Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Aplicativos semelhantes ao Uber: 5 motivos para desenvolver um em 2018
5 (100%) 1 vote[s]

Você algum dia parou para pensar que o Uber é uma das empresas que mais lucram com transporte de passageiros e não tem sequer um carro e um motorista contratado? Genial, não é mesmo? Essa é apenas uma das vantagens dos aplicativos semelhantes ao Uber.

Já não é segredo para ninguém: os aplicativos de serviços são uma das melhores formas de investimento no mercado mobile. Eles facilitam a vida do usuário e tornam o dia a dia muito mais prático.

Além disso, existem muitos apps de serviços que geram renda e movimentam milhões na economia mundial. Um desses apps é o gigante do transporte particular Uber. Nesse artigo você vai entender melhor por que você deve apostar em aplicativos semelhantes ao Uber ainda nesse ano.

Mas antes… Vamos falar sobre como surgiu o Uber?

Não é difícil vermos por aí pessoas encarando a tela de um smartphone enquanto esperam por um carro, em que entram tranquilamente mesmo sem ter identificação de taxi. Isso é o poder de um dos maiores apps de transporte do mundo.

Utilizar o Uber é cada vez mais comum nas cidades de médio e grande porte e, apesar de polêmicas com taxistas, especialmente no Brasil, a empresa tem resistido bravamente e só tem crescido.

Como será que nasceu essa ideia?

Era de se esperar: o Uber nasceu da necessidade de seus criadores. Travis Kalanick e Garret Camp acabavam de se tornar milionários graças à venda de outras grandes ideias. Eles eram amigos e estavam em Paris para um evento de tecnologia. Em meio a uma noite fria com uma grande nevasca, eles não conseguiam achar um taxi. Daí pensaram como seria mais fácil ter um app onde pudessem contratar um carro particular.

Ao voltar a São Francisco, California, esboçaram várias ideias de aplicativos semelhantes ao Uber até chegar à ideia mais amadurecida. Surgiu assim, em 2009, o UberCab. Um app revolucionário, que informava a localização do passageiro por meio do GPS, recurso super novo na época.

A ideia inicial, era oferecer um serviço de luxo como um taxi executivo, com carros como Mercedes-Benz S550 e Cadillac Escalade. Mas é claro que logo perceberam o potencial que seria desperdiçado.

No início, uma corrida do Uber custava quase 5x mais que um taxi comum, mas os clientes continuavam chegando, pela praticidade de chamar um carro com um toque no celular. Outro atrativo para os clientes era não precisar nem tirar a carteira do bolso para pagar a corrida.

O primeiro financiamento de risco veio em 2010. A partir de 2011 o Uber expandiu para Nova York, Seattle, Boston, Chicago e Washington. Fora dos EUA, a primeira cidade a receber o serviço foi Paris – aquela onde a ideia surgiu! Aqui no Brasil, o Uber chegou em 2014.

De olho em um nicho de mercado totalmente diferente, o UberX foi criado em 2012 permitindo que qualquer pessoa habilitada e com carro pudesse oferecer corridas. Foi a partir daqui que a startup começou a bombar. E por causa dessa grande inovação que hoje vale a pena investir em aplicativos semelhantes ao Uber.

Afinal, por que desenvolver aplicativos semelhantes ao Uber?

Hoje, muitos empreendedores e desenvolvedores de apps sonham não só em criar aplicativos semelhantes ao Uber, mas até mesmo em SER o próximo Uber. É claro que, diante de um sucesso como esse, a ideia é ótima. Mas é importantíssimo entender por que o Uber – o original – é tão especial e as dimensões da grande jornada que é desenvolver, desde o projeto, aplicativos semelhantes ao Uber.

Se você ainda já está aí arquitetando ideias, mas ainda está na dúvida se deve desenvolver aplicativos semelhantes ao Uber, temos aqui mais 5 motivos para te convencer a entrar diretamente nesse mercado ainda em 2018.

1. Esse tipo de serviço oferece uma infinidade de possibilidades

O serviço de transporte por meio de carros de aluguel já existia, certo? Esse serviço era o taxi. O que a Uber fez, foi expandir essa visão com uma abordagem muito mais moderna. E é isso que se espera dos aplicativos semelhantes ao Uber.

No caso da Uber, criou-se um serviço on demand, que é baseado na necessidade eou na encomenda pelo cliente. Esse tipo de serviço vem ganhando cada vez mais força, principalmente no mercado mobile. Isso porque os usuários vivem hoje de micromomentos, onde satisfazem suas vontades e necessidades imediatas por meio de um toque.

Os serviços on-demand presentes em aplicativos semelhantes ao Uber tornaram-se populares também por outros. motivos. Um desses motivos é o conforto. Hoje temos exemplos de gigantes do on-demand que fazem parte do nosso dia a dia. Netflix, Spotify, iFood, AirBnB e o próprio Uber, por exemplo. Ou seja, se você quer ganhar dinheiro com apps ainda em 2018, deve ficar de olho nessa tendência.

Até o próprio Uber investe em aplicativos semelhantes ao Uber.

Esse subtítulo pareceu redundante? Mas é isso mesmo. As possibilidades de grandes ideias para aplicativos semelhantes ao Uber é tão grande, que a própria empresa tem investido. A ideia da empresa é ramificar suas atividades, dentro dos moldes que já tem, para atender a outras necessidades do usuário. Apps como UberEats oferecem serviços que vão muito além de transporte de pessoas.

Está vendo? Serviços de transporte, alimentação, entregas e muito mais surgem a partir de aplicativos semelhantes ao Uber. Mesmo se você já tem um serviço e quer melhorar seu atendimento ou atingir a um novo nicho de público talvez a solução seja desenvolver um aplicativos semelhantes ao Uber. Com certeza esse investimento vai fazer você lucrar muito.

A partir de um app só seu e totalmente personalizado, você aumenta seu alcance enquanto marca, além de tornar o seu serviço algo único.

2. Novas tecnologias do Android beneficiam aplicativos semelhantes ao Uber

Com o lançamento da nova versão do Android, o Android Pie (9.0), um recurso chamado “slices” também chegará aos smartphones de milhões de usuários. Esse recurso permitirá à busca do Google (feita pelo celular), mostrar sugestões e respostas dentro dos próprios apps instalados.

Ou seja. Caso você esteja procurando formas de chegar até um lugar, o Android apontará uma parte do app Uber (ou aplicativos semelhantes ao Uber que você tenha instalado) como resposta. Ali mesmo, na busca, você poderá chamar seu carro. Demais, né?

Esse recurso incrível funcionará para diversos outros tipos de apps. As possibilidades são ilimitadas e só dependem da criatividade dos criadores e desenvolvedores de aplicativos.

Com o Slices, aplicativos semelhantes ao Uber levarão vantagem nos resultados das buscas. Isso porque eles podem mostrar até mesmo preço da corrida e outras informações sem mesmo precisar abrir o referido app.

3. Aplicativos semelhantes ao Uber estão em destaque no mercado

É claro que, quando você desenvolver o seu app, vai ter grande vantagem se pensar em algo que os seus concorrentes (diretos ou indiretos) nunca nem sonharam).

Ter a possibilidade de oferecer um serviço inovador e único é interessantíssimo. E ainda mais interessante é inovar em algum segmento que esteja em ascensão. Como assim? Nós explicamos: Todos oferecem um serviço X, você pode oferecer X com um adicional, ou com um diferencial que seja só seu.

É sempre bom lembrar: O mercado brasileiro é um dos mais competitivos no que diz respeito aos aplicativos. Isso pode ser uma desvantagem caso você não tenha uma grande ideia. Mas você certamente conquistará o destaque que merece se você tiver um diferencial, atender a uma demanda e principalmente, proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Por falar nisso… A experiência é sempre um ponto decisivo para conquistar engajamento com seu app. Entregue sempre uma navegação simples, intuitiva e, claro, inteligente. Assim certamente agradará o usuário, conquistará boas avaliações e o desejado poder do boca a boca entre usuários.

4. O aumento da procura por trabalho informal traz mão de obra para aplicativos semelhantes ao Uber

O cenário econômico atual no Brasil tem provocado grandes mudanças na forma de trabalhar do brasileiro. O ano passado encerrou com mais de 34 milhões de brasileiros trabalhando por conta própria. Esse número foi maior do que a quantidade de pessoas trabalhando em vagas “formais” (33 milhões).

Você pode se perguntar: o que isso tem a ver com o meu app? Bom, se os brasileiros têm buscado cada vez mais o trabalho autônomo, os aplicativos semelhantes ao Uber certamente não ficarão sem mão de obra.

Apps de serviços trazem hoje a oportunidade para muitos brasileiros de sustentarem a si e suas famílias durante a crise. Ser motorista de Uber hoje é forma de complementar a renda para muitas famílias, mas principalmente, tornou-se fonte de renda principal para muitos brasileiros.

5. Aplicativos semelhantes ao Uber podem ser uma maneira de expandir o seu negócio

Nós já adiantamos mais acima nesse artigo. Se você já tem um negócio, se já presta um serviço, pode complementá-lo por meio de um app.

As vias “tradicionais” de expansão de um negócio – especialmente para os pequenos – têm se mostrado lentas e árduas diante do mercado atual. Abrir filiais, construir escritórios em outras cidades, e se fazer presente fisicamente em diversos locais pode ser interessante. Mas esse custo seria bastante alto, não é? Que tal começar a expandir sua presença digitalmente?

Se levar em conta que um usuário passa mais de 5h por dia navegando nos dispositivos móveis, pode ser uma boa ideia! Encontrar profissionais autônomos como os motoristas de e oferecer seus serviços em aplicativos semelhantes ao Uber é uma maneira de crescer rapidamente e com segurança.

Lembre-se sempre: clientes esperam ter suas demandas e anseios atendidos pelo seu serviço. Eles também não aceitam “qualquer coisa”. Seu app deve funcionar perfeitamente, sem bugs e lentidão.

Ficou interessado em criar um aplicativo assim, mas tem receio de não crescer?

Fique tranquilo! Como dissemos, um app de sucesso exige uma boa ideia, um bom desenvolvimento, muito trabalho e organização. Mas com um trabalho bem feito, não tem como se esconder: o sucesso vai te encontrar!

Existem formas e técnicas para impedir que seu app “desapareça” nas lojas de apps, por exemplo. Investir em uma boa campanha de marketing digital é essencial. Apostar no Mobile Marketing, que elas utiliza as funcionalidade dos próprios smartphones para se relacionar e influenciar o seu público também é importante.

No âmbito orgânico, aposte no ASO para otimizar o ranqueamento do seu app nas lojas de aplicativos e no SEO para ser mais facilmente encontrado em mecanismos de busca como o Google.

Quem pode desenvolver meu aplicativo semelhante ao Uber?

Essa resposta está aqui mesmo, nessa página: é a Megaleios. A empresa que desenvolve aplicativos desde 2012 e tem ajudado diversos empreendedores a se lançar no mercado.

Conheça o portfólio da MEGA para ter uma ideia dos aplicativos que somos capazes de desenvolver para você e para o seu negócio. Somos especialistas em aplicativos semelhantes ao Uber, que utilizam a geolocalização para oferecer os melhores serviços, seja de transportes, delivery ou o que mais você precisar.

Conte com o know how da MEGA para cuidar do seu projeto do início ao fim!.