Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

O mercado de aplicativos cresce cada vez mais e diariamente surgem novidades. Então, como melhorar o posicionamento do seu App no meio dos milhares disponíveis? Vamos te apresentar a ASO, App Store Optimization, uma técnica semelhante ao SEO, mas voltada para a loja de aplicativos.

A otimização para App Store se tornou uma tendência no mercado digital, porque as estratégias ligadas a ela permitem obtenção de melhores resultados com seus consumidores. Para te ajudar no marketing do seu aplicativo, destacamos algumas técnicas de ASO essenciais.

Ícone e título ASO

Os ícones e títulos são os primeiros itens que chamam a atenção dos usuários. Por isso é necessário que você seja criativo e original na hora de criar seu App. Pense em desenvolver um ícone que remeta à sua marca. Para o título vale incluir uma palavra-chave, porque ele equivale ao tittle tag no SEO.

Tornar o seu aplicativo atraente logo na primeira impressão, influenciará para que o usuário chegue até a descrição, screenshots e reviews. Isto é, aumenta a chance de que ele baixe seu App.

Descrição

Na descrição é fundamental pensar que ela não aparece completa para o usuário nas lojas de aplicativos. Na Apple Store são visíveis somente as três primeiras linhas e na Google Play Store só os primeiros 167 caracteres. Assim, as informações iniciais devem chamar a atenção do usuário para que ele queira ler mais sobre seu app. Na descrição completa do aplicativo você deve colocar todas as funções, sempre utilizando as palavras-chave.

Para aumentar a credibilidade inclua comentários já feitos sobre o seu aplicativo, principalmente os postados por mídias reconhecidas. Outra dica importante é incentivar as pessoas a baixa-lo com alguns call-to-action.

Palavras-chave

Inserir algumas palavras-chave na descrição do seu aplicativo pode melhorar também o seu posicionamento na loja de apps e no Google.

Na hora de cria-las pense em como os usuários buscariam o seu app. Procure o nível de concorrência de cada palavra escolhida. Opte por aquelas que tem um alto volume de procura e baixa concorrência.

Screenshots

Vale a pena acrescentar prints de tela que facilitem para o usuário entender o funcionamento do seu aplicativo. Assim, ele compreende melhor e se sente mais à vontade para baixar.

Utilize o máximo de fotos que a loja de aplicativos permitir. Adicione ainda pequenos textos que explicam ainda mais como ele funciona.

Reviews

Os usuários levam muito em consideração as avaliações de outras pessoas. Assim, o feedback por meio de reviews e estrelas é muito relevante para o seu aplicativo.

Na Apple Store você pode colocar um e-mail de suporte para que os usuários possam entrar em contato caso tenham algum problema. Mas não esqueça de responder os e-mails e resolver tudo com rapidez para deixar seus clientes satisfeitos. Responda também as reviews, principalmente quando forem negativas. Assim, você demonstra que a empresa está interessada na opinião de seus consumidores.

Não basta então apenas criar um aplicativo. É necessário aplicar estratégias da ASO, mesmo que isso demande um pouco de tempo. Porque afinal, o resultado desse esforço pode ser muito satisfatório para sua marca.