Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Identidade visual: porque ela é tão importante em um app
Avalie este post

A tecnologia está se espalhando em todos os campos das nossas vidas. Com o surgimento dos celulares e dos aplicativos nos habituamos a fazer uso desse tipo de ferramenta no nosso dia-a-dia. Já parou para analisar como os aplicativos são importantes? Como existem aplicativos parar as mais diversas finalidades? E como somos cada vez mais dependentes dessa tecnologia? Pois bem, entendendo como os apps são essenciais para nossa dinâmica diária, já refletiu como surgem cada vez mais aplicativos? Segundo dados das principais plataformas de acesso a aplicativos, existem mais de 5 milhões de apps! Em um mercado extremamente competitivo, irá se destacar o aplicativo que se diferenciar dos demais. Mas como conseguir chamar a atenção dos usuários? Bom, embora existam diversos fatores que determinam a decisão de baixar um app, a identidade visual ocupa um espaço extremamente importante. Vamos entender um pouco melhor sobre a identidade visual dos apps?

O que é identidade visual?

O conceito de identidade visual tem seu surgimento no marketing. Sua principal função é garantir que uma marca possa se destacar das demais e ser reconhecida em pelas suas características. Em termos conceituais a identidade visual é tudo aquilo que representa de forma sintetizada uma marca ou empresa. Em termos práticos, a identidade visual é a representação visual de uma marca! Nessa identidade estão inseridas as frases, imagens, topografias, logos e demais símbolos que fazem uma marca ser facilmente reconhecida.

O componente da identidade visual mais facilmente reconhecido é o logotipo. Em geral os logotipos são a ligação entre o produto e o consumidor. Um bom logotipo garante maior destaque em relação aos concorrentes, além de transmitir a personalidade da marca. Mas muito além do logotipo, criar uma identidade visual marcante envolve outros fatores. Veja alguns passos importantes.

1- Saiba integrar a marca com o design

É essencial fazer um briefing para levantar pontos importantes da marca ou produto e saber relaciona-lo com a identidade visual. Para tal é imprescindível saber descrever com clareza o produto ou o serviço oferecido! Entendendo a essência do que é oferecido aos usuários fica mais fácil criar uma identidade bem conectada e coerente.

Através do briefing também é possível identificar palavras chave que descrevam o produto e serviço. Além disso, é através dessa estratégia que podem ser definidas e as cores que mais se relacionam com a marca.

2- Concentre-se no seu público

Quando uma identidade visual é criada, ela deve ser totalmente pensada para atingir seu público. Deve ser constante a preocupação de como afetará as pessoas e como os usuários irão se apropriar dela. O relacionamento da marca com o público deve ser construído a todo o momento. Mas é o design que abre as portas para o início dessa relação.

3- Contrate profissionais

A equipe escolhida para criar a identidade visual terá relação direta com o sucesso alcançado por ela. Podem ser contratados serviços terceirizados ou diretamente com uma agência. A opção escolhida deve estar de acordo com as demandas da marca.

Para casos em que o orçamento e os prazos são enxutos, os sites de concorrência criativa podem ser uma opção. Por outro lado, se estamos lidando com um trabalho que demandará muitos profissionais, com uma assinatura de grife para a identidade, a agência será a escolha mais acertada.

4- Fique de olho na concorrência

Não basta entender sobre o produto e escolher profissionais qualificados. Para uma boa identidade visual é preciso prestar atenção no que já foi criado pela concorrência.

A busca por referências em marcas que apresentam produtos ou serviços semelhantes é uma boa dica. Ao pesquisar a sua concorrência fica mais fácil alinhar o que pode agregar na sua identidade visual. Além disso, essa pesquisa pode definir o que não deve ser usado por estar muito parecido com os concorrentes.

5- Mantenha-se simples e objetivo

Uma identidade visual com tipografias e detalhes simples e objetiva é sinônimo de sucesso. A estratégia principal que deve se seguida é a de passar a mensagem para os clientes. Para isso não é necessário que sejam criados recursos rebuscados. Uma identidade visual simples, mas bem desenvolvida pode ser mais eficiente em passar a mensagem que a marca deseja.

A pergunta que você deve estar se fazendo é: qual a ligação entre a identidade visual e os aplicativos? Vamos entender agora!

O que é a identidade visual de um aplicativo?

Em primeiro lugar, temos que manter em mente que aplicativos também são produtos. E da mesma forma que foi exposto acima, a essência da identidade visual em aplicativos é diferencia-lo dos demais. Uma boa identidade visual pode ser determinante na decisão do usuário em realizar o download do app.

O layout apresentado pelo aplicativo é um grande influenciador do sucesso no mercado tecnológico. Detalhes visuais passaram a ser importantes em função da vasta oferta de apps que oferecem exatamente os mesmos serviços. Mas como garantir um bom design e uma identidade visual marcante para um aplicativo? Bom, em geral é preciso se preocupar com seu design e o modo como as informações passadas interagem com ele. Cada detalhe deve ser levado em consideração. A harmonia das fontes, imagens, vídeos e demais informações deve ser desenvolvida para não interferir na aceitabilidade do aplicativo.

A identidade visual e design dos aplicativos se tornaram muito importantes. Essa importância é tamanha que as app stores vem incentivando aqueles aplicativos que utilizam da melhor forma essas ferramentas. Agora vamos conhecer algumas dicas importantes na hora de desenvolver a identidade visual do seu app!

Como fazer a identidade visual de aplicativos?

A regra básica de desenvolvimento da identidade visual para aplicativos tem semelhanças com a dos demais produtos. Essa identidade visual vai muito além da criação do ícone. É importante estar atento à arquitetura da informação, os padrões de navegação, transposição de tela e outros detalhes.

1- Invista em um ícone adequado

Como já diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras não são mesmo? Por isso o ícone é tão importante na identidade visual de um aplicativo. Em primeiro lugar é importante investir em formas simples e diretas. O ideal é escolher um símbolo que defina claramente o aplicativo e a função desempenhada por ele. Mas atenção, tentar apostar em mais de um símbolo pode trazer um conflito visual e diminuir qualidade da imagem.

Também é importante apostar em cores vibrantes, mas não é indicado o uso de muitas cores! Defina uma ou duas cores que serão tema do seu ícone e aposte nelas. Além disso, é essencial manter uma harmonia entre o ícone e o aplicativo como um todo. Na identidade visual do app deve existir coerência. Através de uma estratégia de design harmônica fica mais fácil do usuário reconhecer o app apenas por meios visuais.

Outro ponto de atenção é a escolha do nome que será apresentado juntamente com o ícone. Um nome muito grande irá tirar o destaque do ícone! Além disso, nomes extensos tendem a não ser apresentado por inteiro, o que polui o visual do app. Por fim, esteja muito atento a escalabilidade do seu ícone. Seu ícone precisa ser ajustável a qualquer tamanho sem perder sua qualidade!

2- Atenção na hora de escolher o modelo de navegação

O modo de navegação faz parte da identidade visual, e deve ser escolhido de acordo com o conteúdo exibido. Por exemplo, uma navegação Swipe é indicada para os apps que desejam destacar várias seções ao mesmo tempo. Esse tipo de navegação é indicado para aqueles aplicativos que precisam apresentar diversos temas ao mesmo tempo.

Por outro lado, um modelo de navegação TabBar é mais indicado para os aplicativos que atuam recebendo conteúdo dos usuários. Por sua vez, as Fixed Tabs permitem que os itens do menu do app estejam sempre a vista. Essa modalidade de navegação é ideal para apps que exigem que o usuário alterne de abas com frequência.

São diversos tipos de navegação para escolher. O importante aqui é fazer uso daquele que mais se encaixa com seu aplicativo. Além disso, é indicado não usar mais de um tipo de navegação, pois o acesso ao conteúdo pode ficar confuso.

3- Aposte em um header bem feito

O header é onde o nome do aplicativo ou a marca ficarão em maior destaque. É importante que o header criado ofereça qualidade e destaque o ícone e nome do aplicativo. Devemos estar atentos ao formato da logo e do ícone para que eles sejam apresentados de forma adequada no header. Se encaixar nas proporções da área destinada é o grande segredo na hora de fazer o header do aplicativo.

4- Atenção a UI e UX

Enquanto UX representa a experiência do usuário UI diz respeito à interface do usuário. Embora representem termos diferentes  os dois dizem respeito à mesma coisa: a experiência do usuário.

A UX se concentra na criação e interfaces que serão melhor utilizáveis e mais acessíveis. Na verdade, a UX não está associada apenas a uma estratégia de identidade visual, e sim a várias. Desde a maneira como o usuário passa de uma página para outra até as ações quando botões são clicados.

Em qualquer aplicativo é essencial que sejam criadas interações fáceis e naturais. Isso deve acontecer para que a experiência do usuário seja a melhor possível. É através dos designs da UX que é construída a estrutura do app, sempre visando atender as experiências do usuário.

Por sua vez, a UI possui um funcionamento um pouco menos mecânico. Os designers de UI criam uma interface que o usuário tenha prazer em usar. O fluxo de ação criado pela UX é direcionado de forma clara pela UI.

Em termos práticos a UI é a parte estética de um aplicativo. A aparência do app deve garantir que os usuários possam navegar por ele de forma clara e prazerosa. Na UI estão englobados os conceitos de design gráfico integrando a identidade visual da empresa com a experiência do usuário.

5- Saiba escolher o padrão das suas seções

O design e a identidade visual de cada seção do aplicativo deve seguir o melhor padrão para destacar o conteúdo. Além dos padrões de navegação já apresentadas acima a identidade visual de um aplicativo deve se concentrar em outros aspectos.

O padrão escolhido para os formulários como logins, registro e checkout também são pontos de identidade visual. É necessário que garantir a melhor acessibilidade para facilitar a navegação. Além disso, devem ser integrados na estratégia de identidade visual os campos de busca e ordenação do aplicativo. Os gráficos e botões também devem se pensados e devem interagir com o design como um todo. A dica em relação ao padrão das seções é garantir que ao utilizar o aplicativo o usuário terá acesso a uma navegação fluida e com caraterísticas de design que complementam a identidade visual do app.

Viu como é essencial dedicar tempo e investimentos para garantir uma boa identidade visual para o seu aplicativo? Com a competição entre os aplicativos cada vez mais acirrada, a identidade visual é um diferencial e destacar o app. Busque a criação de um design eficiente e criativo, com isso fica mais fácil chamar a atenção dos usuários. Além disso, desenvolva um design pensando na experiência do seu usuário, com isso, você consegue mantê-lo engajado.

Quer um aplicativo com a identidade visual perfeita? Que tal entrar em contato com a gente?

Como foi possível perceber, desenvolver um aplicativo que possua uma identidade visual bem feita são essenciais para garantir seu sucesso. Por isso, é preciso escolher uma empresa de tecnologia qualificada e dedique toda a atenção necessária para seu design!

A Megaleios conta com uma equipe super qualificada e com grande conhecimento técnico! Com isso, fica mais fácil transformar a sua ideia em um aplicativo de sucesso! Oferecemos soluções inovadoras de mobilidade com um acompanhamento ponta-a-ponta. Ou seja, te acompanhamos desde a concepção da ideia do seu aplicativo até a sua divulgação!

Conheça nosso portfólio, entre em contato com a gente! Nós da MEGA estamos animados para sermos seus parceiros no caminho do sucesso!