Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Para os brasileiros, a jornada de consumo de smartphones inclui muita pesquisa. Na maioria das vezes, apesar de terminar em uma loja física, existem diversos pontos de contato online. Por isso, é essencial que a sua empresa aproveite ao máximo as oportunidades que os pontos de contato oferecem.

Varejo online

O mercado brasileiro de e-commerce tende a crescer 12,4% ao ano, até 2021. Já o varejo online pode apresentar um crescimento de 9,5% nesse mesmo período.

As vendas de smartphones representam boa parte desse crescimento, já que 46% dessas vendas acontecem no e-commerce. Assim, esse segmento se comporta um pouco diferente do restante do mercado e antecipa a tendência de crescimento do varejo online.

Decisão de compra na internet

Apesar de grande parte das compras de smartphones ainda ocorrer nas lojas físicas, a maior parte do processo de decisão acontece na internet. Isso pode ser confirmado por uma pesquisa realizada pelo Grupo Kantar. Os dados mostram que 79% dos consumidores que compraram seus smartphones em lojas físicas passaram por touchpoints online.

A pesquisa ainda indica que há a tendência de que as pessoas pesquisam cada vez mais antes de comprar. E isso é ainda mais relevante nos produtos mais caros. Outro ponto importante é que e 2012 a 2017 o número de pesquisas por unidade de smartphone vendida cresceu 117%.

Onde os consumidores buscam informações sobre os smartphones?

Para a maioria dos compradores de smartphones, o Google é a melhor opção como assistente nessa jornada. Dados apontam que 6 entre 10 consumidores afirmam ter usado alguma plataforma Google no processo de decisão de compra.

Pode-se dizer então que o Google é o touchpoint mais usado. Mas outros também são consultados na hora da compra, como: recomendação, loja física, experiência anterior com o produto, etc.

Os consumidores, em sua maioria, usaram o Google para encontrar diferentes modelos de smartphones. Eles ainda comparam preços e encontram informações técnicas sobre os modelos.

Como aproveitar as oportunidades dos touchpoints online?

A jornada do consumidor é omnichannel, então a sua comunicação também precisa ser. Ou seja, a sua marca tem que se fazer presente no maior número de etapas do processo de decisão de compra. Assim, terá maior chance de conversão em vendas.

Papel da loja física na jornada do consumidor

Quando o consumidor vai até a loja física, ele confirma toda a informação coletada online. E posteriormente, se tudo der certo, fecha a compra e leva o produto pra casa. Por isso, é essencial estar presente durante a jornada de pesquisa.

Uma dica importante é cadastrar a sua loja o Google Meu Negócio, garantindo que seja facilmente encontrada quando os consumidores buscarem seu produto.

Conexão com a verdade das pessoas

Para os consumidores já não existe distinção entre online e offline. Então as marcas que buscam ter um diálogo duradouro com o cliente, precisam se conectar com a verdade das pessoas.

E quando falamos do momento de escolher um smartphone essa ajuda pode vir como um conteúdo de alta relevância. Isto é, que consiga responder as dúvidas do comprador da forma mais completa e pessoal possível.