Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

No meio profissional é imprescindível que se desenvolva e mantenha uma boa rede de networking, principalmente para quem está começando. Entretanto, não basta apenas conhecer várias pessoas, você deve buscar contato com os profissionais certos. Então, reunimos dicas para te ajudar a ampliar sua rede social de amigos com interesses profissionais semelhantes aos seus.

Como começar uma rede de networking?

Sabemos o quanto é difícil se manter calmo ao iniciar uma conversa com alguém desconhecido. Porém, existem algumas alternativas que tornam um pouco mais fácil o primeiro contato com outros profissionais da sua área.

Esteja atento às conversas

Lembre-se sempre de ser simpático e acessível. Além disso, demonstre que está ouvindo atentamente e com interesse. Uma outra dica é anotar os pontos principais depois que a conversa acabar. Assim, você consegue se lembrar dos detalhes para contatos futuros.

Comente sobre o clima

Pode parecer clichê, mas começar uma conversa falando sobre o clima é uma ótima maneira de quebrar o gelo. Pense que todos normalmente têm as mesmas impressões sobre o tempo. Então, se tratando de um dia bom ou de um dia ruim, é bem provável que a pessoa concorde com a sua opinião.

Elogie o ambiente

Aproveite para comentar sobre o local onde está sendo realizado o evento. Elogie a decoração, o ambiente ou a localização. Iniciar uma conversa com um comentário positivo pode causar uma boa impressão.

Dê ou peça dicas sobre o evento

Pergunte se a pessoa já participou de outras edições do evento. Se for a primeira vez dela, fale sobre os pontos mais interessantes. Ou então, se você nunca tiver ido no evento, peça dicas para que possa aproveitar melhor.

Descubra alguma conexão em comum

Pontos em comum com a outra pessoa pode tornar a conversa mais interessante. Cite livros, personalidades da área, cursos ou empresas. Isso pode aumentar a conexão entre vocês e garantir que a conversa prossiga.

Ofereça ajuda

Se mostrar prestativo, além de ser um ato de gentileza, mostra que você está atento as situações e as necessidades alheias. E ainda, auxiliando o próximo você tem a chance que crescer cada vez mais.

Elogie

Cite qualidades que você realmente admira na pessoa. Pode ser algo que ela escreveu e você achou interessante, por exemplo. Elogios sinceros tornam a conversa mais leve.

Mostre os seus interesses

Aproveite para apresentar seus pontos fortes e características positivas. Mostre o que você tem a oferecer no meio profissional. Assim, você torna mais marcante o primeiro contato.

Outra dica valiosa: qualidade é muito melhor do que quantidade. Então, invista em conversas com pessoas que realmente sejam relevantes para sua rede de networking. E quando estabelecer o contato, valorize-o. Procure mandar e-mails ou mensagens, mas sem ser inconveniente. Tudo deve ser feito na medida certa.