Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Você já deve ter ouvido falar em inteligência artificial, não é? Mas sabe realmente o que é e como essa tecnologia pode ser útil para o seu negócio?

A inteligência artificial já faz parte da realidade de muitas pessoas. Ela é comumente utilizada nos assistentes de voz, que vem se tornando mais inteligentes e acessíveis em diversos dispositivos.

As assistentes virtuais e a pesquisa por voz têm se mostrado cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. As pessoas estão utilizando essas tecnologias porque elas tornam as buscas muito mais rápidas, dinâmicas e interativas.

Essa facilidade criada pela inteligência artificial tornaram as ferramentas de pesquisa por voz muito atraentes, principalmente, nas atividades cotidianas.

Devido esse crescente uso das assistentes virtuais e da pesquisa por voz, vale a pena entender como eles funcionam e porque são tão importantes. Fique por dentro dessa tecnologia aqui no Blog da MEGA!

Como surgiu a pesquisa por voz?

Apesar dos assistentes virtuais serem considerados como novos no mercado, essa tecnologia começou a ser desenvolvida muito antes.

Lá em 1962 ocorreu a Feira Mundial de Seattle, em que foi apresentado pela IBM o computador Shoebox, que reconhecia 16 palavras por meio da voz.

Mais tarde, em 1970, surgiu o Harpy. Um sistema similar desenvolvido pela Universidade Carnegie Melon, na Pensilvânia. O Harpy conseguia reconhecer cerca de mil palavras.

As pesquisas continuaram a ser desenvolvidas. Porém, o fato considerado como marco do desenvolvimento dessas ferramentas foi a criação dos smartphones e os avanços da internet.

A primeira empresa a desenvolver uma assistente de voz foi a Apple, que criou a Siri em 2011.

O que são assistentes virtuais?

Provavelmente você conhece alguma das assistentes virtuais mais famosas no mundo. Dentre elas estão a Siri da Apple; a Google Assistente no Android; a Alexa nos itens da Amazon; a Bixby dos produtos Samsung; e a Cortana da Microsoft.

Essas assistentes virtuais são recursos de inteligência artificial que permitem a comunicação dos usuários com seus dispositivos através do comando de voz.

Ou seja, o avanço da tecnologia atingiu um novo patamar, dando aos usuários a possibilidade de conversar com os dispositivos. Isso é uma grande mudança, considerando que até então as pessoas só interagiam por mensagens com uma interface.

As ferramentas de pesquisa por voz possuem diversas finalidades. Os usuários podem abrir apps, solicitar ligações, fazer anotações na agenda, criar alarmes, entre outros. Isso facilita muito a vida dos usuários, já que eles podem fazer várias coisas, sem nem precisar digitar.

A grande novidade desse mercado é que esses dispositivos inteligentes começarão a se espalhar também pelas casas. Alguns exemplos são o Amazon Echo Dot, o Google Home Mini e o Apple Homepod, que lideram essa revolução e prometem transformar a relação dos usuários com a internet.

Como funciona uma assistente virtual?

As assistentes virtuais encontram-se integradas a um sistema operacional.

Elas funcionam como um campo de busca que usuário utiliza para tirar dúvidas ou executar alguma tarefa.

A inteligência artificial é o que permite que elas reconheçam a voz do usuário e forneçam resultados de acordo com os comandos.

Para saber como funciona, basta pegar o seu smartphone.

No caso dos dispositivos Android é só dizer “Ok, Google” para a assistente aparecer. Já nos da Apple basta falar “Hey Siri”. Depois, você pode fazer uma pergunta e a sua resposta virá em forma de áudio ou em uma lista de resultados.

Vamos pensar em um exemplo mais prático.

Pense que você não sabe onde pode jantar hoje. É só perguntar para a assistente virtual do seu smartphone: “Quais os melhores restaurantes para jantar hoje?”. A inteligência artificial vai identificar a sua localização e indicar os restaurantes próximos a você.

Você pode ainda solicitar uma reserva para o restaurante que deseja.

Com simples comandos você consegue fazer uma pesquisa, obter resultados, e ainda, interagir com o estabelecimento desejado.

Não fique por fora das novidades no meio digital. Assine a nossa newsletter e não perca os nossos conteúdos!

Qual a importância da inteligência artificial e das tecnologias de voz?

As pessoas estavam acostumadas a utilizar poucas palavras para descrever suas dúvidas ou necessidades. Só assim, os mecanismos de busca conseguiam interpretar e trazer algum bom resultado.

Com a inteligência artificial e as tecnologias de voz aumentou a possibilidade de entregar uma informação mais certeira aos usuários.

Atualmente as assistentes virtuais guiadas por inteligência artificial entender exatamente o que o usuário quer. Além disso, conseguem até manter uma conversa, melhorando gradativamente as interações.

Essa mudança está ganhando cada vez mais força, e por isso, é preciso se adaptar.

Segundo dados da pesquisa Pew Research Center, nos Estados Unidos, 46% dos adultos já utilizou essa tecnologia para interagir com seus dispositivos. Destes, 55% afirmou que o principal atrativo da tecnologia é não precisar digitar.

Outro dado relevante divulgado pela NPR em 2017, é que 42% das pessoas que utilizam as assistentes virtuais consideram-nas como indispensáveis no cotidiano.

Ou seja, o futuro da mobilidade não dependerá somente de textos como forma de interação com os dispositivos. É preciso investir na melhoria dessas interações contando com a inteligência artificial.

Por que as pesquisas por voz estão crescendo?

É preciso analisar, primeiramente, o crescimento dos dispositivos mobile e o desenvolvimento de interface de conversação.

Aumento dos acessos pelos dispositivos móveis

De acordo com dados da StatCounter, o uso da internet em dispositivos móveis superou a quantidade de aparelhos desktop em 2016, no mundo todo.

Considerando o Brasil, o uso de smartphones também vem se consolidando como o meio mais utilizado para acessar a internet.

Aliado ao aumento do uso de smartphones está a facilidade em fazer buscas sem precisar digitar, tornando tudo mais rápido.

Avanço de tecnologia de assistentes virtuais

Apesar de existirem poucas assistentes virtuais conhecidas, a tendência que aumente o número de concorrentes nesse mercado.

Um relatório da empresa Gartner de 2017 apontou que dentre 5 a 10 anos, as interfaces de usuário por conversação estarão muito populares.

Então, espera-se que as ferramentas de busca por voz sejam cada vez mais procuradas. Isso vai exigir das empresas novas técnicas e estratégias para manter um bom posicionamento.

Quais as principais ferramentas das pesquisas por voz?

Como comentamos, os avanços da inteligência artificial permitirão uma expansão das capacidades das assistentes virtuais.

As interações estão cada vez mais intuitivas, melhorando muito a experiência do usuário.

Dentre as principais funções das assistentes virtuais estão:

  • Comandos de música;
  • Organização da agenda;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Buscas em sites de pesquisa;
  • Previsão do tempo e trânsito;
  • Envio de mensagens e e-mails;
  • Notícias;
  • Compras;
  • Uso de outros apps;
  • Criação de lembretes e alarmes;
  • Realização de ligações.

Assistentes virtuais mais conhecidas

Google Assistente

A Google Assistente chegou ao Brasil em 2017 e está presente em dispositivos com sistema Android.

Além de ser encontrado em smartphones e tablets, já está disponível em TVs Smart, fones, caixas de som JBL e computadores. Esses aparelhos atendem a comandos de voz dos usuários que controlam os aparelhos da casa.

Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple.

Ela está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional iOS.

Por meio de comando de voz, o usuário pode ativá-la e dar alguns comandos, como realizar ligação ou enviar mensagem.

É possível também receber outras informações como previsão do tempo, trânsito e localização.

Alexa

A Alexa, que ainda não está disponível no Brasil, é a assistente virtual da Amazon.

Ela é compatível com os sistemas Android e iOS e pode ser utilizada em mais de 60 mil objetos inteligentes.

A Amazon já vendeu mais 100 milhões de dispositivos com a Alexa em todo o mundo. Dentre os dispositivos está o Echo Dot, que é um alto falante inteligente que pode ser controlado por comando de voz.

Já estão realizando testes desde o início de 2019 para que os dispositivos cheguem até o Brasil.

Cortana

A Cortana é a assistente virtual inteligente da Microsoft.

Ela está disponível em smartphones e computadores e é utilizada, principalmente, em computadores com Windows 10.

A proposta da Microsoft é a Cortana se torne uma assistente virtual que pode ser personalizada pelas empresas.

Comércio eletrônico – Hagglebot

Outro exemplo de engajamento e boa experiência com pesquisas por voz é o caso do projeto Hagglebot.

O projeto, desenvolvido pela Flipkart em parceria com o Google, permite que os clientes negociem produtos disponíveis no mercado online por meio da voz.

A plataforma baseada em inteligência artificial funciona em todos os dispositivos compatíveis com o Google Assistente.

Essa nova forma de venda por meio do comando de voz dá a possibilidade de o cliente pedir descontos e melhores preços com o robô-atendente.

Ou seja, a experiência do usuário se torna muito melhor por conta de um canal digital humanizado.

Como a inteligência artificial pode influenciar nas estratégias de marketing digital?

Para os usuários está cada vez mais fácil buscar informações.

Porém, para quem deseja ser encontrado, o trabalho está ficando mais complicado.

É notável que grande parte dos sites e serviços não está apta para serem responsivos em ambientes com assistentes virtuais.

Pense em como foi a adaptação dos sites para que eles pudessem ser exibidos nos smartphones. Isso precisará ser feito também para que eles se destaquem nas buscas por meio de assistentes virtuais.

Ou seja, é preciso repensar o marketing digital para não ficar para trás nas buscas dos usuários.

Os chatbots podem ser considerados com uma parte dessa evolução. Se quiser saber mais sobre o tema, acesse o Blog da MEGA e fique por dentro do assunto.

Se você não conseguiu enxergar ainda como isso influencia em seu negócio, vamos explicar melhor.

Quando o usuário buscar por uma lista de restaurantes perto da sua localização, o seu negócio precisa estar com o endereço acessível para os buscadores. O seu CEP e as coordenadas geográficas precisam estar atualizados no Google Maps.

Ou ainda, podemos pensar no caso dele escolher o seu estabelecimento por meio do comando de voz. Ele receberá alguma resposta ao solicitar uma reserva? Como essa informação chegará ao seu estabelecimento? A reserva será feita por um sistema específico? São diversas as opções, que precisam ser escolhidas para se adequar à essa tecnologia.

Outro ponto relevante é que as estratégias precisam ser repensadas, visto que as respostas não são visuais. Então, será preciso muita criatividade para impactar os usuários nesse cenário.

Que tal investir em um aplicativo de inteligência artificial?

Nós da MEGA podemos seus novos parceiros no desenvolvimento de um aplicativo de sucesso!

O desenvolvimento de aplicativos é um ciclo evolutivo e um processo bem trabalhoso.

Sempre é preciso implementar e atualizar suas funcionalidades de acordo com os usuários.

Por isso, conte com a MEGA para te auxiliar em todas as etapas do desenvolvimento de aplicativo!

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.