Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

O site Mobile Time e a empresa Opinion Box realizaram uma pesquisa com usuários de dispositivos móveis, em novembro de 2017. Os resultados apresentam o perfil dos usuários de smartphones no Brasil. Separamos os dados mais relevantes para que você conheça o seu público e saiba como atingi-lo. Confira a seguir.

Perfil dos usuários de smartphones no Brasil

Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados possuem celulares com sistema operacional Android, seguidos de 8% com sistema iOS, 2% de Windows Phone e 1% que não souberam informar. Destes, 98% já baixaram algum aplicativo no smartphone.

Além disso, 56% realizaram alguma compra nos apps. Dentre as compras estão bens virtuais dentro de jogos, funcionalidades extras no aplicativo, download de conteúdo exclusivo, etc.

Outro dado relevante é o aumento da proporção de usuários que assina algum serviço de entretenimento móvel. Na pesquisa anterior a porcentagem era de 24%. Atualmente são 32%. Os líderes continuam os mesmos, sendo Netflix, Spotfy e Deezer. Ou seja, os brasileiros costumam pagar por serviços de entretenimento, como música, filmes e séries.

Fatores que influenciam nos ganhos significativos

Os números crescentes do mercado de aplicativos podem ser decorrentes de diversos fatores como:

1) Recuperação gradual da atividade econômica no país;

2) As campanhas de marketing em mídia de massa por diversos apps, o que estimula o uso do smartphone como um todo;

3) Facilitação dos meios de pagamento nas lojas de aplicativos.

Volatilidade dos aplicativos

Em reflexo ao crescente engajamento do usuário e a memória reduzida para armazenamento nos dispositivos, a volatilidade dos apps aumentou. Isto é, há uma constante desinstalação de aplicativos para dar lugar à instalação de outros. 38% dos entrevistados afirmaram que a última vez que instalaram um app foi há menos de 24 horas. Além disso, 34% declararam ter desinstalado também há menos de 24 horas.

Utilização de chamadas de voz e SMS

Foi identificado a baixa utilização dos serviços de mensagens de voz e de texto pelos usuários da pesquisa. Isso se deve ao crescente uso de aplicativos de comunicação instantânea, como WhatsApp e Facebook Messenger. A pesquisa indica que 6% dos internautas brasileiros já retiraram o ícone de chamadas de voz da sua homescreen. E ainda, 15% afirmaram que não tem o ícone de SMS na tela inicial.

Jogos nos smartphones

De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados costumam jogar games pelos dispositivos móveis. O game mais jogado atualmente é o Candy Crush Saga. Uma das explicações para o sucesso do jogo é que o público se difere do estereótipo de gamer.

Aplicativos para melhora de performance e segurança

Como já comentamos, muitos usuários sofrem com a pouca memória dos smartphones e também com o baixo poder de processamento de dados. Por isso, muitos têm instalado aplicativos que prometem melhorar a performance, gerenciando o consumo de bateria e otimizando o armazenamento.

Outro dado significativo é o crescente uso de apps de segurança. 52% dos usuários da pesquisa declararam ter um aplicativo desses. Um dos motivos poderia ser que os apps que anteriormente serviam apenas como “antivírus”, agora abrangem outras funcionalidades.

Importância de conhecer o perfil dos usuários de smartphones no Brasil

Em alguns posts anteriores comentamos a importância do smartphone no dia a dia dos usuários. Seja para a realização das tarefas, comunicação, entretenimento, ou outra função, o mercado vem ganhando cada vez mais espaço. Então, para que você se posicione no mercado, é essencial que conheça o seu público, bem como os seus hábitos e interesses. Assim, poderá criar um aplicativo que atenda às necessidades e deixe o usuário satisfeito.