Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Uberização: o que é esse conceito e como ele está mudando a maneira como contratamos serviços
Avalie este post

Já parou pra pensar em como nosso modo de comprar produtos e contratar serviços se modificou? Com a ascensão de novas formas de tecnologia novos meios de comércio surgiram e transformaram nossas vidas. Os aplicativos desenvolvidos para celulares trouxeram consigo diversas possibilidades. Uma delas é a contratação de serviços diretamente pelas plataformas desenvolvidas. Com certeza você já fez uso desses aplicativos para solicitar serviços, certo? Seja para entrega de refeições, ou para solicitar um transporte por aplicativo, esses apps estão cada vez mais difundidos. O uso de apps para disponibilização de serviços passou a ser conhecido como uberização. Sim, esse termo faz referência a Uber e o aplicativo desenvolvido por ela. Mas calma, vamos entender tudo sobre isso logo abaixo.

Como surgiu a Uber?

A startup Uber surgiu comum propósito inovador: transformar e melhorar o mercado de transporte de passageiros no mundo. Mas de onde surgiu essa ideia? Os fundadores da empresa estavam em Paris em um evento de tecnologia quando não conseguiram um taxi para se deslocarem. Dai surgiu a ideia de possibilitar aos passageiros chamar pelo celular um carro com um motorista particular!

Depois de trabalhar um pouco e amadurecer a ideia os amigos lançaram em 2009 o então chamado de UberCab. A inovação do aplicativo era tanta que utilizava o GPS do celular pra indicar a localização do passageiro. Ainda que no início a intenção fosse oferecer o serviço de carros de luxo, os fundadores adaptaram a plataforma até chegar ao que conhecemos hoje.

O serviço era considerado tão único, que mesmo que as corridas custassem mais que os taxis, os usuários continuavam aumentando. O grande trunfo do aplicativo sempre foi a praticidade. Era possível solicitar o transporte pelo celular, sem se deslocar e ainda contar com total conforto. Além disso, o cliente poderia realizar o pagamento diretamente pelo cartão cadastrado na plataforma, sem precisar ter dinheiro em mãos.

Com o passar do primeiro ano, começaram a surgir os investidores que acreditaram na inovação do aplicativo. Com maiores investimentos e maior faturamento a Uber começou a expandir seus serviços pra mais localidades. O grande “pulo do gato” da Uber foi criar uma modalidade denominada Uber X. Nela, qualquer proprietário de veículo poderia se tornar um motorista, o que expandiu a oferta e melhorou os preços

Vale destacar que a Uber não possui carros ou motoristas, já que é uma plataforma que trabalha com parceiros cadastrados. E para garantir a qualidade do serviço prestado, a Uber disponibiliza aos usuários a avaliação dos motoristas. Em um escala de 0 a 5, só permanecem associados à plataforma os motoristas que alcançarem pelo menos 4,6.

Mas como a Uber lucra com essa parceria?

É simples, o aplicativo funciona com um sistema de comissões. Para cada corrida que o motorista realiza, uma porcentagem do valor é repassada para a empresa. Esse custo é pago para que os parceiros tenham acesso à plataforma e toda a tecnologia criada pela empresa.
Realmente a Uber trouxe para um cenário da tecnologia uma inovação sem precedentes. Tanto para os usuários como para os parceiros, o surgimento da Uber transformou o mercado! A essa nova modalidade de negócios deu-se o nome de uberização.

O que é uberização?

O termo uberização tem origem na grande inovação trazida pela empresa Uber no mundo dos aplicativos. O aplicativo desenvolvido pela empresa provocou transformações não apenas no mundo dos apps, mas no modelo de negócios no mundo.
O conceito gira em torno dos pressupostos da economia compartilhada. Nesse modelo, pessoas comuns podem oferecer serviços por meio de plataformas online. Essas plataformas trazem comodidade aos usuários por disponibilizarem o serviço através de acessos rápidos por meio de celulares ou tablets.

Esses aplicativos ou plataformas trazem aos seus colaboradores uma versão mais simples de negócio. Por meio dos apps elimina-se a necessidade de intermediários entre quem oferece um serviço e quem o demanda. Mas quais são as principais vantagens da uberização?

Vantagens da uberização

1- Estimula a concorrência

Bom, todos nos sabemos como o mercado de transporte possuiu um monopólio que foi sustentado por muitos anos. Os taxis eram a única alternativa para aqueles que não queriam se locomover com transportes públicos. Com o surgimento da Uber os usuários passaram a ter outra opção, e monopólio dos taxis foi colocado em questão.

Em especial a uberização dinamiza a oferta de serviços. Com isso, abre-se espaço para maior concorrência, o que gera uma oferta de serviço mais qualificada e de menor custo.

2- Envolve menos burocracias

Além de permitir uma redução nos preços dos serviços via aumento da concorrência, a uberização diminuiu as burocracias. Se antes era necessário que o usuário se dirigisse até agências de prestadoras de serviço para conseguir a contratação, agora todo o tramite pode ser feito via celular.

Por exemplo, existem atualmente aplicativos de investimento que conectam pequenos investidores com pequenos empreendedores. Por meios totalmente digitais é possível que se consiga um financiamento. Além da facilidade, essa plataforma oferece melhores taxas de juros que as financeiras tradicionais.

A redução nas burocracias proporcionada pelos aplicativos focados na uberização agiliza os processos e etapas de contratação. Além disso, com menos burocracias, esses aplicativos ainda garantem que o preço final possa ser mais flexível.

3- Garante maior eficiência

A uberização também possui uma caraterística determinante: a geolocalização. Com o uso dessa tecnologia é possível conseguir mais eficiência nos serviços prestados. Isso acontece porque a plataforma indica para o usuário o colaborador que estiver mais próximo. Assim, não existe tanta espera até que o prestador do serviço de desloque. Como o tempo de espera é reduzida pelo uso da geolocalização, a experiência do usuário é mais satisfatória.

3- Possibilita flexibilidade dos colaboradores

Como a prestação do serviço acontece por meio da colaboração, não existem contratos firmados entre as partes. O que isso quer dizer? Por exemplo, na Uber, os motoristas parceiros não precisam cumprir horários ou realizar um número de corridas previamente estipulados.

Com isso, existe mais flexibilidade para os colaboradores exercerem mais de uma função. É um grande atrativo desse tipo de aplicativo oferecer flexibilidade para seus colaborardes! Além disso, apps de serviço que usam o mesmo esquema de colaboradores ajudam a gerar mais postos de trabalho.

4- Garante melhoras no procedimento

Pensando de forma agregada, podemos dizer que a uberização promove uma melhora no procedimento de prestação de serviços. Isso acontece porque, ao promover maior concorrência, menos burocracias e gerar oportunidade para colaboradores o serviço se torna mais eficiente.

Com menores preços, os usuários passam a ter mais acessibilidade aos serviços. Por outro lado, a diminuição das burocracias promove mais agilidade e facilidade na contratação. Por fim, o engajamento dos colaboradores através das oportunidades criadas garante um serviço de melhor qualidade.

Como mostrado acima, a uberização trouxe consigo diversas vantagens para os serviços oferecidos via app. Com o sucesso alcançado pela Uber, diversos aplicativos foram desenvolvidos usando o mesmo modelo de negócios. Confira abaixo aplicativos que usam o sistema de uberização.

Outros aplicativos que adotam o modelo de uberização

Não existem limites para a criação de aplicativos no mundo de hoje. Quando levamos em conta aplicativos que usam o sistema de uberização, as chances de alcançar sucesso são ainda maiores. Isso acontece porque os apps desenvolvidos se baseiam em um modelo de sucesso e fortemente consolidado no mercado de tecnologia. Vários apps já foram desenvolvidos usando essa modelagem. Veja alguns.

1- 99 POP

Se baseando no sistema Uber foi desenvolvido como uma evolução do 99 Taxi. Sendo assim, o app se modificou para passar a oferecer motoristas particulares. Com preços bastante competitivos se tornou uma ótima opção para usuários e motoristas.

2- Cabify

Aperfeiçoando as políticas adotadas pela Uber a Cabify conseguiu muitos adeptos. Seu principal diferencial é cobrar valores fixos por quilometragem. Com essa vantagem se tornou um exemplo de app que aderiu a uberização e obteve sucesso.

3- Entrega Logo

Desenvolvido pela MEGA, o Entrega Logo é um aplicativo de delivery completo. A ideia é atender as necessidades de empresas de nichos diferentes. Assim, atingindo consumidores com perfis versáteis. Desde a entrega de flores até de refeições, o app Entrega Logo torna-se um grande marketplace. O Entrega Logo foi além do convencional. Virou referência de design moderno e de usabilidade para quem procura os mais variados itens para comprar via app. Para a empresa, o sistema desenvolvido pela Megaleios permite o acompanhamento em tempo real das compras e também 100% de visão de cada negócio.

4- Airbnb

Esse aplicativo atua no setor de aluguel de casas e apartamentos por temporada ou épocas comemorativas. O serviço veio para conectar pessoas que queriam oferecer seus espaços para alugar e aqueles que procuram um imóvel. Na plataforma é possível disponibilizar a casa inteira ou apenas um cômodo para aluguel. O período de aluguel também é bastante flexível.

6 – T Move

O app TMOVE permite a solicitação e contratação de profissionais de Moto Táxi. Nesse app desenvolvido pela MEGA, o usuário tem garantia de total segurança e comodidade. O projeto também contempla um sistema web complexo e que permite acompanhamento online de todas as ações realizadas através do aplicativo.

Desenvolvido para manter ótima qualidade e usabilidade ao público, o TMOVE potencializa a capacidade de trabalho dos motociclistas profissionais. Além disso, contribui diretamente para o sucesso desses profissionais em um mercado competitivo e que tem um público muito exigente.

 

No fim das contas, qual o saldo da uberização para o mercado de aplicativos?

Não existem muitas dúvidas que a uberização dos aplicativos expandiu o uso dessas plataformas para diversos tipos de serviços. Mas afinal, quais os benefícios que esse tipo de modelo de negócios trouxe para o mundo dos aplicativos?

Com a uberização veio a redução das burocracias e o aumento da concorrência, o que gera preços mais amigáveis aos usuários. Além disso, o serviço prestado passa a ser mais personalizado de acordo com a necessidade de cada um dos clientes.

Com esses aspectos, a uberização também traz uma grande mudança no comportamento dos próprios usuários. O aumento da qualidade e eficiência dos serviços, as pessoas tendem a buscar cada vez mais o uso de aplicativos desse tipo. Quanto mais os serviços por app são solicitados, mais o mercado de aplicativos se aquece e de expande.

Por essas razões, com o modelo de uberização ocorreu uma popularização do uso de serviços por meios de plataformas. Além dos diversos aplicativos que usam esse modelo de negócio, a tendência é que cada vez mais sejam criados apps. Se no início os serviços se baseavam no ramo de transportes, hoje em dia existem serviços das mais diversas áreas fazendo uso dessas ferramentas.

A conclusão natural é de que a uberização elevou o uso dos aplicativos para um novo nível, popularizando essa modalidade. E o que está por vir é ainda melhor, já que espera-se uma expansão cada vez maior no uso desse tipo de serviço. Definitivamente os aplicativos baseados no modelo de uberização vieram para ficar!

Que tal criar um aplicativo seguindo o modelo da uberização?

A uberização com certeza transformou o mundo dos aplicativos para melhor. Com tantos avanços, grande parte dos app desenvolvidos optam por fazer uso desse modelo de negócios.

Se você pretende desenvolver um aplicativo desse tipo, a Megaleios é a empresa de tecnologia perfeita para te ajudar! Somos uma empresa apaixonada por tecnologia e que foca suas atividades em soluções inovadoras de mobilidade com uma metodologia diferenciada.

Com experiência e um portfólio variado, a MEGA está pronta para construir junto com você um aplicativo de sucesso.
Entre em contato com a gente, conheça nossa história e conte com nosso suporte desde a

idealização do seu aplicativo até a sua divulgação! Vamos adorar ser seus parceiros no desenvolvimento de um aplicativo de sucesso!