Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

O ramo de negócios é muito amplo e competitivo e para se posicionar corretamente é essencial encontrar quais os nichos de mercado corretos para atuar. Entretanto, encontrar o nicho de mercado correto pode ser um grande desafio.

Além de escolher nicho de mercado correto é preciso estar atento a novos nichos que podem se adaptar ao negócio e ao seu desenvolvimento. Para aqueles que estão iniciando seus negócios, a escolha do nicho de mercado deve ser encarada como o primeiro passo da estratégia. Isto porque é preciso alocar de forma correta os investimentos a fim de conseguir alavancar a empresa.

Mas a atenção em relação ao nicho de negócios não é importante apenas para os novos negócios. Até mesmo empreendedores experientes e que já tenham atuação em algum nicho devem estar preparados para uma mudança de segmentação. Como o mercado é muito dinâmico e novos nichos de mercado são criados frequentemente.

Além da necessidade de mudança, novos nichos de mercado podem ser considerados para o negócio se expandir para novos rumos.

Diante da importância dos nichos de mercado na saúde dos negócios, iremos apresentar os principais conceitos envolvendo esse tema. Com base nessas informações ficará mais fácil escolher qual dos nichos de mercado é ideal para seu negócio.

Afinal, o que é nicho de mercado?

Nicho quer dizer uma divisão, uma parte de alguma coisa. Quando dizemos sobre nichos de mercado, estamos nos referindo a uma parcela não atendida de algum grupo de consumidor.

Essa parte não atendida de consumidores pode ser vista também como uma oportunidade dentro de algum ramo de negócios.

Diferente do que muitos pensam os nichos de mercado não são a mesma coisa dos segmentos de mercado.  Sabe qual a diferença entre eles? Os segmentos de mercado é um recorte de um grupo de consumidores já conhecido e explorado. Por outro lado, os nichos de mercado são um pequeno e inexplorado grupo de consumidores.

Ou seja, os nichos de mercado são uma fatia de um segmento de mercado. Um bom exemplo sobre isso pode ser dado tendo como base o mercado de alimentos. Os consumidores vegetarianos são parte de um segmento de mercado de pessoas que não consumem carne. Dentro desse segmento, existe um nicho de consumidores que não consomem carne, não usam nenhum produto de origem animal.

Esse grupo de potenciais clientes outras ambições e dores do que o grupo de vegetarianos. A persona dos veganos se diferencia por dores e anseios diferentes, se tornando uma nova persona. Entendendo em qual dos nichos de negócio você vai se inserir, você conseguirá obter vantagens. Vamos conhecê-las agora!

Qual a importância de definir um nicho de mercado?

Quando falamos em nichos de mercado, estamos falando em segmentação do negócio, Bom, segmentar o negócio ou escolher o nicho correto de atuação é sinônimo de escolher qual caminho será seguido.  Essa escolha é importante porque uma marca muito generalista terá maiores dificuldades em atingir com eficiência seu público-alvo.

Ainda que uma estratégia generalista possa atingir um maior número de pessoas, o seu impacto nesse público será menor. Por outro lado, ao apostar nos nichos de mercado, você estará focado em resolver um problema específico de determinado publico. Isso implica em uma comunicação mais eficiente e direcionada, o que gerará melhores resultados.

Além de conseguir melhores resultados com a publicidade, apostar em nichos de mercado pode ser outros benefícios. Em primeiro lugar, através da definição precisa do nicho será possível criar um plano de marketing eficiente. Outro ponto importante sobre os nichos de mercado é em relação ao número de concorrentes.

Ao escolher seu nicho, você estará trabalhando com um grupo de consumidores carentes em meio a um mercado pouco explorado. Mais uma vantagem de apostar nos nichos de mercado são os preços que poderão ser praticados. Como você estará atuando em um mercado pouco explorado, os preços preços podem ser pensados para gerar mais lucros.

Além de alcançar mais lucros, os nichos de mercado permitirão que você encontre parceiras mais facilmente. Como se trata de um mercado especifico, fica mais fácil encontrar as parcerias que se adequam melhor ao ideal do negócio.

Escolher entre os nichos de mercado é realmente muito importante para garantir que todo recurso e tempo investidos serão recompensados. Depois de entender as vantagens de investir nos nichos de mercado, vamos entender um pouco mais sobre os tipos de segmentação do mercado. Dessa forma, fica mais fácil escolher qual o nicho ideal para o seu negócio.

Quais os tipos de segmentação existentes?

Os nichos de mercado são parcelas pouco exploradas do mercado consumidor. Para conhecer mais a fundo esses nichos, uma boa tática é utilizar as características dos consumidores. Essas características podem ser melhor compreendidas quando segmentamos os consumidores.

São essas características dos consumidores que os colocam dentro dos nichos de mercado. Entre as características mais importantes para a segmentação podemos destacar: a geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

1- A segmentação geográfica

Como o nome já nos diz, a segmentação geográfica é aquela que se baseia na localização do consumidor. Quando utilizamos a segmentação geográfica podemos fazer diferentes recortes do mercado consumidor. Essa segmentação pode ser feita por país, por estado, por cidade e até mesmo por bairro.

Mas como a segmentação geográfica funciona na prática? Por exemplo, quero abrir uma loja de roupas em determinada localidade, qual dos nichos de mercado devo escolher? A segmentação geográfica ajuda a analisar o mercado consumidor de determinada localidade e os concorrentes que existem ali.

Assim, a segmentação geográfica indicará se você estará atendendo a demanda de uma população vítima de um monopólio, ou um mercado inexplorado.

2- A segmentação demográfica

Outra forma de segmentar o mercado consumidor para definir os nichos de mercado existentes é por meio de dados demográficos. Essa segmentação leva em conta características populacionais do mercado consumidor. Quais seriam essas características? São levados em conta a faixa etária, o gênero, a renda, a ocupação, a raça, a escolaridade e tantos outros.

As características demográficas de um mercado consumidor influenciam diretamente em suas hábitos de compra. Por esse motivo a segmentação demográfica é tão importante para ajudar a definir em quais dos nichos de mercado atuar.

3- A segmentação comportamental

A segmentação comportamental é outra forma de conhecer o mercado consumidor para escolher entre os nichos de mercado. Nesse tipo de segmentação são levadas em conta os comportamentos do consumidor e seu impacto no consumo desses grupos.

Questões como o que os consumidores procuram, o que consomem e a frequência que consomem são analisadas. Ao conhecer o padrão de comportamento de um grupo de consumidores existe a possibilidade de investir em um nicho específico.

4- A segmentação psicográfica

Por fim, a segmentação psicográfica. Essa segmentação leva em consideração aspectos ligados a personalidade do consumidor, seu estilo de vida, e seus valores. Ao ter acesso ao perfil psicográfico de um grupo de consumo passamos a conhecer melhor o nicho que compõe.

Na segmentação psicográfica são levadas em conta questões como o estilo musical, liberdade de gênero, restrições alimentares e questões ideológicas.

Como escolher entre os nichos de mercado?

Até aqui aprendemos sobre os nichos de mercado, sua forma de segmentação e sua importância para o sucesso do negócio. Agora vamos apresentar algumas dicas para facilitar a escolha de qual dos nichos de mercado investir.

Saiba em qual dos nichos de mercado deseja atuar

A primeira dica de como escolher em quais nichos de mercado atuar é ter paixão pelo nicho que atua. Com a ascensão do empreendedorismo, é possível inovar e criar o nicho de mercado ideal para você. Esse detalhe é importantíssimo, afinal, para prosperar em algum negócio é preciso se entregar a ele.

Além de apostar em um nicho de mercado que você gosta, é preciso apostar nos nichos de mercado que você conhece. Um algo nível de conhecimento sobre um nicho ajuda no processo de implementação e desenvolvimento do seu negócio.

Identifique um problema e invista nele

O segredo de todo negócio de sucesso é saber identificar um problema e oferecer aos consumidores uma solução. Esse problema pode ser encontrado observando o cotidiano das pessoas próximas ou até mesmo através de pesquisas. As pesquisas podem ser feita inclusive procurando palavras-chave relacionadas no Google.

Outra dica de como identificar um problema é estar atento aos comentários e feedbacks que os consumidores dão sobre produtos e serviços. Ao identificar o ponto fraco dos concorrentes, as chances de se desenvolver um nicho de mercado pouco explorado é maior.

Adquiria conhecimentos sobre o nicho que deseja atuar

Para ter domínio sobre um nicho de mercado é preciso antes conhecer a funcho o ramo de mercado. Ser especialista nos nichos de mercado de interesse é primordial para que seu negócio possa ser prospero e duradouro.

Analise a sua demanda

Depois de definir o problema que deseja sanar e adquirir conhecimento sobre o nicho de mercado, é hora de analisar a demanda. É através da análise de demanda que você entenderá se existem pessoas buscando a solução que você está oferecendo.

É possível descobrir a existência de uma demanda observando comentários e buscas que as pessoas fazem na internet. Outra forma de analisar a demanda é fazendo entrevistas e questionários.

Conheça a sua concorrência

Não adianta estudar sobre os nichos de mercado, analisar a demanda por aquele produto e não ficar atento a concorrência. Não é atrativo investir em um mercado com grande número de concorrências. Na verdade, o ideal é que não haja concorrentes quando se está investindo em um nicho.

Quantos menos concorrentes houverem mais promissor é esse nicho. Para atestar essa ideia, basta lembrarmos da definição dada aos nichos de mercado. Os nichos são parcelas pouco exploradas do mercado. Por isso é importante o menor número de concorrentes possível.

Use ferramentas para te ajudar a encontrar seu nicho

Diversas ferramentas podem ser usadas para te ajudar a escolher em qual dos nichos de mercado investir. O Google, por exemplo pode ser usada para obter ideias sobre possíveis nichos de mercado para atuar.

O Google Maps é outra ferramenta que pode auxiliar na escolha. Com as suas funcionalidades fica mais fácil realizar a segmentação geográfica e com isso investir no nicho certo.

Também podemos citar como ferramenta o Buzzsumo. Com ele é possível entender quais mercados estão em alta na internet e nas mídias sociais. Entendendo o mercado que está em alta a possibilidade de obter sucesso em determinado nicho é maior. Além disso, ao analisar as tendências do mercado consumidor é possível encontrar novos nichos de mercado para atuar futuramente.

O Google Trends também pode ser usado para descobrir quais as tendências do mercado. São informados os dados de crescimento de buscas por um termo específico ao longo dos anos.

As redes sociais também podem ser ótimas aliadas no momento de escolher entre os nichos de mercado.  Facebook, por exemplo, é um local onde estão reunidos potenciais clientes e onde são discutidos assuntos sobre marcas e produtos. Um dica para aproveitar as redes sociais é ficar atento as discussões e comentários sobre um produto e assim encontrar a forma correta de atuar.

Mas o Facebook não é a única rede social que pode ser usada para escolher entre os nichos de mercado. O Instagram, o Twitter e até mesmo o Whatsapp podem ser ótimas fontes de informação que irão identificar um problema.

Viu como os nichos de mercado são essenciais para o sucesso do seu negócio?

Agora você já sabe como o que é um nicho de mercado e entendeu sua importância para o sucesso do negócio, não é mesmo? A definição de quais nichos de mercado são mais atrativos é um dos pontos de partida para criar um negócio de sucesso.

A ideia é direcionar os investimentos da empresa todos para o lugar certo. E são os nichos de mercado escolhidos que vão determinar a qualidade do investimento deito no negócio.

Por isso, na hora de definir qual o nicho de mercado que você vai atuar, procure informações e use as dicas que apresentamos aqui. Assim, fica mais fácil encontrar o caminho certo para o sucesso do seu negócio.