Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Há muito tempo os especialistas em tecnologia apontam sobre o crescimento do uso dos dispositivos móveis e qual seria o impacto desse comportamento no consumo moderno. Hoje, existe no mundo cinco vezes mais smartphones do que desktops e os aparelhos móveis são consultados, em média, 150 vezes por dia. Os usuários fazem quase tudo pelo celular, seja troca de mensagens, pesquisas, leituras, assistir vídeos e outros.
Para termos uma ideia da dimensão do poder dos dispositivos mobile, o Paypal tempos atrás recebia algo em torno de $10 Milhões de dólares em pagamentos via mobiles, por dia! Em 2016 o site espera movimentar cerca de $31 Bilhões! As perspectivas globais são enormes, segundo o google, 53% das buscas no Brasil utilizando o Google Search sejam realizadas em dispositivos móveis.

Mobile first

Inicialmente, uma empresa busca o site responsivo para se tornar acessível a todos os públicos. Entretanto, com os novos modelos de busca e de perfil de usuários, tornar um site criado para desktop para um acesso mobile, não o torna, necessariamente, natural ao usuário móvel. Devido esse fator, há alguns anos, tem-se investido em uma nova metodologia de desenvolvimento de sites conhecida como mobile first.

O que é mobile first?
O Mobile First, é a ideia que comecemos a desenvolver e planejar projetos web, desde um pequeno site até um grande sistema, primeiramente para dispositivos móveis e somente depois para desktops/notebooks, ou seja, pensar primeiramente em mobile. O conceito visa que o usuário tenha somente acesso ás principais informações do site e direcionadas, essencialmente, para a plataforma que é usada para a navegação.
Todavia é importante frisar que não é porque os objetivos do acesso são diferentes nas plataformas web e mobile que somente um tipo de usuário deve ser priorizado. O importante é que a navegação seja intuitiva, independentemente do meio utilizado.
O que metodologia Mobile First confirmou foi a teoria que desenvolvedores e designers já apontavam: adequar o mobile ao desktop acrescenta experiência em ambas as plataformas, já quando adequamos o desktop ao mobile não oferece à navegação no smartphone toda a dinâmica desejada.

Por que optar por mobile first?

As decisões de compra dos usuários estão cada vez mais centradas nos momentos decisivos para a venda, se o site não oferecer uma experiência boa, principalmente pelo smartphone, o momento pode ser perdido e a empresa não conquistar o cliente. Além disso, para que o consumidor efetue essas compras é necessário que a plataforma passe segurança e praticidade.

A jornada do comprador também é mais influenciada pelo celular. 53% das buscas realizada hoje são feitas através dos celulares, por isso para que esse recurso seja plenamente satisfatório é imprescindível que, ao entrar no site, o cliente tenha uma experiência positiva.
Além do mais, as capacidades técnicas são mais interessantes, já que com os mobiles você tem a possibilidade de utilizar acelerometro, GPS, multitouch, giroscópio e etc. Isso amplia a experiência do usuário para um patamar que o desktop nunca terá.

A verdade é que as configurações e dispositivos para mobiles estão tão modernos quanto os dos desktops, além do hardware está muito mais ágil. E o principal ponto: Existe um número gigante de usuários utilizando estes dispositivos, isso os torna potenciais visitantes e claro, compradores. Porque desperdiçar esta chance de crescimento? Entre em contato conosco e descubra a melhor forma da sua empresa não ficar de fora dessa oportunidade de mercado.