Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Estratégias para Mobile Commerce: porque investir nelas

Estratégias para Mobile Commerce: porque investir nelas

Avalie este post

Com a expansão das aplicações mobile, uma nova modalidade de comércio surgiu: o mobile commerce, ou m-commerce. Se essa é a sua área, esse artigo sobre Estratégias para Mobile Commerce foi feito para você.

Não tem como negar que vivemos em um mundo cada vez mais digital. Nos dias de hoje é comum que façamos uso da tecnologia digital nas mais diversas atividades do nosso dia-a-dia. Com o avanço da tecnologia e a utilização de smartphones nos deparamos com uma realidade cada vez mais mobile.

Através desse comércio mobile, os usuários podem realizar suas comprar através de seus dispositivos, o que torna o processo de aquisição de um produto ainda mais fácil.  A verdade é que os consumidores digitais passaram por uma mudança nos seus hábitos.

E o grande destaque alcançado pelo m-commerce se dá pela sua capacidade de substituir as compras realizadas pela internet tradicionais. É a praticidade oferecida pelos dispositivos móveis que faz com que esse mercado esteja se expandido cada vez mais. Mas o mercado mobile também tem seus desafios.

Para aproveitar essa expansão mobile, são necessárias estratégias para Mobile Commerce bem focadas e planejadas. Afinal, a qualidade das estratégias para Mobile Commerce será determinante no sucesso alcançado pela empresa.

Por esses motivos, apresentaremos para você algumas dicas de como montar suas estratégias. Mas antes, vamos aprender um pouco mais sobre o Mobile Commerce e entender porque é viável investir nesse mercado.

O que é o Mobile Commerce?

O Mobile Commerce é aquele que realiza todas as transações de uma atividade comercial através de dispositivos móveis. Com o uso de smartphones, o consumidor consegue realizar a compra de produtos e a contratação de serviços. Nesses dispositivos mobile, o consumidor contará com a praticidade dos aplicativos que permitem acesso às lojas virtuais.

O Mobile Commerce surgiu como uma evolução ao e-commerce tradicional. Com a utilização de aplicativos mobile é possível concretizar as compras sem a necessidade de acesso a um desktop.

Além da praticidade oferecida, o Mobile Commerce se beneficia da interatividade com as redes sociais para aumentar suas vendas. As aplicações mobile permitem aos usuários interagir com os demais e compartilhar suas experiências de compra. E esse compartilhamento possibilitado pelo Mobile Commerce faz com que seja mais fácil atrair novos clientes.

Como vimos, o principal atrativo do m-commerce é a sua utilização nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao utilizar esses dispositivos o consumidor pode optar por realizar suas compras por meio de aplicativos ou site da empresa.

Mas não basta atrair consumidores para o aplicativo e não entregar para ele uma boa experiência, certo?

Por isso é preciso desenvolver boas estratégias para Mobile Commerce. Sabe por quê? Para que a compra seja efetivada, é preciso um ambiente mobile adaptado para proporcionar a melhor experiência de compra possível. As estratégias para Mobile Commerce devem ser voltadas para o desenvolvimento de um app eficiente e com boa usabilidade.

Mas afinal, porque é vantajoso investir em estratégia para Mobile Commerce? Quais os atrativos desse mercado?

Por que investir em estratégias para Mobile Commerce

Como vimos, para o sucesso nesse ramo é necessário adotar boas estratégias para o Mobile Commerce. Essas estratégias podem ser vistas como uma barreira para aqueles que pretendem entrar nesse mercado

É verdade que o mercado mobile pode ser desafiante para aqueles que não possuam boas estratégias. Mas porque é viável encarar esse planejamento para entrar no m-commerce? Bom, antes de qualquer coisa, vejamos alguns dados que comprovam o quanto o mercado mobile é atrativo.

Atualmente o Brasil é o 4º maior mercado de celulares do mundo e estima-se que 9 em cada 10 brasileiros já tenha um celular. Isso indica a grande demanda que o m-commerce possui no país. Além disso, estudos apontam que o smartphone é o principal meio de acesso à internet no Brasil. E que em 80% das casas com acesso à internet os smartphones são utilizados para realizar o acesso.

Já pensou no tamanho da demanda de compras por dispositivos mobile gerada no país?

Pois é, dados apontam também que em 2016, 30% das compras foram feitas a partir de smartphones e que 63% dos usuários considera mais fácil usar essa ferramenta para realizar suas compras.

Os números são bastante atrativos, não é mesmo?

Através desses dados fica fácil entender porque o m-commerce tem apresentado um crescimento muito maior do que o e-commerce. Não bastassem os dados, separamos para você mais algumas vantagens de investir em estratégias para o Mobile Commerce. Vamos conhecê-las agora.

1- Oferecer soluções em múltiplos canais

O padrão de consumo do consumidor moderno mudou ao longo dos tempos. Atualmente eles prezam por estarem presentes em múltiplos canais ao mesmo tempo, e usam o smartphone como base de referência. Ou seja, ainda que possam, e de fato visitem as lojas físicas e o sites, os consumidores prezam por contar com o aplicativo daquela empresa.

Por isso a formulação de estratégias para Mobile Commerce é tão importante nesse ramo. É preciso integrar de forma eficiente os diversos canais disponibilizados pela empresa.

2- Melhor segmentação do público

O m-commerce tem uma grande vantagem em relação à outas modalidades de compra. Qual seria essa vantagem? Quando as compras são feitas pelo smartphone, é possível acessar dados que ajudam a mapear o comportamento dos clientes.

Esse tipo de informação permite uma melhor segmentação do público e com isso estratégias para Mobile Commerce mais precisas. No mundo dos aplicativos, o acesso a dados e estatísticas representa uma enorme vantagem, pois permite um melhor posicionamento.

3- Proximidade com os consumidores

Outra grande vantagem de usar smartphones para a venda de produtos e serviços é ter acesso à localização dos consumidores. Através dessa funcionalidade é possível saber se o cliente visitou ou passou próximo a uma loja física da marca. Com isso, é possível enviar a ele notificações ou promoções no timing exato para conseguir mais vendas.

Essa interação direta com o cliente pode representar uma grande vantagem no momento de realizar as vendas. Mas para que as notificações enviadas para o consumidor sejam eficazes, é preciso estabelecer boas estratégias para Mobile Commerce.

4-  Possibilidade de comprar 24 horas por dia

Mais uma vantagem do m-commerce é a possibilidade do consumidor realizar suas compras a qualquer hora do dia. Através dos dispositivos mobile ele não tem a necessidade de ir até lojas físicas.

Além disso, o uso dos smartphones permite que ele compre sem precisar de um computador para acessar o e-commerce. Com essa facilidade, o cliente efetua suas compras 24 horas por dia, o que melhora as taxas de vendas concretizadas.

5-  Mais credibilidade e profissionalismo

Desenvolver um app com boas estratégias para Mobile Commerce sinaliza para os consumidores mais força e credibilidade. Permitir acesso a todas informações da loja pelo app gera no cliente um sentimento de profissionalismo credibilidade. Ao notar que alguma loja ou marca oferece aos usuários um app é gerada uma visão de confiabilidade aos clientes.

Bom, está claro que investir em estratégias para Mobile Commerce é um ótimo negócio, não é mesmo? Para te ajudar no desenvolvimento das suas estratégias, vamos apresentar algumas dicas que podem facilitar sua vida.

6 estratégias para Mobile Commerce que vão alavancar seus resultados

1- Ofereça um Mobile Commerce com design responsivo

Uma das estratégias para Mobile Commerce mais valiosas é se preocupar sempre com a experiência do usuário. Se você deseja desenvolver um app para permitir que seus clientes tenham acesso aos seus produtos e serviços, é preciso estar atento a qualidade de navegação que irá oferecer para ele.

Mas como potencializar a experiência do usuário e garantir fluidez na sua navegação?

A resposta é se oferecer a ele um m-commerce com design responsivo. Mas o que seria isso? Um design responsivo significa desenvolver um layout específico, que se comporte bem em smartphones e tablets. Com isso, a sua navegação será facilitada e garantirá ao usuário facilidade para encontrar o que procura.

Um erro cometido pelas empresas que entram no m-commerce é fazer adaptações no seu layout de e-commerce. O que acontece é que, os modos de navegação no celular e no computador são muito diferentes. Por isso uma das estratégias para Mobile Commerce deve ser a criação de um layout exclusivo para o ambiente mobile.

Uma boa experiência pode ser conseguida com alta definição de imagens, informações relevantes e arquitetura de fácil navegação. O design responsivo é tão importante entre as estratégias para Mobile Commerce que existem empresas que já adotam a metodologia do mobile first.

Ou seja, para desenvolver o e-commerce primeiro é definida a versão mobile para depois dar inicio a versão desktop.

2-  Desenvolva anúncios direcionados para smartphones

Outra dica para as estratégias para Mobile Commerce é desenvolver anúncios direcionados exclusivamente para os smartphones. Afinal, se o foco são os aparelhos mobile é preciso desenvolver publicidade especificamente para eles.

Nos dispositivos mobile é possível criar e direcionar anúncios segmentados diretamente para o público mobile. Assim, existem mais chances de despertar o interesse dos usuários dos apps.

3- Aposte na geolocalização

As estratégias para Mobile Commerce não podem deixar de aproveitar uma das melhores funcionalidades dos dispositivos móveis: a geolocalização. Por meio dessa funcionalidade é possível integrar a loja física com o celular dos clientes.

Com isso, é possível desenvolver ações de marketing de proximidade. Mas o que seria isso?  Através da localização do usuário é possível analisar quais lugares frequenta e os produtos que visita na sua loja física. Dessa forma fica mais fácil personalizar as notificações e promoções que serão enviadas para ele!

4- Invista em um QR Code

Através dos QR Codes é possível relacionar uma campanha off com o online trabalhando com um simples código. Mas o que são os QR Codes? Eles são códigos que ao serem scaneados no mobile direcionam o usuário para o link presente nele.

Esta é uma ótima forma de integrar uma peça impressa, por exemplo, revistas e jornais, com o seu m-commerce. Mas para colocar o QR Code entre as estratégias para Mobile Commerce é preciso ter cuidado.

Como o usuário precisará acessar o celular para scanear o código, é preciso oferece a ele um conteúdo atrativo. Afinal, ele espera que ao realizar essa tarefa, seja oferecida para ele uma boa “recompensa”.

5-  Desenvolva jogos móveis

Os jogos são um grande sucesso no universo mobile. E esse jogos podem  ser utilizados para conseguir maior engajamento e afinidade dos consumidores. A utilização de games para promover uma marca é conhecida com advergaming.

Esse tipo de publicidade permite que o consumidor seja envolvido de uma forma descontraída e divertida. A ideia não é criar simples jogos para smartphones, e sim desenvolver jogos vinculados com o m-commerce.

Vejamos um exemplo de como isso pode ser feito:

Desenvolva um jogo em que conforme passa de níveis o consumidor consegue descontos e vantagens exclusivas. Viu com os jogos mobile são uma ótima dica para você incorporar nas suas estratégias para Mobile Commerce?

6- Agilize a navegação

Para garantir que o seu consumidor terá um bom acesso ao seu m-commerce é preciso garantir a ele uma boa navegação. É preciso garantir que a loja mobile seja ágil o suficiente, mesmo em ambientes com conexões ruins de internet.

Uma das estratégias para Mobile Commerce que deve ser planejada é viabilizar a agilidade de navegação. Priorize um carregamento leve através de redimensionamentos e redução de imagens. Além disso, maior fluidez na navegação pode ser garantida evitando vídeos longos e conteúdos difíceis de carregar.

Entretanto, não adianta priorizar apenas a velocidade da navegação e se esquecer da qualidade do app. Por isso, no momento de estabelecer suas estratégias para Mobile Commerce saiba mesclar qualidade com agilidade.

Depois de entender um pouco mais sobre as estratégias para Mobile Commerce, que tal desenvolver seu aplicativo agora mesmo?

O mundo é cada vez mais mobile e os usuários já sinalizaram que preferem a praticidade que o Mobile Commerce lhes proporciona. A expansão esperada para o m-commerce é otimista, por isso se dedicar a esse tipo de mercado pode significar sucesso. E o primeiro passo para entrar nesse ramo é desenvolver seu aplicativo, não é mesmo?

Como vimos nas estratégias para Mobile Commerce, a qualidade do app desenvolvido tem grande impacto no sucesso alcançado. Por esse motivo, na hora de criar seu aplicativo, você deve procurar uma empresa especializada no assunto.

A Megaleios é uma empresa apaixonada por tecnologia e que vai te acompanhar em todos os processos do desenvolvimento do seu app. Conheça o portfólio da MEGA e entre em contato com a gente! Queremos ser seu parceiro no caminho de sucesso do seu m-commerce.