Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Geolocalização nos aplicativos: como melhora a experiência do usuário?

Geolocalização nos aplicativos: saiba como ela melhora a experiência do usuário

Avalie este post

Em tempos de inovações tecnológicas constantes os aplicativos para dispositivos móveis vêm ganhando cada vez mais funções. Cada nova funcionalidade disponibilizada pelos aplicativos transforma a experiência do usuário e o modo como interagem com o ambiente mobile. Uma das inovações transformadoras que surgiu nos últimos anos foi o uso da geolocalização nos aplicativos.

Ainda que o termo geolocalização não seja amplamente conhecido, essa função está muito presente no nosso dia-dia. O uso de geolocalização nos aplicativos facilita, e muito, as nossas vidas. Sabe aquele aplicativo de rotas que você usa para se descolar em um caminho desconhecido? Ou aquele app de delivery que você usa para pedir suas refeições? Ou até mesmo o aplicativo que usamos para solicitar um transporte? O funcionamento de todos esses apps só é possível em virtude dessa função de localização.

Além de ser uma ferramenta muito útil para os usuários a geolocalização nos aplicativos representa uma oportunidade para as empresas. Essa função permite uma interação maior com os clientes, além de permitir que conheçam os hábitos de cada um deles. Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a geolocalização nos aplicativos e como ocorreu seu surgimento?

O que é e como funciona a geolocalização nos aplicativos?

Em termos técnicos, podemos definir a geolocalização nos aplicativos como uma tecnologia que permite que sejam conhecidas as localizações de uma pessoa ou de um grupo, tendo como base as informações que são enviadas pelo próprio dispositivo mobile.

Para que seja possível acessar tal informação são usados recursos do próprio dispositivo como GPS, Wifi e outros. Usando tais tecnologias é possível conhecer a localização geográfica real de um objeto, uma pessoa ou um grupo.

Mas como exatamente funciona a geolocalização nos aplicativos?  O posicionamento de interesse pode ser rastreado através de diferentes métodos, conheça cada um deles:

GMS ou Radiofrequência

Com essa tecnologia, a localização é encontrada através das ondas de rádio juntamente com as informações fornecidas pelas operadoras móveis. A vantagem é a possibilidade de definir onde se encontra o dispositivo mesmo que ele esteja com o GPS desligado.

GPS

O GPS recebe sinais de satélites para determinar a localização do dispositivo. Pra que seja possível rastrear a localização é necessário que sejam captados sinal de ao menos 3 satélites.

AGPS ou GPS Assistido

É um aprimoramento do GPS mencionados anteriormente. O AGPS recebe as informações necessárias através de uma antena de telefonia celular, o que facilita o rastreamento da posição.

Wifi

Chamado de geolocalização indoor esse método faz uso das redes Wifi que estejam disponíveis. É uma alternativa de localização par ambientes onde o GPS não está disponível.

Quais tipos de aplicativos utilizam a geolocalização?

Com o avanço da tecnologia de geolocalização nos aplicativos existem cada vez mais funções sendo desempenhadas em diferentes setores. Se antes a utilização desse recurso era exclusiva de apps de mapas e rotas, atualmente a história é diferente. Veja alguns aplicativos que usam a geolocalização.

Google Maps

O Maps pode ser considerado um dos pioneiros no uso da geolocalização nos aplicativos. A sua função principal é permitir que o usuário encontre a localização que deseja em qualquer lugar do mundo. Além disso, o Maps faz uso das informações de localização para ajudar o usuário a traças rotas do seu ponto de partida para outra localidade, e auxilia a encontrar lugares de interesse.

Uber

Outro app que baseia suas ações na geolocalização é o Uber. O serviço oferecido é de transporte e a definição da localização é essencial para o seu funcionamento.

O usuário pode solicitar um carro informando qual o seu destino e com base na geolocalização o aplicativo informa o valor que será cobrado. Além disso, a geolocalização é usada para definir qual motorista se encontra próximo do passageiro, o que dinamiza o serviço.

iFood

Esse aplicativo oferece serviço de delivery de refeições, facilitando por não exigir que o pedido seja feito por telefone. O aplicativo usa a localização do cliente para definir quais restaurantes se encontram próximos dele, diminuindo a taxa de entrega.

Mais uma funcionalidade oferecida pelo aplicativo é a possibilidade de salvar suas localizações mais usadas para que os pedidos sejam entregues diretamente para esse endereço.

Spyzie

Uma das inovações recentes no uso de geolocalização nos aplicativos, o Spyzie permite que seja feito o rastreamento de familiares. A ideia básica do aplicativo é permitir que a localização atual dos familiares seja indicada, auxiliando na segurança dos usuários.

O aplicativo funciona usando o sistema de GPS do smartphone do familiar para gerar um mapa de localização do mesmo. Como se trata de um aplicativo multiplataforma é possível acessar as localizações de cada um dos familiares de forma independente.

Saúde AMS

Com esse aplicativo o usuário será capaz de encontrar médicos, clinicas, laboratórios e hospitais que estejam mais próximos dele. Além de indicar os estabelecimentos de saúde próximos, o app permite o uso de filtros para uma busca mais específica.

Após auxiliar a encontrar a localidade para atender a necessidade do usuário, a geolocalização disponibiliza a rota que deve ser seguida.

Nike Run Club

A geolocalização nos aplicativos também pode ser usada para esporte e bem-estar. O Nike Run Club é um app de corridas e caminhadas, que faz uso da localização para determinar o descolamento do usuário.

Através do sistema de GPS o aplicativo consegue colher informações como distância, velocidade e ritmo. Por meio dessas informações o app pode propor ao usuário planos de treino personalizados com o objetivo de cada um. Outra função disponibilizada é encontrar pessoas que também usam o aplicativo e que podem se tornar seus parceiros de treino.

Waze

O Waze é um aplicativo de navegação e trânsito usado em todo o mundo. Através da localização do usuário é possível traçar rotas e encontrar locais de interesse. Mas muito além de um app de rotas, o Waze funciona também como compartilhamento de informações entre os usuários.

Por exemplo, é possível que um usuário reporte aos demais sobre policiamento, acidentes e obstáculos no decorrer do trajeto. Também é possível receber alertas, localizar postos de gasolina, compartilhar locais e manter os amigos informados da sua rota e do seu horário de chegada.

Muito além de aplicativos de serviços, os jogos hoje em dia também entraram na onde de geolocalização para aplicativos. Veja alguns exemplos abaixo!

Ingress

Esse jogo que foi desenvolvido pela Niantic Labs e lançado no ano de 2012. A ideia central do jogo é que o jogador se desloque pelo mundo real e conquiste os chamados “portais”.

Os jogadores são divididos em duas facções de agentes que lutam pelo domínio de pontos estratégicos. Esses pontos (ou portais) são pontos estratégicos no mundo real como monumentos ou prédios.

No momento em que um integrante do grupo consegue dominar 3 portais, a área triangulada em torno dele se torna domínio do seu grupo. Depois de conquistado o desafio é conseguir manter os portais.

Jurassic Word Alive

Mais um jogo que faz uso da tecnologia de geolocalização nos aplicativos é o Jurassic Word. Com base em informações sobre a localização dos usuários o jogo os orienta na caçada por dinossauros.

Além de trazer muita aventura durante a caçada o jogo ainda permite ao jogador criar versões mais fortes dos dinossauros caçados por ele, assim ele pode desafiar outros jogadores a enfrenta-los.

Pokemon Go

Não teria como falar de jogos com tecnologia de geolocalização sem fazer referência ao Pokemon Go, não é mesmo? O jogo foi grande sucesso dos games baseados em localização do GPS e que exploram narrativas dentro do mundo real.

No game o jogador é enviado para capturar os seu Pokemon seguindo a localização onde se encontram os mesmos. Ao se deslocar o player pode encontrar Pokestóps, indicados por quadros azuis espalhados pelo mapa, neles é possível ganhar itens, inclusive Pokebolas com novas criaturas.

Com certeza a geolocalização nos aplicativos mudou a forma como interagimos com as funcionalidades dos apps.  E o mercado de app está de olho nas novas possibilidades e sempre com a preocupação de tornar a experiência do usuário a melhor possível. Para isso, a tendência é investir em ferramentas para conquistar mais usuários e conseguir mais sucesso. Uma dessas ferramentas é a localização, então entenda as vantagens do uso de geolocalização nos aplicativos.

Como a geolocalização nos aplicativos melhor a experiência dos usuários?

Um dos fatores que garantem a satisfação do usuário com um app é a qualidade da experiência vivida por ele. Para os usuários uma boa experiência é gerada pelo uso de aplicativos que são fáceis de usar, que lhe dão autonomia para resolver questões do dia-a-dia e que satisfaçam suas expectativas. Mas afinal, como a uso da geolocalização nos aplicativos melhora a experiência do usuário?

Praticidade para tarefas e serviços

As funções disponibilizadas pela geolocalização nos aplicativos definitivamente facilitam a vida do usuário. Poder solicitar a entrega de refeições, definir a rota que deve seguir até um destino ou até mesmo pedir por um transporte, poder consultar serviços de interesse mais próximos e tantas outras vantagens transformam a experiência dos usuários e aumenta a sua satisfação.

Maior segurança

Ainda que exista receio em relação ao acesso a localização e a dados dos dispositivos, o que acontece é diferente. A geolocalização nos aplicativos pode ser um grande aliado para melhorar a segurança dos seus usuários. Pode ser usada para maior segurança bancária, isso porque com a localização do dispositivo conectado a sua conta o banco é capaz de reconhecer se é mesmo você acessando a conta.

Outra funcionalidade da geolocalização é a possibilidade de acessar aplicativos que rastreiam os dispositivos de familiares para saber sua localização. Com isso os pais ficam mais tranquilos em relação aos seus filhos.

Maior interação

A utilização da geolocalização nos aplicativos também melhora a experiência do usuário em função do seu alto poder social. Com essas funções as redes sociais se tornaram mais interativas, permitindo que seja compartilhada dados de localização entre os usuários. Além das redes sociais, os jogos também permitem maior interação entre os jogadores, com isso existe uma melhora nas experiências e mais satisfação.

Quais os benefícios de usar a geolocalização nos aplicativos?

O que deve ser observado também é que, a geolocalização nos aplicativos não traz benefícios apenas na experiência dos usuários. Ao fazer uso desse recurso as empresas conseguem obter melhores resultados, desenvolvendo ações baseadas no chamado Geomarketing.

Através das informações de localização do usuário as empresas passam a ter acesso a informações sobre seus hábitos. Assim, é possível a criação das chamadas Geofences, que são perímetros virtuais criados para monitorar clientes alvo no local.

Com a utilização do Geofencing é possível saber os clientes que estão próximos de determinadas locais de interesse. Com isso podem ser feitas campanhas mais direcionadas, sendo enviadas notificações para usuários que passaram pelo perímetro.

Um exemplo para o uso dessa ferramenta é oferecer descontos através do aplicativo para os usuários que estejam na localidade. Ou ainda buscar informações com os usuários que estiveram no local para saber a sua satisfação em relação ao serviço.

São inúmeras formas de usar a geolocalização como um atrativo do app. Por esse motivo se tornou essencial incorporar essa tecnologia no desenvolvimento dos aplicativos nos dias de hoje.

Que tal desenvolver agora mesmo seu aplicativo com geolocalização?

Como a geolocalização nos aplicativos se tornou uma ferramenta tão valiosa não tem como ficar de fora dessa tendência, certo? Por isso esse é o momento certo de investir em aplicativos com essas características!

Na hora de desenvolver seu aplicativo com essa tecnologia você pode contar com a Megaleios, uma empresa especialista na área. A MEGA é uma empresa de envolvimento de aplicativos apaixonada por tecnologia e que oferece soluções para web e mobile.

Nosso trabalho é oferecer a você um acompanhamento de ponta a ponta. O que queremos dizer com isso? Com a MEGA você recebe acompanhamento desde a concepção da ideia do seu aplicativo até a última etapa do processo, que é a sua divulgação!

Entre em contato com a gente, conheça nosso portfólio de produtos e faça um orçamento! Queremos ser seus parceiros nesse projeto e te ajudar a obter sucesso!