Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

arquitetura-informacao-1

Arquitetura da informação e sua importância

Avalie este post

Fundamental no mercado de TI, a arquitetura da informação é a área responsável por estudar e organizar os conteúdos de um site, app, e-commerce ou de outras interfaces digitais de modo a facilitar a experiência e a navegação do usuário. Os profissionais de arquitetura da informação são aqueles responsáveis pela organização dos espaços, dos níveis de profundidade, das relações entre os dados e também das interações do usuário com a interface, para que tudo possa ser encontrado com mais facilidade.

Arquitetura da informação e sua importância

A fase da arquitetura da informação é importante para organizar e dar mais clareza para o projeto, permitindo assim que o usuário tenha uma experiência eficaz, rápida e efetiva com o meio virtual que está utilizando. É o profissional de arquitetura da informação que trabalha na elaboração do pré-projeto do produto escolhido pelo cliente, traçando mapas e fluxogramas que serão essenciais para o projeto final.

É muito importante contar com essa área da tecnologia da informação para que sejam definidas as funcionalidades e recursos que o projeto terá, a maneira como o usuário irá navegar, considerando até mesmo os contextos culturais e sociais e o nível de familiaridade do público-alvo com a tecnologia.

4

Apenas com um trabalho bem feito de arquitetura da informação é que entram os demais profissionais, como designers, e ilustradores, que trabalharão no esqueleto do projeto. Assim, o caminho fica pronto para que os criadores de conteúdo incluam as informações adequadas aos objetivos do projeto, otimizando o SEO e trazendo mais tráfego (ou downloads no caso de um app) e conversão em vendas.