Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Dicas de SEO: como fazer o seu site bombar!
Avalie este post

No mundo de hoje todas nossas atividades estão ligadas de alguma forma à internet, não é mesmo? E como o mundo é um lugar cada vez mais conectado não podemos ficar de fora das novas tendências tecnológicas! Além de facilitar nossas vidas a internet surgiu como uma ótima forma de ganhar dinheiro. Hoje em dia a principal preocupação dos sites e blogs é aumentarem seus tráfegos. Mas qual a importância do tráfego? É bem simples, quanto mais pessoas visitarem a página, melhor! E para alcançar um bom ranqueamento são indispensáveis algumas dicas de SEO. Vamos entender um pouco melhor sobre como funciona!

Com o aumento do tráfego na página é hora de disponibilizar esse espaço para que seja feita publicidade. Uma vez anunciado os sites digitais poderão lucrar de várias formas diferentes. Ou pelo número de visualizações, pelos cliques nos banners que conseguirem, por compras que impulsionarem ou até mesmo pela venda de seus próprios info-produtos.

Viu como existem diversas maneiras para o site gerar rendimentos? Pois é, mas um ponto extremamente importante para ganhar dinheiro é saber posicionar o site usando técnicas de otimização. Que tal saber tudo sobre Search Engine Optimization e ainda ter acesso a algumas dicas de SEO?

Afinal, o que é SEO?

A otimização para mecanismos de busca ou SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas. Essas técnicas são usadas para melhorar o rankeamento de uma página nas ferramentas de pesquisa. São tembém usadas na construção de sites e blogs para garantir que os conteúdos sejam facilmente encontrados nas pesquisas.

Mas como exatamente funciona o rankeamento nos sites de busca? Os sites dos buscadores funcionam através de resultados pagos e resultados orgânicos. Ao pagar as empresas garantem que seus links estarão no topo da página de pesquisa. Mais abaixo dos resultados pagos serão apresentados os resultados orgânicos, sendo os links das páginas serão listados em função da sua relevância. E é justamente nesse aspecto que o SEO é importante, são essas técnicas que tornam o conteúdo relevante na pesquisa.

De forma resumida, SEO é o conjunto de técnicas que possibilitam que a página seja listada logo no início da área de resultados orgânicos. Mas quais os pilares para que um site ou blog seja considerado como mais relevante?

Pilares do SEO

1- Reputação do site

Aqui estão englobados conceitos mais técnicos como a estabilidade do provedor de hospedagem e a estrutura da programação.

2- Autoridade do site

Nesse aspecto a autoridade está relacionada à relevância do conteúdo do site em relação ao seu campo semântico.

3- Popularidade do site

Aqui são levados em conta o número total de links em páginas da web que apontam para um site ou página.

Bom, como é possível observar, podem ser dadas dicas de SEO em diversas diretrizes. Por esse motivo é importante também entender quais são as dimensões existentes no SEO, também chamadas de fatores do SEO.

Dimensões do SEO

A divisão dessas dimensões pode ser feita em três níveis, e compreender esses fatores podem ajudar muito a utilizar as dicas de SEO da melhor forma.

1- SEO de estrutura

Nesse nível estão englobadas técnicas que podem ser usadas na própria estrutura do site. Pode ser citado aqui o relacionamento entre seções e páginas, mapas do site, URL e demais aspectos. Por isso é essencial que a estrutura do site seja feita já tendo em mente as ferramentas de otimização que garantirão seu sucesso.

2- SEO Onpage

As técnicas de Onpage são aquelas direcionadas para os detalhes dentro da página. O primeiro exemplo são os títulos. Eles auxiliam no reconhecimento do assunto da página e podem ser usados para chamar a atenção para ela. A meta descrição também é uma ferramenta Onpage. Com esse recuso o usuário pode compreender de forma resumida do que se trata o conteúdo. As tags por sua vez ajudam a tornar o conteúdo mais legível e organizado. Além disso, também são estratégias de SEO Onpage a utilização de palavras-chave, imagens e links internos e externos.

3- SEO Offpage

Aqui estão classificadas as estratégias que buscam promover a popularidade digital do site. Os principais exemplos desse tipo de SEO são os links externos que apontam para o site e os fatores sociais, ou seja, número de curtidas e compartilhamento do link.Além disso, também é uma estrutura de SEO Offpage a autoridade a confiança do domínio do site.

É essencial que o site ou blog tenha uma estratégia de SEO bem traçada. Essa estratégia será essencial para conseguir alcançar rankemaentos cada vez melhores e com isso mais sucesso para a página. Sem mais delongas, vamos conhecer agora dicas de SEO que com certeza vão fazer a diferença!

Dicas de SEO para alavancar os seus resultados

Confira 10 dias de SEO para colocar em prática e que vão trazer resultados rápidos e promissores para seu site ou blog.

1- Muita atenção na palavra-chave escolhida

Apesar de simples, a primeira das dicas de SEO é extremamente importante. Escolha a palavra-chave certa! Mas o que seria considerada como palavra-chave certa?

Em primeiro lugar, a escolha certa não é aquela que tenha maior quantidade de buscas ou mais facilidade de rankeamento. Para ser ideal para o site ela deve se relacionar com a sua persona e ser útil para seu público-alvo. Alguns bons conselhos para achar a palavra-chave do seu site ou blog são:

– Escolher palavras de nicho e que sejam específicas
– Use long-tail keywords
-Fazer uma busca e análise da quantidade e a qualidade dos conteúdos relacionados ao seu. O ideal é escolher uma palavra-chave com volume de buscas de médio para baixo, assim existirá menos concorrência.

2- Fique atento ao objetivo da busca

De forma simplificada isso que dizer: tenha sempre a preocupação de responder a intenção de busca do usuário! Não adianta fornecer um conteúdo super completo sobre determinado tema se ele não estiver de acordo com os termos de pesquisa que serão usados.

Por esse motivo uma das dicas de SEO é ir direto ao ponto. Não que isso signifique apresentar conteúdos rasos e com poucas informações. Basta que a realização do objetivo de busca seja feita para responder ou solucionar o problema da persona.

3- Faça URLs que sejam “amigáveis”

Como as URLs são o endereço da página de internet, é importante escolher as que sejam mais fáceis de memorizar e de compreender. Para isso sugere-se que elas sejam mais curtas, sem muitos símbolos ou hashtags.

Mais um ponto essencial é garantir que essas URLs sejam atemporais. Isso deve ser um ponto de atenção, pois dessa forma será possível atualizar o conteúdo sem efetuar grandes mudanças. Como uma URL nunca pode ser alterada é importante estar atento a esse ponto.

4- Mantenha seu conteúdo atualizado

Essa é mais uma das dicas de SEO que merece bastante atenção. No marketing de conteúdo não adianta publicar grandes volumes de conteúdo se eles acabarem se tornando ultrapassados, certo?

Tanto os usuários quanto o Google enxergam as atualizações de conteúdo com bons olhos. Com isso, esse tipo de atualização interfere diretamente no rankeamento, isso porque esses conteúdos oferecem informações que são sempre relevantes.

Os conteúdos temporais, que oferecem informações sobre um determinado período de tempo, devem ser mantidos atualizados. Isso porque sempre mudarão de acordo com novos acontecimentos.

5- Foque em fazer títulos e descrições chamativas

De acordo com análises feitas, dois fatores influenciam na decisão do usuário clicar em determinado link. Esses fatores são os títulos e as descrições.

Isso acontece porque, ao realizar uma busca, iremos olhar rapidamente as páginas que foram indicadas para decidir qual a melhor. O usuário vai escolher aquela que mais vai oferecer aquilo que ele procura.

Por esse motivo é essencial pensar bem no título e na descrição que será usada. O ideal é ser objetivo e apresentar o conteúdo de forma clara ressaltando os benéficos que serão oferecidos.

6- Otimize para snippets

Os rich snippets são aqueles fragmentos de informação que o Google disponibiliza para facilitar a busca do usuário. São caixas de resposta que aparecem antes mesmo do primeiro resultado. Esses snippets fornece parte da informação sem que o usuário tenha que acessar a página.

Ao otimizar para aparecer nos snippets a página tem a possibilidade de aparecer duas vezes na primeira página. Ainda que a página esteja em uma colocação baixa, ao conseguir um snippet passa a aparecer antes do primeiro resultado.

7- Insira links para outros domínios

Na hora de otimizar e subir no rankeamento não adianta fazer links apenas para os conteúdos do próprio site. Por esse motivo, mais uma das dicas de SEO é apostar em links externos.

Com a utilização desses links externos o usuário tem acesso a outros pontos de vista. Além disso, eles podem ser direcionados para sites que são referência no conteúdo, o que melhora a experiência do usuário.

Além de melhorar a experiência de quem busca o conteúdo, a utilização de links é bem vista pelo Google. Com isso é gerada autoridade para o conteúdo além de criar pontes com outros sites e blogs.

8- Inspire-se na hora de criar sua meta description

Buscar inspiração para criar a meta description é mais uma das discas de SEO que ajudam no posicionamento. Ao busca inspiração o ideal é buscar conteúdos de anúncios pagos e de redes sociais. Isso porque esse tipo de conteúdo é otimizado para valer o investimento.

Identificar as estratégias que essas páginas usaram na criação da meta description e que ajudam a atrair usuários é fundamental. Muita atenção deve ser dada também aos termos usados para melhorar as descrições.

9- Use corretamente as heading tags

As heading tags garantem que o texto escrito não será visto apenas como uma frase escrita aleatoriamente. O uso das chamadas H1,H2,H3 garantem que o conteúdo ficará bem dividido em títulos, subtítulos e subtópicos.

A importância da utilização correta vem do fato do Google ser orientado por essas heading tags na “leitura” do conteúdo. Nesse aspeto não são considerados a utilização de negrito, itálico e sublinhados. Ainda que esses artifícios tornem o conteúdo mais escaneável não garante a indexação dos bots.

10- Preocupe-se sempre com a relevância do seu conteúdo

A última das dicas de SEO é estar atento a LSI (Latent Semantic Indexing). A indexação baseada na semântica do Google não se baseia mais na repetição da palavra-chave. Agora o que realmente interessa é a relevância do conteúdo no campo semântico.

Por esse motivo, é fundamental na estratégia de SEO explorar ao máximo as possibilidades de semântica. O Google possui uma ferramenta atualizada para analisar a questão da semântica dos conteúdos, o RankBrain.

A utilização da semântica deve ser feita buscando otimizar a relação entre as palavras, as frases e os conceitos. Mas como isso funciona na prática?

A noção aqui é bem prática, na verdade. Basta que sejam criados conteúdos mais focados na qualidade e menos preocupados com a repetição das palavras-chave. Por isso é importante priorizar a originalidade do que é criado, pois são esses conteúdos que irão gerar resultados.

Com essas dicas de SEO seu site ou blog tem tudo para alcançar ótimos resultados! Basta criar uma estratégia que seja focada na otimização dos seus conteúdos. E não esqueça de criar bons conteúdos sempre, esse é o principal passo para melhorar a experiência dos usuários.

Que tal aproveitar essas dicas de SEO e desenvolver um site de sucesso?

Depois de aprender um pouco mais sobre esse assunto e ter acesso a ótimas dicas de SEO está na hora de você criar um site e alcançar sucesso com ele, certo? E nada melhor do que escolher uma empresa apaixonada em tecnologia para te auxiliar durante todo o processo, não é?

Nós, da Megaleios oferecemos um serviço de criação de websites que garante a você um acompanhamento de ponta-a-ponta. Isso quer dizer que te acompanharemos desde a concepção da sua ideia até a divulgação do seu site.

Além de todo suporte oferecido a MEGA desenvolve websites estruturados com os mecanismos de SEO. Assim fica ainda mais fácil alcançar o sucesso!

Entre em contato com a gente, conheça nosso portfólio e faça seu orçamento! Muito mais do que uma empresa de tecnologia queremos ser seus parceiros nessa caminhada!
: