Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

quais-redes-sociais

Quais as redes sociais ideais para inserir minha marca?

Avalie este post

As mídias sociais são um universo de distribuição e compartilhamento de conteúdo que abrem espaço para a interação dos usuários com as marcas. Mas como fazer para saber quais as redes sociais para inserir minha marca?

Simples, é essencial conhecer as principais mídias sociais da atualidade, bem como seu papel dentro do cotidiano dos usuários e, assim, analisar onde o seu público está.

Quais as redes sociais ideais para inserir minha marca?

Facebook: Lançado em 2004 pelo estudante de Harvard Mark Zuckerberg, o Facebook é, ao lado do Twitter, a mídia social mais importante no relacionamento com o cliente atualmente. Para esta comunicação, as empresas fazem o uso das páginas, onde é possível publicar conteúdos como vídeos, imagens, textos e ofertas, além de responder a comentários, mensagens e avaliações dos consumidores. No Facebook, o usuário também pode “curtir” e compartilhar as atualizações das páginas,

Twitter: O Twitter foi criado em 2006 por um grupo de três programadores, Evan Williams, Jack Dorsey e Biz Stone. No início tinha a ideia simples de usar o formato das mensagens de celular (SMS) para um microblog, ou seja, com publicações sem imagem ou vídeo, apenas textos em 140 caracteres. Com o tempo e as novas exigências do público, o Twitter incorporou as ferramentas que permitem a anexação de imagens e vídeos às publicações. No campo do Marketing, é muito usado pelas empresas e pelas pessoas públicas para interação com os consumidores e fãs.

Youtube: Atualmente de propriedade do Google, o Youtube surgiu em 2005, fruto da criação de três proprietários do PayPal. É a mídia social mais famosa no campo de conteúdo audiovisual e, por sua popularidade, passou a abrir espaço para anúncios de empresas dentro dos vídeos dos usuários gratuitos. O Youtube consiste na veiculação de vídeos curtos através de um “canal” criado pelo usuário ou empresa. É importante registrar que é desta mídia social que surgem os maiores vídeos virais da web, sejam eles pessoais ou, muitas vezes, fruto de ações publicitárias.

Instagram: Um aplicativo social criado por por Kevin Systrom e Mike Krieger em 2010 e virou mania mundial, este é o Instagram. Com o objetivo de compartilhamento instantâneo de fotos com os contatos, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários que possuem um smartphone. Nos últimos 2 anos, as empresas viram nesta mídia social a possibilidade de interagir e se fazer presente no cotidiano dos usuários, mesmo que eles não estivessem na frente de um computador e passaram a adaptar seu conteúdo ao formato do Instagram. Em 2013 o aplicativo foi adquirido pelo Facebook e passou a incorporar também vídeos em suas publicações com o objetivo de competir com o aplicativo Vine, que será apresentado abaixo. Atualmente está em estudo uma maneira de incluir anúncios de marcas e empresas no feed dos usuários.

Foursquare: Assim como o Instagram, o Fousquare também é um aplicativo social. Com base na geolocalização, este aplicativo permite que o usuário faça um check in no estabelecimento onde estiver, avaliando seu serviço, publicando fotografias do local e fornecendo dicas para seus contatos e para as próximas pessoas que ali forem. Desta forma, as empresas com lojas e espaços físicos devem notar a importância de se manter atualizadas com as informações desta mídia social e ainda usá-la para fornecer informações, responder a possíveis reclamações e estar presente.

Vine: Com um formato parecido com o do Instagram, o Vine é um aplicativo social utilizado para o compartilhamento de vídeos curtos de maneira instantânea. Apesar de pouco popular entre os usuários regulares do Brasil, esta mídia social vem apresentando um crescimento significativo e já começa a apresentar suas primeiras webcelebridades, pessoas que ganham popularidade por meio dos vídeos publicados no vine, com milhares de seguidores e que passam a receber os olhares das empresas para a realização de ações publicitárias.

Tumblr: Com um formato híbrido de blog e mídia social, o Tumblr é muito popular entre jovens e tem nas imagens estáticas e nas imagens em movimento (no formato .gif) sua principal fonte de conteúdo, geralmente com muito humor. Nos Tumblrs, é possível seguir um blog, “curtir” e “reblogar” (compartilhar) as publicações. Esta mídia social é muito importante para aquelas marcas que têm como foco o público jovem e a comunicação informal.

Snapchat: Recém surgido no ambiente virtual, o Snapchat é um aplicativo social por meio do qual é possível se compartilhar imagens instantaneamente que não ficarão armazenadas no smartphone do usuário que receber este conteúdo. O usuário que envia uma imagem pode definir por quantos segundos esta imagem ficará disponível e, quem a receber, só é capaz de visualizar o conteúdo enquanto toca na tela. O Snapchat ainda não conquistou muita popularidade na comunicação de marketing no Brasil, mas é importante observar.

Para escolher qual rede social é a ideal para a sua empresa, a Megaleios analisa o potencial e o tipo de usuário de cada uma para, assim, conseguir uma maior proximidade com o seu público-alvo e, claro, produzir o melhor conteúdo para o seu público-alvo.