Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Desenvolvedor Mobile: tudo o que você precisa saber para ser um
Avalie este post

Já passou pela sua cabeça se tornar um Desenvolvedor Mobile? Esse profissional é responsável por todo o projeto de desenvolvimento de aplicativos. Adiantamos que o caminho a percorrer nessa função é bastante longo e trabalhoso. Por isso, separamos alguns passos da trajetória dessa função, para que você possa se preparar.

Compreensão da Lógica de Programação

Vamos começar pensando nas atividades diárias, como cozinhar, por exemplo. Você precisa seguir várias etapas sequenciais para chegar ao resultado, isto é, na comida. Essa solução pode ser vista como um conjunto estruturado de ações, que solucionam problemas maiores por meio de problemas menores.

Podemos dizer que os problemas computacionais seguem a mesma lógica. Para que sejam solucionados precisam seguir sequências lógicas e bem estruturadas de passos (algoritmo). A forma como a sequência de passos deve ser estruturada é apresentada quando você aprende sobre Lógica de Programação. Ter conhecimento sobre esse passo é a primeira etapa na trajetória de todos os desenvolvedores de softwares.

Experiência com Linguagem de Programação

As linguagens de programação identificam e processam as sequências de passos lógicos (algoritmo), voltados para a resolução de um problema.

Mas qual linguagem um desenvolvedor mobile deve escolher para desenvolver seus Apps? Primeiro você precisa aprender a programar com a linguagem utilizada na plataforma escolhida.

Caso você opte pela plataforma Android, aprenda Java. Se escolher o iOS, deverá compreender Objective-C ou Swift, uma linguagem mais moderna que a primeira. Já se você definir que irá desenvolver para Windows Phone, precisa aprender C# ou Visual Basic.

Aplicativos nativos e híbridos

Os Apps nativos são aqueles desenvolvidos com linguagens de programação nativas do sistema operacional. Eles possuem a vantagem de poder acessar as funcionalidades do sistema operacional de forma facilitada.

Os Apps híbridos são desenvolvidos com linguagens de programação não nativas ao sistema operacional. Devido a isso, são utilizadas ferramentas criadas especificamente para esse propósito.

Armazenamento de dados e informações

Os aplicativos móveis são os principais responsáveis pela geração e consumo de dados em todo o mundo. Todo o fluxo de dados gerados pelos apps precisa ser armazenado em algum lugar.

Por isso, os apps possuem recursos para o armazenamento destes dados. Vejamos algumas maneiras de realiza-lo:

-Armazenamento interno: dados privados que são armazenados na memória interna do dispositivo.

-Armazenamento externo: dados públicos com armazenamento externo e compartilhado.

-Banco de dados: dados estruturados, ou não, que ficam armazenados em uma base de dados privada.

O armazenamento em banco de dados é a forma mais utilizada e profissional. Por isso, você precisará estudar sobre banco de dados.

Ambientes Integrados de Desenvolvimento – IDEs

Para o desenvolvimento de aplicativos é essencial que haja a otimização de todos os tipos de processos. Quando esse processo é otimizado, o desenvolvedor consegue atingir maior produtividade.

As IDEs, ou Ambientes Integrados de Desenvolvimento podem ser suas aliadas nessa otimização. Elas são responsáveis por proporcionar a capacidade de gerar escrita, teste, compilação e execução de código de maneira rápida e correta.

Entre as IDEs mais conhecidas estão: Android Studio, para apps Android e Xcode para iOS.

Conhecer a UML

Antes de iniciar qualquer projeto de aplicativos, é primordial que compreenda corretamente os requisitos e funcionalidade que o app deve possuir. Esse levantamento é muito importante para identificar riscos, possíveis problemas, definir atores envolvidos, entre outros. A UML é utilizada para isso, permitindo ao desenvolvedor representar a aplicação, visando facilitar a compreensão e a pré-implementação.

User Experience e User Interface

O sucesso de um aplicativo está ligado com uma ótima experiência proporcionada ao usuário, isto é, User Experience (UX). Além disso, está conectado a uma ótima interface gráfica para utilização do app, a User Experience (UI).

UX e UI estão extremante ligados, sendo raro você ter um app com uma excelente UX, mas com uma UI pouco intuitiva.

Por isso, é essencial estudar esses dois tópicos na hora de desenvolvedor um aplicativo mobile.

Conhecimento de testes para aplicativos

É necessário garantir que as funcionalidades do app serão executadas conforme se espera. Para isso, o desenvolvedor mobile precisa saber executar testes para seus apps. Dentre os mais comuns estão os testes de compatibilidade, desempenho, mobilidade e funcionalidade.

Está preparado para se tornar um Desenvolvedor Mobile?

Essa profissão vem sendo uma das mais valorizadas nos últimos tempos. Se você ainda não conhecia muito bem essa área, agora consegue compreender um pouco dessa trajetória.

Caso tenha decidido entrar de cabeça no segmento mobile, comece pelo básico e siga o seu ritmo de trabalho.

Se você já trabalha como desenvolvedor, busque sempre aperfeiçoamento para tornar-se um profissional único e extremamente preparado para o mercado de trabalho.