Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Melhorar seu aplicativo: 10 ferramentas que o Google oferece
Avalie este post

Com o crescimento no uso de aplicativos, o mercado se tornou cada vez mais competitivo.  Segundo dados divulgados pela Google Play, o número de aplicativos publicados nos últimos anos ultrapassa os 950 milhões. Esse aumento na concorrência passou a exigir que os desenvolvedores buscassem novas forma para melhorar seu aplicativo. Isto porque com esse crescimento a necessidade de conseguir dados e estatísticas sobre os apps cresce cada vez mais.

Nesse cenário surgiram novos softwares de análise de desempenho para auxiliar no acompanhamento dos aplicativos. Tratam-se de ferramentas que possibilitam medir o desempenho do aplicativo e com isso garantir seu sucesso. Entre as ferramentas de análise de desempenho estão softwares pagos e gratuitos.

Embora diversos tipos de ferramentas sejam oferecidas, poucas ferramentas, são tão completas e versáteis como a oferecida pelo Google. Existem diversas categorias desenvolvidas e oferecidas pelo Google que podem melhorar seu aplicativo. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas.

10 ferramentas do Google para melhorar seu aplicativo

Como vimos, a concorrência no mercado de aplicativos faz com que os apps tenham que se aperfeiçoar. E as ferramentas oferecidas são uma ótima forma de melhorar seu app. Em especial as ferramentas oferecidas pelo Google, um gigante do mercado tecnológico mundial. Abaixo serão apresentadas 10 ferramentas incríveis que o Google disponibiliza e que podem te ajudar a melhorar seu aplicativo.

  • Google Play

Uma das ferramentas mais importantes quando falamos em aplicativo é a Google Play, loja de apps do Android. São nessas “lojas” que os aplicativos serão publicados e disponibilizados para os usuários.  Atualmente, é impossível pensar em loja de apps sem lembrar do Google Play Store.  Esse aplicativo desenvolvido pelo Google é a loja oficial para aplicativos Android, uma plataforma desenvolvida para possibilitar que os desenvolvedores e os usuários se conectem.

Os desenvolvedores que quiserem ingressar nessa loja de aplicativo devem criar uma conta e pagar um valor de 25 dólares. Com esse valor o desenvolvedor pode publicar infinitos aplicativos na plataforma e contar com toda a visibilidade para melhorar seu aplicativo e sua colocação.

A grande vantagem do Google Play Store é a sua fluidez e facilidade de navegação. Essas características beneficiam tanto a experiência do desenvolvedor quanto do usuário. Diferente da sua maior concorrente, o Google Play prioriza um processo rápido e prático para publicação dos apps. Estima-se que em cerca de 6 horas um aplicativo publicado já esteja disponível aos usuários.

Além de servir como uma plataforma para publicação, a loja do Google também disponibiliza análises de dados referentes aos acessos. Com essa funcionalidade fica mais fácil entender onde melhorar seu aplicativo para que ele consiga mais sucesso.

Mais uma vantagem do Google Play Store é manter ativas as avaliações que os usuários fazem do app. Assim o desenvolvedor pode melhorar seu aplicativo de acordo com o feedback recebido dos usuários.

  • Google Analytics

A análise de dados é extremamente importante para melhorar seu aplicativo. Obter informações relevantes sobre o uso do seu app garante um bom direcionamento nas ações. Entendendo a importância dos dados para melhorar seu aplicativo o Google desenvolveu uma ferramenta própria para a função. O Google Analytics é considerada uma das ferramentas mais eficiente para análise de dados.

Mas qual tipo de informação é possível conseguir com o Google Analytics? Bom, após realizar a integração da ferramenta com o aplicativo, o desenvolvedor de app terá acesso a muitas informações. Dados como o número de acessos, o engajamento, a retenção, a taxa de saída e o sucesso de cada conteúdo.

O acesso a esses dados facilita muito na missão de melhorar seu aplicativo. Além disso, essas informações ajudam em tarefas bastante relevantes do monitoramento. E conhecer a resposta do público-alvo é essencial para qualquer aplicativo, principalmente quando se tratam de serviços e produtos online.

Com o Google Analytics é possível identificar o comportamento do público em relação a campanhas de marketing, produtos oferecidos e até melhorias feitas no app. Com esse monitoramento fica mais fácil entender o que está certo e o que está errado, e como melhorar seu aplicativo.

As campanhas de marketing, que são tão importantes para melhorar seu aplicativo também se tornam mais eficientes com os dados do Google Analytics. No marketing digital informação vale ouro, isto porque essas informações são a garantia de uma campanha bem ajustada ao público-alvo.

Outra vantagem do Google Analytics é permitir que o desenvolvedor acompanhe de perto as metas traçadas para o app. Além disso, é possível conhecer mais sobre a sua persona e garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível com seu aplicativo.

  • Google Admob

Bom, até aqui conhecemos sobre ferramentas do Google que podem melhorar seu aplicativo através da análise de dados e plataforma de publicação. Mas além disso, o desenvolver também deve se preocupar com os melhores meios de monetizar seu aplicativo.

Atualmente, uma ótima ferramenta para monetizar e melhorar seu aplicativo e seu desempenho é o Google Admob. A forma fácil de começar a monetizar os acessos e uso do seu app é através dessa ferramenta. Ao integrar o Google Admob seu aplicativo irá exibir propagandas em diversos formatos para os usuários. Quando eles clicarem na propaganda, o dono da conta do Admob ganha. Simples assim.

Uma vantagem dessa ferramenta é ajudar o anunciante a segmentar o público, ou seja, o anunciante  pode escolher um app que mais se encaixe com as características do seu produto. Por exemplo, um restaurante pode escolher exibir seus anúncios em um aplicativo de entrega de comida. Essa segmentação é beneficia para os dois. Ajuda no sucesso do anúncio e não exibe aos usuários anúncios que estejam fora da sua zona de interesse.

Mas, para melhorar seu aplicativo e sua monetização é importante o desenvolvedor conhecer sobre seu tráfego. Por isso, dentro do próprio Google Admob são disponibilizadas duas soluções. O AdMob Mobile Analytics e o Relatório de métricas do ambiente móvel.  O AdMob Mobile Analytics fornece aos desenvolvedores dados e informações sobre o tráfego no ambiente mobile. Por sua vez, o Relatório de métricas dá informações sobre tendências na internet móvel.

Mais uma vantagem do Google AdMob é a enorme rede de anúncios. Por esse motivo é reconhecida como a líder em publicidade móvel. Esse sucesso garante segurança aos anunciantes que optam pela ferramenta no momento de buscar um app para anunciar seu conteúdo.

  • Google Alerts

Para melhorar seu aplicativo e garantir que ele seja um sucesso é preciso saber como ele está sendo visto. E para saber o que estão falando sobre seu app utilize o Google Alerts.

Para começar a usar o aplicativo é preciso definir as palavras que deseja monitorar. Assim, você será notificado diretamente no e-mail sempre que ocorrer alguma citação das palavras que foram indicadas para gerar alertas. E o melhor disso é que a eficiência é garantida pelo enorme base de conteúdo indexada no Google. E não existem limites de alertas! Assim é possível focar em várias palavras relacionas ao seu aplicativo.

Mas não é só isso! Com essa ferramenta é possível também saber o que falam sobre os aplicativos concorrentes ao seu. O desenvolvedor pode criar palavras-chave relacionadas à concorrência, como o nome da empresa, produtos e área de atuação. Então, fica mais fácil acompanhar o desempenho dos concorrentes e garantir o melhor meio de melhorar seu aplicativo.

Através dos alertas criados também fica mais fácil ter inspiração para os novos conteúdos e as melhorias. É como ter um relatório diário com novas ideias para criar seu próprio conteúdo. Também é uma forma de saber o que é tendência na web e tem mais chances de atrair o público.

  • Google Trends

Além de contar com o Google Alerts para saber o que é tendência na web e assim melhorar seu aplicativo, os desenvolvedores podem ter acesso a uma outra ferramenta do Google: O Google Trends, ou traduzindo, o Google Tendências. Essa ferramenta permite que o desenvolvedor conheça e analise o interesse das pessoas. E essa informação pode ser muito valiosa nas estratégias desenvolvidas para melhorar seu aplicativo.

O Google Trends é essencial para o Marketing de Digital. Ter acesso a essa ferramenta é o mais próximo do entendimento do comportamento da persona que podemos ter. Ao saber as palavras e termos mais buscados na web fica mais fácil definir o conteúdo em que apostar. O conteúdo certo pode ser a chave para melhorar seu aplicativo e conseguir sucesso com ele.

Uma das vantagens do Google Trends é que seu funcionamento é bastante simples. Não é necessário nem pagamentos. Basta entrar no site oficial e começar a fazer as buscas das principais tendências. Depois é só incorporar essas tendências para melhorar seu aplicativo.

  • Google Calendar

Mais um ponto importante na hora de melhorar seu aplicativo rumo ao sucesso é saber organizar bem suas tarefas e seus compromissos. No mundo dos aplicativos tempo também é dinheiro, então é necessário se planejar!

Ainda que os aplicativos lidem com um mundo digital, é necessário por vezes marcar reuniões e comparecer em eventos. Por isso o Google Calendar é uma ferramenta fundamental! Com ela fica mais fácil coordenar seus projetos, comparar agenda de parceiros e receber e-mails de compromissos importantes.

  • Youtube

Os vídeos online passaram a um patamar de extrema importância há alguns anos. Nesse quesito, o Youtube é a principal ferramenta de reprodução de vídeos online em todo mundo. Não tem como pensar em vídeos online e não associar ao Youtube, não é?

Esse grande público que acessa diariamente o Youtube pode ser uma grande oportunidade para você que buscar melhorar seu aplicativo. Isto porque, anúncios feitos em vídeos com altos índices de visualização possuem um alcance enorme.

E não é só isso, ao produzir um vídeo mostrando as funcionalidades do seu aplicativo, seu usuário pode se sentir mais engajado e propenso a indicar o aplicativo a amigos.

  • Google Translate (tradutor)

O mundo dos aplicativos é cheio de termos e expressões em inglês.  Além disso, grande parte das imagens, vídeos e textos, é escrita em inglês. Ao desenvolver um aplicativo pode ser necessário buscar por esses conteúdos em inglês. O que pode ser um grande desafio para aqueles desenvolvedores que não dominam o idioma.

Para ajudar nesses momentos, o Google disponibiliza o Google Translate. Uma ferramenta totalmente gratuita onde podem ser feitas consultas em diversas línguas. Com isso, fica mais fácil buscar bons conteúdos para melhorar seu aplicativo.

O Keyword Planner é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que ajuda a desenvolver suas estratégias ASO e melhorar seu aplicativo.  Com essa ferramenta será possível saber termos mais procurados no Google.

São disponibilizadas as principais palavras buscadas por países e categorias. Além disso, a ferramenta exibe a quantidade de buscas entre duas ou mais opções escolhidas pelo desenvolvedor.

O Google My Business ou Google Places é uma ferramenta gratuita que pode ajudar na hora de melhorar seu aplicativo.  Com ela é possível “aparecer” no Google mesmo sem ter um site.

Ao configurar o Google Places fica mais fácil dos usuários encontrarem seu negócio e ao mesmo tempo é uma forma gratuita de propaganda.

Ainda tem dúvida de como os apps do Google podem melhorar seu aplicativo?

Não tem como negar a importância do Google no mundo digital.  A empresa é uma das 5 maiores empresas de tecnologia do mundo. Além disso, oferece uma variedade enorme de ferramentas e recursos para ajudar seu negócio a crescer no mundo online. Fazer uso dessas ferramentas pode ser determinante na missão de melhorar seu aplicativo.

O Google pode te ajudar em diversos desafios no mundo dos aplicativos. Seja para conseguir mais usuários, focar sua estratégia de marketing, aumentar seu monetização e aumentar o valor do seu aplicativo. A verdade é que, quando se trata de mundo online, o Google tem a ferramenta certa para te ajudar.

O que diferencia as ferramentas do Google das demais é a forma fácil e acessível que são oferecidas. Ainda que existam outras ferramentas analíticas das informações de tráfego, outros medidores de tendências e outras App Stores, o Google consegue se destacar pela facilidade de uso e em relação aos custos.

Por esses motivos e por todas as vantagens apresentadas até aqui, não existem dúvidas de que os Google Apps são a melhor formas de melhorar seu aplicativo e conseguir sucesso no mundo dos apps.