Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Como melhorar o ASO do seu app: o guia definitivo
Avalie este post

Você já parou para pensar como os aplicativos tem ganhado um papel cada vez mais importante na nossa vida? Estamos diretamente conectados a eles durante todo o dia! Seja enviando mensagens, traçando rotas, procurando a previsão do tempo ou redes sociais, não dá mais para viver sem eles! Com o grande impacto dos aplicativos na vida das pessoas o mercado de apps está bastante aquecido e em destaque. Atualmente é possível faturar alto com o desenvolvimento de aplicativos. Mas para obter sucesso nesse ramo é necessário conhecer algumas técnicas e ferramentas. O ASO, ou otimização do aplicativo é uma das prerrogativas para conseguir alcançar o topo do ranking nas app stores. Em virtude da sua importância para o sucesso do aplicativo é indispensável conhecer dicas de como melhorar o ASO.

Para muitos o universo da otimização para sites (SEO) e para aplicativos (ASO) ainda é um grande desafio. Mas assim como acontece na otimização dos sites, a otimização para ganhar destaque nas lojas de aplicativos pode ser simples. Para isso basta que os desenvolvedores de apps sigam algumas regras de otimização. Vamos apresentar aqui o guia definitivo para você saber como melhorar o ASO e ganhar o topo do rankemaneto na app sotre.

Bom, antes de ter acesso a essas dicas de como melhorar o ASO, vamos entender um pouco mais sobre o que é ASO e como funcionam essas técnicas?

Entendendo o que é ASO

Como todos nós sabemos, é através das app stores que temos acesso aos mais diversos tipos de aplicativos, certo? Bom, assim como acontece quando fazemos uma busca em um site, o usuário realiza a busca do app que deseja. O resultado dessa busca apresentará a ele um ranking de aplicativos considerados como mais relevantes, ou em destaque.

Para que um aplicativo consiga alcançar essa posição de destaque são necessárias que algumas técnicas sejam aplicadas a ele. Para alavancar a posição dos sites e blog através da otimização são feitas estratégias de SEO. De forma semelhante, para melhorar o posicionamento de um aplicativo nas sotres são aplicadas técnicas de ASO. Como grande parte dos downloads de aplicativos se dá por meio de busca, a posição de destaque do app pode garantir seu sucesso.

O ASO ou App Store Optimization é um método usado para melhorar a visibilidade de um aplicativo nas app stores. Em termos práticos a função principal do ASO é garantir o melhor rankeamento possível nas lojas especializadas para usuários mobile.

Mas porque é tão importante melhorar o posicionamento do app nas lojas? Bom, quanto mais o aplicativo for visto, mais chances ele tem de ser baixado pelos usuários, não é mesmo? Então a principal função do ASO é: melhorar a visibilidade e rankemnto do app para gerar maiores taxas de downloads. Afinal de contas, é a taxa de conversão em downloads que determina o nível de sucesso alcançado pelo app.

Quais os objetivos básicos do ASO?

Depois de entender o que é ASO, vamos compreender um pouco melhor sobre quais seus objetivos básicos, ou pilares. A partir da compreensão desses pilares se torna mais fácil elaborar a estratégia de como melhorar o ASO.

Em primeiro lugar, as técnicas de ASO podem ser usadas pelas marcas que buscam maior exposição e visibilidade. Como já discutido logo acima, o aumento da visibilidade do aplicativo tem por objetivo garantir mais taxas de downloads.

Dito isso, fica claro que mais um dos objetivos de ASO é aumentar as taxas de downloads do aplicativo. Afinal de contas, não existe segredo. O sucesso dos aplicativos está diretamente relacionado com sua taxa de downloads. Assim como nos sites e blogs, é essencial garantir uma boa taxa de conversão!

Mas não basta apenas ter elevadas taxas de download e não entregar uma boa experiência ao usuário. Por isso é importante fazer uso das técnicas de otimização também para garantir a maior satisfação do usuário. Por que isso é importante? Na app store existe um campo destinado exclusivamente a avaliação dos usuários em relação ao aplicativo. Ao realizar a sua pesquisa certamente o usuário levará em conta os comentários sobre aquele app. A elevação das avaliações positivas certamente será determinante na decisão de baixar ou não. Por isso, o ASO também é utilizado com o objetivo de garantir a maior quantidade de avaliações positivas nas stores.

Como vimos, podemos definir como o objetivo principal do ASO o aumento da visibilidade, melhora no rankemaneto, mais downloads do app e melhor experiência para os usuários. Como incorporar essas técnicas é o segredo para alcançar o sucesso do aplicativo. Por isso é tão importante ter acesso a dicas de como melhorar o ASO.

Que tal um guia definitivo de como melhorar o ASO?

Saber como melhorar o ASO é o caminho mais fácil para o sucesso de um app. Pensando nisso elaboramos um guia definitivo com dicas de como melhorar o ASO e ganhar o topo do rankemaneto. Sem mais delongas, vamos conferir as dicas?

As técnicas de otimização podem ser adotadas em dois momentos. O primeira delas é antes da publicação do app, ou seja, no seu desenvolvimento. O outro momento é após a publicação do app.

Dicas de como melhorar o ASO antes da publicação do aplicativo

  • Nome do aplicativo

O nome dado ao app vai ser determinante para atrair atenção do usuário. Isso porque, é através do nome que o usuário passa a ter conhecimento da função que será desempenhada pelo aplicativo.

Escolher o nome do aplicativo também indica conhecer a fundo o tipo de serviço que o aplicativo deseja oferecer. E definir com precisão que tipo de serviço o app oferece é muito importante, sabe porquê? Os usuários irão realizar a sua busca por aplicativos não pelo seu nome, mas pelo serviço que ele oferece!

Dessa forma, é essencial escolher um nome otimizado, que deixe claro ao usuário qual a função desemprenhada pelo aplicativo. Além de indicar o serviço do app, é importante apostar em um nome chamativo e que se diferencia dos demais. Outra dica importante é apostar em nomes mais curtos e mais simples.

  • Ícone ou logo

Assim como o nome, a logo ou o ícone do aplicativo podem ser um fator que chamará a atenção do usuário. É importante prestar atenção a qualidade da imagem, que deve ter uma boa identidade visual e um design profissional.

Mai um detalhe que deve ser levado em conta na hora da otimização é a coerência entre o as cores e a logo. Além disso é importante ficar atendo as resoluções exigidas nas app sotres. Mas atenção, o ideal é a criação de uma logo que destaque e não faça referência direta a logos famosas.

  • Palavras-chave

Mais uma técnica de ASO que garante mais visibilidade do aplicativo na app store é a palavra-chave. Aqui, o importante é se focar em uma palavra-chave que com bom volume, relevância e que não tenha muita concorrência. O segredo na para definir a palavra é se perguntar: qual palavra meu usuário escolherá para buscar o app?

Outro ponto essencial é escolher as palavras que mantenham uma boa relação com o nome e a descrição do app. Para garantir ainda mais sucesso é indicado que seja feita uma pesquisa dos apps semelhantes e que estejam bem posicionados. Pode ser uma boa estratégia observar quais palavras-chave são utilizadas pelos apps mais bem rankeados, mas é essencial se diferenciar.

  • Screenshots e vídeos

Quando os usuários buscam por um aplicativo querem ter acesso a imagens e vídeos para entender o seu funcionamento. Isso acontece porque grande parte dos usuários não leem a descrição do app. Com isso, os screenshots são uma peça fundamental para o usuário ver o real funcionamento dele.

O mesmo pode ser feito com vídeos do app. Através desses vídeos o usuário pode compreender ainda melhor o aplicativo, e com isso a chance de escolhe-lo aumenta. O ideal para a otimização é destacar as telas mais interessantes do aplicativo. Podem ser colocadas as mais diversas figuras, se preocupando também em inserir algum texto explicativo junto a elas.

Dicas de como melhorar o ASO depois da publicação do aplicativo

  • Mantenha a atualização dos conteúdos

Depois que o aplicativo for publicado é muito importante que os conteúdos estejam sempre atualizados. Os screenshots, os vídeos do funcionamento do app e a sua descrição devem estar sempre atualizados. Tente sempre manter as imagens do layout atualizadas, e informar sobre novas funcionalidades que o app passe a oferecer.

  • Fique de olho na quantidade e no conteúdo das qualificações

As notas que são dadas ao aplicativo são determinantes no seu rankeamento e seu posicionamento. Por isso é tão importante ficar de olho em como está a classificação do aplicativo!

Para ajudar, no começo, procure indicar seu app para as pessoas próximas e conhecidas, incentivando-as a baixa-lo e classificá-lo. Mantendo uma boa avaliação é mais fácil obter destaque. Ao receber qualificações ruins, procure entender o motivo e resolver os problemas apontados.

  • Preste atenção nos comentários dos usuários e tente responder todos

Além da qualificação do aplicativo, as lojas permitem que os usuários façam comentários sobre ele. Esse é um ótimo canal para o desenvolvedor entender quais os pontos fortes e fracos do seu app.

Quanto maior o número de comentários melhor será o posicionamento do aplicativo, por isso mostra engajamento dos usuários. No meio desses comentários sempre existirão as críticas. Nesse aspecto, o importante é absorver o que foi dito e responder a pessoa que comentou. Além de resolver rapidamente o problema que foi apontado, responda todos os comentários! As lojas de aplicativos não olham com bons olhos quem não responde aos seus usuários.

  • Nunca esqueça da divulgação usando backlinks

A divulgação do app é imprescindível para o seu melhor posicionamento. Mas qual a melhor forma de realizar essa divulgação? Os backlinks são os mais indicados para divulgar no caso dos apps. Mas o que são backlinks? São links do aplicativo que podem ser divulgados em outro site ou até mesmo em outro aplicativo!

Além da utilização de sites e apps para divulgar os backlinks as redes sociais também podem ser uma ótima oportunidade. Uma ótima dica é fechar parcerias com influenciadores digitais e manter a presença sempre forte nas redes sociais.

  • Monitore a frequência de uso e a taxa de Cohort do app

Mais um ponto de atenção deve ser a frequência com que o usuário faz uso do aplicativo. A taxa de Cohort, ou taxa de coorte traz uma métrica muito importante. Ela mostra o número de pessoas que acessaram o aplicativo no dia em que realizarem o download e depois voltaram.

Para que as pessoas queiram acessar o app com frequência é necessário que sejam incorporadas novidades e melhorias. Uma estratégia que pode ser feita são as notificações push. Esse tipo de notificação irá aparecer na tela do usuário mesmo que ele não esteja utilizando o app. Assim, é possível atrair novamente sua atenção e estimula-lo a usar novamente o aplicativo.

Aproveite as dicas de como melhorar o ASO e desenvolva um aplicativo de sucesso

Não tem como negar o grande destaque do mercado de aplicativos hoje em dia, não é mesmo? Esse nicho do mercado tecnológico é ótima oportunidade para quem busca formas de ganhar dinheiro com o desenvolvimento de aplicativos.

Se você quer desenvolver um aplicativo de sucesso, deve contar uma empresa especialista no assunto. Nesse cenário, a Megaleios é a empresa perfeita para te auxiliar no trajeto até o sucesso do seu aplicativo.

Com um portfólio de dar inveja, a MEGA com certeza é a melhor escolha para quem busca desenvolver aplicativos já estruturados em como melhorar o ASO. Além de garantir a criação, a Megaleios oferece aos seus clientes todo o suporte até a divulgação do aplicativo. Afinal, nós entendemos que acompanhar nossos clientes é uma forma de garantir alcancem o sucesso mais facilmente.

Entre em contato com a gente e ficar por dentro das nossas condições? Temos certeza que vamos firmar uma parceria de sucesso com você!

 

: