento no ranking mobile.

Com as mudanças nos critérios do Google para definir o ranking mobile há três dicas essenciais que devem ser seguidas. E para que você consiga um bom posicionamento no ranking mobile, apresentaremos cada uma delas agora.

1. Velocidade e ecossistema mobile

Vivemos em um mundo cada vez mais mobile. Mas mesmo que o mercado mobile seja o de maior destaque atualmente, muito se esquecem da velocidade entregue aos usuários. A questão é que essa velocidade passou a ser essencial para o rankeamento. Por isso, vamos entender porque a velocidade de carregamento é tão importante para o ranking mobile.

Quando realizamos uma busca e encontramos o site que atende às nossas necessidades, rapidamente decidimos acessá-lo.  Mas depois de clicar no link muitos sites apresentam velocidade de carregamento muito baixa.  E quando encaramos a demora de carregamento, nossa reação natural é migrar para o segundo resultado de busca.

O que muitos não sabem é que o Google é capaz de captar esse comportamento.

Dessa forma, quando não é oferecida uma boa velocidade para o usuário, o obrigando a mudar de página, esse comportamento é usado para definir o ranking mobile da página.

Como o Google prioriza sempre a experiência do usuário, prioriza páginas que ofereçam a eles boa velocidade de carregamento. Com isso, aqueles sites mobile que demoram em carregar são considerados piores, gerando posicionamentos ruins no ranking mobile.

Para o Google, é considerada como uma boa velocidade de carregamento um tempo entre dois segundos ou menos. Por isso, as páginas que buscam o topo do ranking mobile devem se atentar a todos detalhes a esse respeito.

A principal dica para melhorar a velocidade de carregamento da página e posicionar bem no ranking mobile é o ecossistema. O ecossistema mobile é formado de: serviços, aplicações, frameworks de aplicações, sistemas operacionais, plataformas, dispositivos, agregadores, redes e operadores.

Ecossistemas muito complexos podem representar menor velocidade de carregamento e pior posicionamento no ranking mobile. Por isso, elimine alguns scripts, comprima melhor suas imagens e dê uma olhada na qualidade do seu CSS. Todos esses aspectos fazem uma diferença e tanto no peso do seu HTML e, consequentemente, na velocidade de carregamento do seu website.

Outra dica valiosa para melhorar a velocidade de carregamento do site é o Google AMP. Ele permite o carregamento rápido de páginas móveis, por esse motivo apresentam um sinal de raio ao lado de seus links. As páginas AMP foram otimizadas para elevar a experiência do usuário através de um carregamento muito rápido.  As AMPs são tão importantes no ranking mobile que iremos apresentá-las mais a fundo agora.

2. As AMPs e o desempenho

A AMP, ou tecnologia Accelerated Mobile Pages garante que as páginas mobile carreguem quase instantaneamente. Através dessa tecnologia, é possível melhorar muito a experiência do usuário e consequentemente subir no ranking mobile.

Mais do que aumentar a velocidade de carregamento, a tecnologia AMP permite direcionar os cliques das suas campanhas do Google Search para essas páginas. Para isso, basta que seja criada uma URL mobile específica.

As funcionalidades da AMP continuam evoluindo e expandindo. Além da rapidez de carregamento, essa tecnologia passou a oferecer novas funcionalidades para sites. Um exemplo disso é o AMP Stories que oferece um formato imersivo e visual para storytelling, e também e o AMP para email.

3. As ferramentas e métricas

Como vimos, garantir que o seu site mobile é otimizado com as técnicas de SEO e possui boa velocidade de carregamento são critérios importantes para o ranking mobile. Mas além de garantir esses fatores, é preciso também saber mensurar o desempenho do site através de ferramentas próprias.

O Google indica algumas ferramentas focadas no desempenho de velocidade. Para saber como usá-las adequadamente é preciso entender e navegar melhor em todas as ferramentas e metodologias disponíveis.

Uma dessas ferramentas é o Speed Scorecard. Com ele é possível comprar a velocidade de seu site mobile com a velocidade de seus concorrentes.  Como os dados utilizados são baseados na experiência do usuário, essa análise permite uma perspectiva sobre a qualidade da experiência.

Outa ferramenta que pode ser usada é a Calculadora de Impacto. Com ela, é possível estimar o potencial impacto de melhorias na velocidade do seu site no ranking mobile. Para permitir essa análise, ferramenta faz uso de dados de referência do Google Analytics, tornando a métrica bastante confiável.

Por fim, podemos citar a ferramenta PageSpeed Insights. Com ela é possível avaliar a velocidade com que o seu site é carregado e obter dicas de otimização. Dessa forma fica mais fácil conseguir um bom posicionamento no ranking mobile do Google.

Depois de conhecer essas dicas para alcançar o todo do ranking mobile, que tal desenvolver seu site mobile agora mesmo?

Para conseguir boas colocações no ranking mobile é preciso estar atento à experiência do seu usuário. E a melhor forma de oferecer ao seu usuário uma boa experiência é desenvolvendo um site mobile de qualidade, certo?

Por isso, na hora de desenvolver seu site mobile, você deve apostar em uma empresa de tecnologia especializada no assunto. A Megaleios oferece aos seus clientes um acompanhamento em todas as etapas do processo de desenvolvimento. Assim fica ainda mais fácil se destacar no ranking mobile!  Para conhecer melhor nossos serviços entre em contato com a MEGA agora mesmo.