Muitas empresas que estão começando explorar o mercado mobile, acabam ficando em dúvida sobre qual seria a melhor opção na hora de obter sucesso em negócios praticados no ambiente online: “investir em um app ou no site mobile? Ou nos dois?”. Essa decisão dependerá, principalmente, de qual é o seu foco e orçamento. Todavia, é muito importante trabalhar com base em dados que ajudarão a criar um planejamento detalhado que irá conduzir sua empresa durante o período de transição, off para on.
O Brasil, atualmente, é a quinta maior base de smartphones em todo o mundo. Só em 2014, já obtinha mais de 89,5 milhões de dispositivos, que representa 32,4% de todas as conexões por mobilidade em território nacional. Estima-se que até 2017 quase 1 bilhão de pessoas acessarão a internet exclusivamente por dispositivos móveis. Além desses por smartphones e tablets, usuários de Desktops e Laptops também usarão dispositivos móveis para se conectar.
Sendo assim, podemos afirmar que só um site já não é mais o bastante para se conectar com o público, por isso surge a pergunta “Por que investir em um app e não apenas no site mobile?”.
Bem, antes de tudo é necessário expor alguns dados obtidos pela Business Community, através de entrevistas com mais de 500 executivos de empresas presentes em plataformas móveis:
- 81% destacaram que as duas plataformas (app e mobile site) são igualmente importantes
- 61% declararam que o aplicativo tem o melhor custo/benefício
- 81% alegam que os clientes preferem aplicativos
- Aplicativos garantem maior tempo de acesso e maior retorno de usuários
- 61% das companhias apontaram que o app possui mais retorno sobre o investimento (ROI).
Se a sua empresa ou marca que não procura uma interação muito forte com os usuários, um site responsivo ou um site mobile pode ser a solução. Afinal basta um código para todas as plataformas e é compatível com todos os navegadores. Porém essa plataforma não permite nenhum tipo de interação e estratégias mobile, além disso não funcionam em modo off-line e não possui acesso aos aplicativos nativos (câmera, GPS, etc).
Já ao investir em um app, você tem a oportunidade de explorar todos os recursos que os smartphones oferecem (telas sensíveis ao toque, interface, versatilidade e até mesmo a mobilidade sempre à mão), os aplicativos podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, além de:
- Melhor experiência do usuário – o app é mais rápido e mais integrado ao sistema então funciona mais facilmente e com mais eficiência;
- Melhor posicionamento de sua empresa por causa dos upload nas plataformas como o App Store ou o Play Store.
- Tecnologias avançadas de geolocalização sem utilizar a internet como NFC e iBeacon, que permitem impactar seus clientes com uma proximidade incrível
- Estratégias mobile como m-cupom, notificações via push etc.
Enfim, se você busca interações reais e ações impactantes com seus usuários, desenvolver um aplicativo pode ser a solução. Seu negócio ainda não está no mercado mobile? Nós podemos ajudar você! Entre em contato conosco e faça um orçamento.