Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Growth Hacking: dicas para aplicativos
Avalie este post

Você tem a certeza de que seu aplicativo está auxiliando na geração de leads e clientes para o seu negócio? Caso a sua resposta seja não, iremos te apresentar o conceito de Growth Hacking. Esse conjunto de técnicas tem o objetivo de “hackear” o crescimento de uma empresa. Ou seja, ela é excluída da curva linear (crescimento tradicional) e inserida na curva exponencial.

Este termo surgiu em 2010, com o intuito de utilizar técnicas de marketing e engenharia para obter um crescimento baseado em métricas. Apesar de ser algo relativamente novo no Brasil, nos últimos anos, várias empresas têm usado essas técnicas em busca de crescimento.

O que é Traction?

Traction refere-se ao crescimento da sua startup. Todos sabemos que além de produtos, você precisa de clientes. E como consegui-los? Como primeiro passo, é necessário que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento de produtos e a geração de leads e usuários, isto é, a tração. Você deve investir 50% do seu tempo em cada uma dessas atividades.

Como utilizar as técnicas de Growth Hacking para gerar tração?

Separamos algumas técnicas para te auxiliar a gerar tração e crescimento para o seu aplicativo. Veja a seguir:

Observe as taxas de conversão do seu funil

Primeiramente, monitore o seu funil de conversões. Comece obsevando a relação entre o número de visualizações do seu aplicativo com o número de downloads. Depois, compare com os acessos e as vendas. Para aumentar a porcentagem de conversão, analise os comentários e avaliações dos usuários. 

Trace metas

Com o monitoramento dessas taxas você terá mais facilidade em traçar metas e alinha-las com os objetivos da sua startup. Posteriormente, acompanhe a evolução dos downloads e das avaliações do seu app. Além disso, meça o tempo de vida dos usuários dentro do aplicativo e o custo de aquisição por usuário. Outros pontos relevantes são a taxa de desinstalação do app e os canais de aquisição de downloads (orgânicos ou pagos).

Otimize para as lojas de aplicativos (ASO)

Não esqueça dos algoritmos de ranqueamento de cada App Store. Para aumentar os resultados com seus consumidores, é válido utilizar a técnica de otimização ASO (App Store Otimization). Se quiser conhecer um pouco mais sobre essas estratégias de posicionamento, nós apresentamos aqui os fatores essenciais para te auxiliar.

Garanta call-to-actions eficientes

Insira CTAs que instiguem os usuários a clicar e que os levem a ter ações relevantes. Vale utilizar verbos no imperativo, porque como indicam ordens ou pedidos, eles aumentam as taxas de cliques.

Apresentamos aqui algumas técnicas que podem te ajudar a criar estratégias que funcionem para o seu modelo de negócio. Para trabalhar com Growth Hacking você deve sempre visar o aumento de usuários e de tração.

E então, está preparado para gerar crescimento ao seu aplicativo?