Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Lançamento de aplicativo: como saber o momento certo de lançar
5 (100%) 1 vote[s]

O lançamento de aplicativo é uma das etapas mais esperadas para quem resolve apostar em um app. É um passo bem grande, e se não houver planejamento, há chances de ser um fracasso. Mas como saber em que momento o app está pronto para ser lançado?

Para sanar essa dúvida, hoje iremos trazer os requisitos básicos que o app possa estar nas mãos dos usuários. Afinal, para ter um lançamento impactante, é preciso seguir alguns passos essenciais.

Porém, antes de tudo, vale relembrar as principais etapas do desenvolvimento até chegar na fase do lançamento de aplicativo.

Etapas do desenvolvimento de apps

Planejamento

Essa é a etapa que dá início ao processo de desenvolvimento.

Neste momento, é criado o escopo, isto é, o conjunto de informações que definem os objetivos do app.

Assim podem ser identificadas suas funcionalidades, e ainda, serem criados protótipos para validar o projeto e o design.

Por esses motivos, o planejamento é uma fase de extrema importância, visto que o funcionamento e gerenciamento do aplicativo dependem dessa etapa.

Desenvolvimento

Com tudo planejado, inicia-se a parte técnica do projeto, que começa a sair do papel e ganha vida.

Essa etapa prática demanda um pouco mais de tempo se comparada com as demais.

Testes

Com o aplicativo desenvolvido, é necessário que sejam realizados alguns testes. Assim, o app pode ser lançado sem bugs.

Nesta etapa o usuário também avalia o aplicativo para que possa medir a sua satisfação.

É recomendado que os testes sejam realizados por cerca de 1 mês.

Lançamento de aplicativo

Finalmente, é o momento do lançamento de aplicativo no mercado.

Ele é publicado nas principais lojas de aplicativos, como a Google Play e a Apple Store. Para que a publicação seja validada é necessário que atenda as políticas de cada loja.

Além disso, é aconselhável que seja realizada a otimização ASO, que já comentamos aqui, para que o app melhore o seu posicionamento.

Mas, como comentamos, para chegar no lançamento de aplicativo, é essencial que você faça um check-list. Somente assim terá a certeza de que é momento ideal para lança-lo.

Objetivo, nome, palavras-chave e descrição

Um fato é que todo app tem um nome, certo? Para facilitar que o seu aplicativo seja encontrado, pesquise nas lojas do Google e da Apple se já existem outros apps com o mesmo nome.

Pense também na descrição do aplicativo, pois ela é relevante nas buscas pelo app. Se você tiver uma descrição atrativa e clara, com certeza atrairá mais usuários.

Mais uma técnica que garante mais visibilidade do aplicativo na app store é a palavra-chave. Aqui, o importante é se focar em uma palavra-chave que com bom volume, relevância e que não tenha muita concorrência. O segredo na para definir a palavra é se perguntar: qual palavra meu usuário escolherá para buscar o app?

Todas essas dicas estão relacionadas com as técnicas de ASO.

O ASO ou App Store Optimization é um método usado para melhorar a visibilidade de um aplicativo nas app stores. Em termos práticos a função principal do ASO é garantir o melhor rankeamento possível nas lojas especializadas para usuários mobile.

Mas porque é tão importante melhorar o posicionamento do app nas lojas? Bom, quanto mais o aplicativo for visto, mais chances ele tem de ser baixado pelos usuários, não é mesmo?

Então a principal função do ASO é: melhorar a visibilidade e rankeamento do app para gerar maiores taxas de downloads. Afinal de contas, é a taxa de conversão em downloads que determina o nível de sucesso alcançado pelo app.

Para saber mais sobre esse método, você pode conferir o nosso guia definitivo para melhor o ASO do seu aplicativo.

Estrutura e funcionalidades do app

A estruturação de um app não é nada fácil.

Primeiramente, você precisa avaliar suas funcionalidades e os recursos que serão disponibilizados aos usuários.

Além disso, é essencial que você pense na navegação e UX.

Esta etapa tem sua importância porque nem as melhores estratégias de marketing irão garantir que o seu produto seja um sucesso, se ele não atender as expectativas dos usuários.

Um app de qualidade não é só aquele que foi desenvolvido de acordo com os melhores padrões. Esse fator é importante, mas será inútil, caso o app não resolva o problema do usuário. Por esse motivo uma boa estrutura e funcionalidade são imprescindíveis para um bom lançamento de aplicativo.

Design e imagens

Dificilmente você encontrará alguém que goste de utilizar um app que possui imagens distorcidas. Ou ainda, com cores e imagens ruins.

Por isso, o design do seu aplicativo também tem sua importância na hora do lançamento.

Caso você não possua habilidades para projetar um design excelente, aposte em ferramentas disponíveis na internet.

Configurações básicas

Outro ponto importante a se avaliar antes do lançamento de aplicativo é com relação às configurações.

Por exemplo: o seu app vai ter login? Quais informações do usuário você vai solicitar?

Aqui é importante definir as opções de acesso do aplicativo.

Para isso é relevante considerar a real necessidade de obrigar ou não o usuário a inserir seus dados. Avalie se isso pode prejudicar a vontade da pessoa em realizar o cadastro.

Caso queira informações mais detalhadas sobre os acessos no app, você pode configurar o Google Analytics.

Fase Beta

Quando o MVP ou uma fase mais completa do app estiverem prontos, vale a pena testar o aplicativo com usuários reais.

Isso permite que o app seja testado por diferentes pessoas com dispositivos distintos. Desta forma você consegue localizar inconformidades e ter um feedback sobre possíveis falhas.

Tráfego qualificado

Antes do lançamento de aplicativo é preciso pensar no tráfego do seu app.

Afinal, quanto mais downloads, melhor, não é mesmo? Na realidade não.

O número de instalações do app pode indicar sim sucesso. E isso pode ser usado como métrica.

Porém, do que vale um grande número de downloads, se o app fica somente um dia no celular dos usuários?

A retenção também precisa trabalhada constantemente desde o lançamento. Por isso é importante lançar o app, com isso definido.

Para garantir que o seu app permaneça no smartphone do seu público, é preciso conquista-lo. E para isso, é essencial selecionar quais usuários vão encontrar o seu app.

Uma das melhores formas de selecionar o público é por meio da técnica de ASO, que comentamos anteriormente.

Estratégia de lançamento de aplicativo

Um bom lançamento de aplicativo não é o suficiente para garantir o seu sucesso.

É fundamental que ocorra uma boa estratégia de divulgação. Somente assim o usuário conseguirá perceber o valor de manter o app instalado no smartphone.

Uma maneira de ter bons resultados no lançamento de aplicativo é através da segmentação do público alvo. Além disso, vale mapear as ações que serão executadas. Desta forma tudo estará pronto a tempo.

É muito importante que as imagens de divulgação, os materiais para cada plataforma, os releases para blogs e portais já estejam prontos antes do lançamento.

Invista também na escolha de bons formadores de opinião para falarem sobre o seu app. Crie vídeos falando do lançamento de aplicativo para explicar o seu produto.

Não esqueça que todos os dias são lançados inúmeros aplicativos. Por isso, você precisa de destacar.

Publicação

Depois de planejar a etapa de lançamento de aplicativo, chegou o momento de publicar o seu app!

Publicação Google

A publicação no Google é mais simples do que a da Apple, e mais pessoas utilizam Android. Por isso falaremos primeiro dela.

Primeiramente você precisa configurar o Google Firebase. Depois é necessário criar uma conta de desenvolvedor no Google Play (custa US$25).

O processo é bem simples, basta ficar atento às informações que serão inseridas na hora de publicar.

Todo o processo dura em torno de 6 horas, desde o começo da configuração até estar disponível na loja.

Publicação Apple

Depois da publicação no Google, chegou o momento de publicar na Apple.

Esse processo é um pouco mais complexo e exige programação.

A Apple cobra US$99 por ano para manter uma conta de desenvolvedor ativa.

Apesar de ser mais complexo, a Apple oferece um efeito de seriedade ao app. Isso porque os usuários normalmente confiam mais em aplicativos que estão nas duas lojas.

Não esqueça do pós!

Já comentamos que o número de downloads pode ser utilizado como métrica para avaliar o sucesso do aplicativo. Mas não é o suficiente. Você precisa manter uma base de usuários ativos.

Suporte qualificado

Depois da instalação, alguns usuários podem entrar em contato para tirar dúvidas e entender como funciona o app. Por isso, é imprescindível que você invista em um atendimento e suporte qualificado. Esse pode ser o ponto crucial para que o usuário continue utilizando o app.

Gestão e melhorias contínuas

Além disso, é essencial que você ofereça novas funcionalidades e pense na melhoria contínua. Afinal, os usuários buscam por novidades.

Uma boa maneira de avaliar as possibilidades é acompanhar as métricas durante e após o lançamento. Isso possibilita a criação de alternativas e a mudança na direção em tempo hábil, sem o desperdício de recursos.

Lembre-se que atualizações contínuas podem significar que o app se preocupa com a usabilidade e com os benefícios que garante ao usuário.

Busque sempre evoluir o seu produto.

Alimentar o tráfego e aprimorar a visibilidade

Busque o desenvolvimento de ações que tragam novos usuários. Mas não esqueça que é essencial garantir que eles retornem ao seu app.

Por isso, aposte em ações nas redes sociais, e considere serviços de e-mail marketing para divulgar o aplicativo.

Além disso, não esqueça de responder os comentários e avaliações dos usuários nas lojas de aplicativos. Ao responde-los, você saberá o que eles pensam sobre o app. E o mais interessante: os algoritmos do Google e da Apple dão preferências para aplicativos com avaliações respondidas.

Notificações push

As notificações push são indiscutivelmente necessárias para os apps.

Envie notificações push para manter seus usuários atualizados e ter uma comunicação direta com eles.

O ideal é que você crie valor enviando uma notificação. Por isso, evite enviar centenas de notificações para o usuário.

A melhor opção é apostar no envio segmentado ou até individual. Assim você personaliza a campanha e aumenta as chances de o usuário clicar na notificação.

Resumindo, para realizar o lançamento de aplicativo é essencial planejar e desenvolver uma boa estratégia de divulgação!

Conte com a MEGA

Se você está pensando em desenvolver um aplicativo para sua empresa, saiba que pode contar com a MEGA.

A Megaleios é uma empresa moderna e apaixonada por tecnologia, que conta com os profissionais mais capacitados.

Você pode encontrar aqui os principais serviços para tirar a sua ideia do papel.

Temos know how e experiência para desenvolver um app de acordo com suas necessidades e ideias.

Seja um aplicativo interno, para facilitar processos, um app para relacionamento com seu cliente…

É só entrar em contato com a gente.

Certamente vamos encontrar juntos, a melhor opção para o seu negócio.

De uma coisa, tenha certeza, você encontra aqui na MEGA a melhor solução para a sua empresa.

Venha tomar um café conosco e falar mais sobre suas ideias!