Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Com a expansão do mercado de aplicativos, criar um eficiente não é o bastante. A sua interface é um ponto muito importante que pode garantir seu sucesso. O UX (User Experience) é um conceito que se refere à experiência de uso do usuário. Para obter uma boa experiência ao seu consumidor, é imprescindível criar uma interface bem planejada e intuitiva. Por isso, selecionamos 8 dicas que podem te auxiliar no desenvolvimento de aplicativos.

1. Visibilidade

O usuário precisa encontrar tudo o que deseja rapidamente. Além disso, o aplicativo deve fornecer um feedback de todas as ações realizadas. Assim, o indivíduo consegue ter uma noção de espaço e localização, por exemplo.

2. Compatibilidade com a vida real

As frases, recursos disponíveis para interação, formas e cores necessitam estar relacionados com a realidade do usuário. Os ícones podem ser uma ótima opção para adaptar, pois há uma associação da imagem com a vida real.

3. Controle do usuário

Ao se deparar com situações inesperadas ou de erro, o usuário precisa encontrar facilmente atalhos de refazer e desfazer suas ações.

4. Padrões

Existem algumas especificações do aplicativo que devem seguir as convenções das plataformas. Desta maneira, o usuário identifica com mais facilidade as ações dentro do app. Como por exemplo, as notificações do sistema iOS são vistas com um círculo vermelho. Ao utilizar esse padrão, permite que o indivíduo associe com o que já conhece.

5. Aumentar o reconhecimento

Os atalhos devem ser indicativos para que o usuário não precise memorizar todo o caminho que percorreu ao navegar no aplicativo.

6. Flexibilidade

O aplicativo deve permitir ao usuário a customização para que ele se adapte melhor ao sistema. Assim ele organiza-o da maneira que acha mais lógica e torna sua experiência mais agradável.

7. Simplicidade

O design do aplicativo não precisa expor informações extras. Opte apenas pelas essenciais para o entendimento e utilização. Dificilmente o usuário gastará tempo com uma interface complexa, mesmo que as funções sejam boas. Deixe tudo em evidência e escolha uma aparência simples e limpa.

8. Desenvolvimento de aplicativos que solucionem problemas

As informações e mensagens de erro devem ser claras. Assim, o usuário consegue identificar e resolver problemas que possam surgir.

Gostou das dicas que separamos? Elas não são obrigatórias para o desenvolvimento de aplicativos. Entretanto, podem auxiliar na obtenção de resultados melhores.