/ Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar seu app
Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar seu app
Marketing Digital

Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar seu app

O Marketing tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Grande parte dessas mudanças aconteceram em função da expansão do uso da tecnologia. Através da internet, as empresas passaram a dispor de novas formas de abordar e fidelizar seus clientes, uma delas é o Marketing de Conteúdo.

Embora o Marketing de Conteúdo tenha ganhado espaço no cenário, não são todas as empresas que conhecem e fazem uso dessa estratégia nas suas ações de Marketing. De acordo com dados, mais de 70% das empresas adotam o marketing de Conteúdo em suas estratégias.

Estima-se também que grande parte das empresas que não adotam o Marketing de Conteúdo pretendem adota-la futuramente. A grande aceitação do Marketing de Conteúdo é fruto dos bons resultados alcançados por ele.  Segundo os dados, empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads.

Os dados apontam para o sucesso do Marketing de Conteúdo e sua importância para empresas que buscam mais leads e mais visitas em suas páginas. Mas não é só isso, o Marketing de Conteúdo também pode ser determinante para os apps. Vamos entender tudo sobre essa estratégia e suas vantagens.

O que é e como surgiu o Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo pode ser definido como ações que trabalham com temas relevantes para gerar uma conexão com essas pessoas.

O foco da estratégia de marketing de conteúdo é estabelecer proximidade com possíveis consumidores. A razão de ser desse tipo de marketing é fazer com que as pessoas reconheçam a marca ou produto como referência em função dos conteúdos disponibilizados por eles.

Mas o Marketing de Conteúdo não existe apenas para ganhar os reconhecimentos dos clientes. Essas estratégias também ajudam na captação de novos clientes e na elevação das vendas.

Ainda que apresente grandes vantagens, o Marketing de Conteúdo tem seus desafios. Um deles é conseguir ganhar destaque diante da grande quantidade de conteúdos produzidos.

Mas como surgiu o Marketing de Conteúdo? Segundo o Content Marketing Institute (CMI), o primeiro case de Marketing de Conteúdo que obteve sucesso foi da empresa John Deere.

A empresa inovou ao lançar uma revista em 1985 chamada de The Furrow. Através desse conteúdo, a empresa procurou atingir os trabalhadores do campo que tinham interesse em qualificar seus negócios.

Se antes a publicação de conteúdo era feita por meio de revistas e jornais, hoje vivemos em um cenário diferente.  Antes o Marketing de Conteúdo começou off-line, hoje os conteúdos são quase todos online.  Esse tipo de marketing exige adaptação para acompanhar a evolução da sociedade e do seu comportamento de consumo.

Diante da complexidade das estratégias de Marketing de Conteúdo, vamos conhecer um pouco mais sobre a forma como essa estratégia é adotada na atualidade.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Assim como em toda ação de Marketing, no Marketing de Conteúdo é preciso contar com uma estratégia bem arquitetada.  O Marketing de Conteúdo vai além de escrever em blogs ou gerar posts nas redes sociais. Existem vários métodos que geram bons resultados, vamos conhecer mais sobre eles.

  • Blog

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz pode ser a criação de um blog. Ainda que outras estratégias como as redes sociais tenham ganhado bastante espaço, os blogs ainda têm seu lugar.

O blog tem se mostrado um canal de vinculação de conteúdo bastante eficiente. Isto porque permite que sejam apresentados conteúdos mais bem desenvolvidos. Outro ponto positivo de usar os blogs na estratégia de Marketing de Conteúdo é a possibilidade de controlar melhor as ações por se tratar de um domínio próprio.

Como os blogs apresentam bons conteúdos que permitem uma boa otimização SEO, eles podem ser sinônimo de mais tráfego.  Podemos enxergar o blog como a porta de entrada de futuros clientes. Daí a importância de apresentar conteúdos bem desenvolvidos e relevantes.

  • E-mail Marketing

O E-mail Marketing pode ser uma estratégia de Marketing de Conteúdo de sucesso, basta saber utilizá-lo. Esse canal deixou de ser apenas um meio de enviar notificações mensagens, hoje pode ser usado para distribuir conteúdo.

Através dos conteúdos distribuídos por e-mail é possível atrair novos clientes e aprofundar as relações, basta que sejam disponibilizados bons conteúdos. Uma das vantagens desse canal de distribuição de conteúdo é seu baixo custo. Além disso, pode ser um meio ágil e que atende empresas de qualquer porte.

Com o e-mail Marketing é possível separar os contatos por área de interesse, o que ajuda na abordagem aos clientes.  Por exemplo é possível entregar mensagens com as ofertas certas para o potencial cliente, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.

Mas além de divulgação é possível investir em uma estratégia de nutrição de Leads. Ou seja, cada e-mail enviado ajuda a educar e motivar os seus clientes potenciais através de conteúdo sobre o produto.

  • Ebooks

Para aqueles que visam estratégias de produção de conteúdo mais longo, os Ebooks são uma ótima opção. Um marketing de conteúdo pautado nos Ebooks transmite mais confiabilidade e demonstram mais conhecimento para o público alvo.

A produção do Ebook exige mais pesquisa e aprofundamento no assunto, e se destaca por apresentar uma sequência lógica do assunto. Este fator torna mais fácil a absorção do conteúdo pelo público, o que gera melhores resultados.

Outro benefício dos Ebooks é a rápida viralização dos mesmos. Por exemplo, um Ebook divulgado nas redes sociais pode ser atrativo para aqueles leitores que buscam conteúdos mais bem estruturados.

Essa estratégia de Marketing de Conteúdo pode se tornar bastante atrativa em função da sua acessibilidade financeira. Isto porque são relativamente baratos de desenvolver já que exigem pouca infraestrutura. Basta pesquisar e escrever. Por isso são uma ótima forma de começar a apostar no Marketing de Conteúdo.

  • Vídeos

O vídeo é um formato de Marketing Conteúdo que pode ser muito atrativo e gerar muitos resultados positivos para a empresa.  Com a popularização dos vídeos e das plataformas de reprodução, essa estratégia tem ganhado cada vez mais espaço.

Atualmente existe muita facilidade de criar um vídeo não sendo necessárias nem que se possua câmeras profissionais. Podem ser usados celulares para a gravação, por exemplo.

Além de fáceis de produzir os vídeos possuem um alcance impressionante. Estima-se que mais da metade do tráfego mobile é criado por eles. Através deles a interação com o cliente fica mais fluída e próxima, o que gera melhores resultados.

  • Redes Sociais

Podemos dizer que as redes sociais são a grande estrela na hora de apostar no Marketing de Conteúdo. Isto porque são canais multifunções dentro do Marketing Digital. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que as redes sociais servem tanto para atração como para relacionamento e em um cenário favorável, para vendas.

As redes sociais se destacam no Marketing de Conteúdo por diversos motivos. Um deles é seu alcance. Muitas pessoas entendem as redes sociais com o principal meio para consumir conteúdo.

Outro fator que gera destaque para as redes sociais é o preço. É um canal que pode ser usado inclusive gratuitamente para aqueles que não impulsionam suas publicações. Além disso, possui alto poder de viralização. Também é uma forma de contato ente o cliente e a empresa, por mensagens inbox ou pelos comentários nas publicações.

Uma boa forma de usar as redes sociais para espalhar conteúdo é não focar apenas na divulgação de sites ou blogs. Os conteúdos podem ser produzidos diretamente nas redes sociais, mas em formatos diferentes já que elas são multimídias.

Dessa forma é possível apostar em conteúdo de texto, transmissões, vídeos, fotos, gifs e demais opções. Isso dá mais liberdade na hora de criar conteúdo para alcançar a atenção do público.

Mas por onde começar para ter sucesso com o Marketing de Conteúdo?

O primeiro passo para conseguir sucesso com o Marketing de Conteúdo é conhecer seu público e entender quais os canais mais utilizados por ele. Com essa ação o contato com ele fica mais fácil e pode ser melhor direcionado.

Além disso, é preciso focar a estratégia com base no seu objetivo final. Se o objetivo for reconhecimento da marca, ou aumentos das vendas é preciso saber como agir. Mas independente do objetivo, é preciso uma estratégia pautada na qualidade do conteúdo e na interação que gera com o público.

Algumas estratégias e ações podem facilitar na hora da produção do conteúdo. Iremos apresenta-las agora.

  • Abuse do SEO

A otimização é a forma mais rápida e certa de melhorar o rankeamento do conteúdo nos buscadores como o Google.  Quanto mais as práticas de otimização forem usadas, maiores serão as chances do seu conteúdo ser encontrado pelo público.

Mas o que é o SEO?

O search engine optimization é todo tipo de ação que busca melhorar o posicionamento do seu site. Definição de as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio é um exemplo de estratégia de SEO. Saiba mais aqui.

Outra forma de melhorar o rankeamento é o uso de links de referência. Esses links são disponibilizados em outro site. Assim, seu site fica com menção sobre aquele determinado assunto e mostra que é relevante para aquele conteúdo.

Existem diversas ações de SEO que põem ser incorporadas na produção de conteúdo. Busque conhecê-las pois estar bem posicionado nas e pesquisas é sinônimo de maior tráfego e melhores resultados.

  • Utilize as redes sociais

As redes sociais devem ser usadas como uma extensão de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo. É preciso investir em uma boa quantidade de conteúdos e postagens para garantir que o público estabeleça uma relação com marca.

As redes sociais possibilitam que seu público na base seja aumentado, mas também permite que o engajamento aumente fora dela. Por isso, foque nas redes sociais para mais leads e futuramente mais clientes.

  • Aproveite o Funil de Vendas

É preciso saber aproveitar os seus dados pessoais obtidos dos clientes. Estes dados podem ser a chave para conteúdos mais focados no interesse de cada público.

Mas é preciso estar sempre movimentando o funil de vendas. Para isso é preciso que os conteúdos sejam constantemente aprofundados conforme são enviados para os clientes.

E quais as vantagens de apostar em Marketing de Conteúdo para o seu aplicativo?

O Marketing já não é mais o mesmo. Se antes as empresas não deveriam se preocupar com os interesses de seu público, hoje em dia o cenário é diferente. Com o aumento do acesso à informação, a tomada de decisão e o comportamento dos consumidores mudou, se tronando mais seletivo e exigente.

Para se adequar a esta nova realidade, as empresas precisaram reinventar sua forma de fazer Marketing. Hoje em dia é preciso entender quais os tipos de conteúdo seus consumidores se interessam. Também é necessário entender qual o melhor lugar para oferecer esse conteúdo. Por fim é preciso saber o momento correto para oferecer cada tipo de conteúdo.

Conteúdos mais relacionados com o interesse dos consumidores geram um melhor relacionamento com eles. Nesse cenário se tornou essencial priorizar a interação do consumidor com o produto, e também a experiência oferecida a ele.

Quando o assunto são os aplicativos, a lógica é exatamente a mesma. Quanto maior for a interação entre seu aplicativo e seus clientes, mais fieis eles se tornarão ao seu app. E priorizar a interação e a experiência por meio dos conteúdos é determinante para o sucesso do aplicativo.

A fidelização dos usuários do aplicativo pode gerar diversos resultados positivos.  Podemos citar como o principal o aumento nos downloads do seu app. E o aumento da conversão do app se dá em função de diversos fatores.

Quando ocorre maior interação com os usuários, as avaliações positivas na App Store e no Google Play aumentam, com isso o aplicativo passa a ser mais bem visto pelos outros usuários.

Além disso os usuários mais engajados tendem a gerar compartilhamento dos conteúdos envolvendo o aplicativo. Por fim, através do Marketing de Conteúdo e da interação com o público, aumenta a confiança e a credibilidade do aplicativo.

O que podemos concluir sobre o Marketing de Conteúdo para Aplicativos?

Assim como as empresas, os aplicativos precisam se adaptar as novas formas de Marketing que vem surgindo. Apostar no Marketing de Conteúdo permite educar os usuários e conscientiza-los sobre a importância do app em suas vidas.

Através do Marketing de Conteúdo, os aplicativos ganham a confiança dos usuários e se tornam essenciais a eles. Mas para que se tenha sucesso na produção e distribuição de conteúdo é necessário contar com uma estratégia bem definida e que seja totalmente focada na interação com o público.

 

Posts Relacionados

Fique por dentro das últimas da Mega

Conte com a Mega

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.