Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Antes de desenvolver uma aplicação para um app mobile, é fundamental que se tenha conhecimento sobre as linguagens de programação.  Quando se trabalha com o desenvolvimento de apps mobile, um dos objetivos principais é sempre atingir o maior número de plataformas possíveis. Por isso, os programadores precisam ser profissionais com alta flexibilidade e capacidade de resolução de problemas.

As 5 principais linguagens de programação mobile

Desde que o  planejamento de um app se inicia até à sua distribuição, os profissionais envolvidos no projeto precisam lidar com diversas APIs, plataformas e frameworks. Para que o aplicativo tenha o sucesso esperado, o uso de uma boa linguagem de programação é indispensável!

As principais linguagens de programação oferecem uma enorme base de códigos abertos, bibliotecas e frameworks que tornam o trabalho dos programadores e desenvolvedores mais fácil. Cada uma dessas linguagens são escolhidas e utilizadas em diversos projetos para solidificá-los no mercado. Além disso, funcionam como um recurso extra para ajudar o seu código a rodar mais rapidamente, sem a necessidade de ajustes interminável e otimização.

Para te ajudar a conhecer um pouco sobre esse assunto, separamos as 5 principais linguagens de programação mobile, confira:
Java
Atualmente é a linguagem mais usada pelos profissionais ao redor do mundo. Indicado para objetos, a linguagem Java é bem flexível, além de ter a facilidade de ser executada tanto em uma janela de navegador quanto em aparelhos sem browser.
Outra coisa que faz a linguagem Java ser uma das favoritas é a sua capacidade multiplataforma, onde um código pode ser executado em sistemas Android e Windows. No Brasil, especialmente, esta linguagem é muito interessante pois com o SO nos smartphones e tablets, uma plataforma integrada é quase indispensável.

Python
O Python é uma linguagem simples e bem didática, é uma boa indicação se você ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto.
No entanto, é muito utilizada até mesmo por profissionais que já estão há anos no ramo, pois permite resultados excelentes apesar da sua simplicidade. Não é á toa que está presente em dois dos web app mais populares do momento,o Instagram e Pinterest.
Objective-C
A linguagem Objective-C ou Obj-C, foi muito utilizada pela Apple enquanto a C++ era a moda. Desenvolvida a partir da linguagem Smalltalk, a Obj-C tem mais foco em funções gráficas e de exibição. É a base original dos aplicativos feitos para iOS e Mac OS X e orientada a objeto, porém está sendo substituída pela Swift.
Swift
Se você quer focar em aparelhos IOS, aposte na Swift. Recentemente, a Apple divulgou que a Swift será transformada em código aberto. Com isso, a empresa busca aumentar o número de programadores e transformá-la na linguagem mais popular para desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile.
C#
Como o Obj-C é para a Apple, o C# é para a Microsoft. Logo, se você pretende desenvolver aplicativos que englobem o sistema mais popular do mundo se atualizar e incluir a C# na sua lista de linguagens.