Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

tv-mobile-2

TV x Mobile: como os dispositivos móveis estão tomando o lugar da televisão no nosso dia a dia

TV x Mobile: como os dispositivos móveis estão tomando o lugar da televisão no nosso dia a dia
5 (100%) 1 vote[s]

Atualmente um fato vem despertado o interesse de publicitários e profissionais de marketing, a chamada geração  Z,  pessoas com  menos de 20,  está deixando  de assistir à televisão, causando a batalha do século: TV x Mobile. Ao contrário das gerações passadas, esses jovens não elegem mais como ídolos os atores e atrizes globais. Eles tem como referência o que está em alta no mundo online, em aplicativos como YouTube e séries no Netflix.

Segundo uma pesquisa realizada pela Miner & Co Estúdio com cerca de 800 pais, 57% dos entrevistados afirmam que seus filhos preferem assistir a qualquer conteúdo nos aplicativos mobiles, exceto o televisor.  Para os responsáveis pela pesquisa, podemos apontar a Internet como uma das responsáveis por essa mudança comportamental nos jovens, já que os smartphones e tablets já são a primeira tela para uma parcela considerável da população, o segundo passo é torna-los ferramentas de disseminação usuário para usuário.

TV x Mobile: como os dispositivos móveis estão tomando o lugar da televisão no nosso dia a dia

 

TV x Mobile: Transmissões ao vivo

Um fato que vem criando ainda mais força para os dispositivos mobile é o fenômeno das transmissões de vídeo ao vivo via web iniciada com o Periscope. Essas transmissões abriram as portas para o que se nomeou de Nova TV, segundo o AdNews. Grandes empresas do mundo online, como o SnapChat e o Facebook Live, já aplicaram essa receita aos seus aplicativos e estão entre as mais recentes e bem sucedidas ações de engajamento online. Através dessas aplicações, qualquer pessoa com um celular conectado à Internet pode transmitir em tempo real suas atividades para quantos seguidores estiverem dispostos a assistir.

TV x Mobile: Serviços de streaming

A ascensão do mobile está gerando mudanças notáveis em relação ao público que anteriormente se informava via TV. Atualmente, quantas pessoas não preferem assistir filmes e séries via streaming (como Netflix) do que pela TV aberta? Quantas famílias estão trocando a assinatura da TV a cabo com 500+ canais por um plano mais restrito, mas com um pacote de Internet robusto? Qual é o motivo de as operadoras estarem tentando mudar as regras da banda larga fixa no Brasil?

Para termos uma ideia da força das novas mídias, em todo o mundo a Netflix já possui cerca de 65 millhões de assinante. Estima-se que desse valor, 2,5 milhões de assinaturas sejam brasileiras, o que deixaria o Brasil em quarto lugar entre os países que mais têm consumidores da plataforma. EUA, Canadá e Reino Unido detêm as primeiras posições do ranking.

Isso significa que se Netflix fosse uma operadora de TV paga, ela seria a terceira maior do mercado brasileiro, ficando atrás apenas de NET e Sky.

TV x Mobile: Vantagens dos apps sobre a televisão

Segundo especialistas, algumas vantagens dos aplicativos mobile em relação a TV são :

  • Atualmente os consumidores estão a procura de conteúdos  que permitam  uma personalização ao seu gosto e desejo, os conteúdos online oferecem isso de uma maneira mais fácil e prática, ao contrário da TV .
  • O conteúdo acessado através de mobiles  é uma opção interessante também para quem viaja muito, pois pode ser acessada em smart tv, smartphone, videogame, computador, tablet, etc. Basta fazer seu login no dispositivo.
  • Não existem tem propagandas  em conteúdos online, o usuário escolhe quando pausar o filme ou se quer assisistir a tudo de uma única vez. Muitos consumidores acham errado a tv por assinatura ter comerciais, considerando que é um serviço pago.
  • Além disso, um dos principais atrativos para os consumidores é o preço da assinatura online em comparação as oferecidas pelas empresas de TC a cabo.  Enquanto preço da tv a cabo pode ser considerado alto para alguns, o streaming oferece valores mais populares.