Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

A usabilidade é um ponto de extrema importância se tratando do mundo dos aplicativos. Por esse motivo hoje falaremos sobre a relevância da usabilidade consistente para o seu app!

Primeiramente, o que significa consistência?

A consistência refere-se à existência lógica entre as partes de um negócio ou projeto. No caso dos aplicativos significa que tudo precisa parecer e ser conectado e harmonizado. Ou seja, tudo precisa fazer sentido.

Talvez agora você esteja se perguntando: mas fazer sentido para quem?

E a resposta é bem simples: para os clientes e usuários do seu app.

Usabilidade

Agora vamos compreender o sentido da palavra usabilidade para os aplicativos.

UI é a sigla para User Interface, onde o foco do design de um aplicativo é voltado para a estética do app.

O objetivo é fazer com que o usuário daquele aplicativo fique encantado com o que está vendo.

Desta forma, o UI também reflete sobre as adaptações que serão feitas para cada dispositivo, tamanho e sistema operacional diferente, sempre focando em uma interface que agrade o usuário visualmente.

A interface do usuário, ou em inglês User Interface é a interface onde as interações entre o usuário e o aplicativo acontece. Seu principal objetivo é promover um sistema agradável de fácil uso para os usuários.

Em um aplicativo com boa UI, o usuário tem a menor dificuldade em operar o aplicativo. Com isso, sua experiência é otimizada. A UI engloba tudo que está na front end do aplicativo, ou seja, tudo que é perceptível visualmente.

A navegação escolhida para o app, a disposição dos conteúdos, os botões e demais detalhes fazem parte da UI. Esses fatores vão impactar diretamente para aumentar os downloads de um aplicativo.

Importância da usabilidade consistente

Neste momento você já sabe o significado dos dois termos, certo?

O próximo passo é entender realmente o que significa a usabilidade consistente para o seu aplicativo.

Imagine que um potencial usuário acaba descobrindo o seu app.

Ele pode ter acesso a algumas informações como o nome do app, as descrições, os screenshots, antes mesmo de acessá-lo.

Esses dados influenciam para que o potencial usuário crie uma expectativa sobre os benefícios que terá no app.

Quando o usuário entrar no aplicativo, a sua missão será fazer com que essa expectativa seja atendida.

E aí que entra a usabilidade consistente.

Vamos te explicar melhor:

  • Para que o usuário tenha uma boa imagem sobre o seu serviço, você precisa garantir a usabilidade consistente. Desta forma, o seu app terá mais credibilidade e fará com que o usuário retorne.
  • Além disso, vale pensar na intuição. Tudo o que fazemos baseados na intuição nos dá mais confiança em seguir com elas. Então, se o usuário associa a resposta da sua necessidade com o seu app: bingo! A confiança dele sobre o aplicativo aumenta.

Ou seja, se você organiza o seu app para ser uma referência para os usuários de forma intuitiva, há mais chances de entregar o que ele espera!

Nesse sentido, se faz necessário que você se preocupe com a qualidade da usabilidade do seu app, isto é, com a UI.

Isso porque a usabilidade consistente pode ser a chave para um projeto bem-sucedido.

Interfaces consistentes

As interfaces com consistência permitem que os usuários desenvolvam hábitos de uso.

Quando o seu app possui usabilidade consistente, eles aprendem a usar diferentes botões, abas, ícones e outros elementos. Assim, reconhecem a diferença que eles produzem em distintos contextos.

Os usuários conseguem também aprender sobre algumas funcionalidades e a maneira de trabalhar essas novas funções com base em experiência anteriores.

No caso dos aplicativos é possível pensar na repetição.

A reprodução de componentes de forma proposital pode ser uma boa opção. Por exemplo: se você chega no mesmo horário todos os dias para trabalhar, você é consistente.

O princípio da Gestalt mostra o hábito da repetição fornece a ideia de ordem e harmonia, auxiliando no processamento das ideias pelo nosso cérebro.

Por esse motivo que é tão relevante a consistência dentro do seu app.

Está gostando do nosso conteúdo? Se a resposta for sim, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter. Afinal, você não vai querer ficar por fora das novidades do mundo dos apps, não é mesmo?

Relação do design com a usabilidade consistente

Vale lembrar que um design de qualidade pode gerar taxas de conversão muito elevadas.

Podemos afirmar, desta forma, que um bom design é bom para a empresa e para os usuários.

Significado da usabilidade consistente para o usuário

Ao propor elementos de design consistentes, como cor, tipografia, layout, há mais garantia de ter um bom fluxo de ações.

Com uma boa UI fica mais fácil treinar pessoas para usarem, e isso reduz os custos com treinamento. Já que os usuários não necessitam de tanta ajuda para interpretá-la.

Tudo isso acaba gerando mais satisfação do usuário e aumenta as chances de ele voltar a usar o app.

Benefícios da usabilidade consistente

Constata-se assim, que a usabilidade consistente pode garantir mais facilidade na hora de usar o app. Além disso, fornece comunicação perfeita com o usuário e provoca forte resposta emocional.

Para alcançar todos esses pontos, você precisa pensar em alguns detalhes:

  1. Tipografia

Talvez você pense que o uso da tipografia se limite a escolha de fonte, tamanho e peso. Porém, vai muito além disso. Para criar consistência na tipografia é necessário se concentrar no tipo, estilos de fonte, tamanho, cor, espaçamento…

Outra dica é evitar o uso de várias fontes diferentes, pois isso cria inconsistência na formatação da tipografia. No fim, a leitura dos usuários acaba prejudicada.

  1. Simplicidade

Busque comunicar-se com simplicidade e clareza.

Além disso, opte por utilizar a linguagem mais próxima do próprio usuário.

Ao utilizar elementos consistentes, a usabilidade do produto ou serviço pode aumentar significativamente.

Vale optar pela redução da concepção até as principais características. Assim, pode deixar escondidos alguns recursos avançados em abas que ficam fora do caminho.

Tudo isso deixa mais fácil a concentração nos objetivos principais para projetar uma interface mais simples.

Neste ponto, lembre-se de conhecer o usuário, falar a mesma língua e projetar para usuários iniciantes.

Esses aspectos irão auxiliar na entrega de um design que os usuários já estão familiarizados.

  1. Identidade visual

O layout pode também variar entre as telas.

Porém, é imprescindível que o app apresente um padrão visual para os usuários.

Para atingir um tratamento visual consistente, você precisa assegurar a coerência entre os elementos da interface.

Ou seja, todos os componentes devem ser exibidos de maneira similar.

A única forma de garantir essa consistência é estabelecendo padrões visuais que contenham simetria, eixo, hierarquia e ritmo.

Layout consistente

Para garantir uma usabilidade consistente, é preciso pensar no layout consistente.

Desta forma, você deve pensar em alguns aspectos:

  • Um modelo conceitual bom apresenta elementos similares em locais parecidos. Assim, facilita a identificação do usuário;
  • Botões e caixas de texto padronizadas são mais fáceis de serem visualizadas em cores, formatos e tamanhos correspondentes;
  • Pense em respostas às ações do usuário semelhantes. Afinal, isso aumenta a chance de saber o que ele fez no app e o que ele realmente gostaria de fazer.

Sendo assim, ao manter a consistência do layout do seu app, você diminui as chances de ter problemas na navegação.

Além disso, os clientes que navegarem pela primeira vez, terão bem mais vontade de acessá-lo novamente.

Portanto, leve em consideração a forma que seus elementos de interface são exibidos visualmente. Com técnicas consistentes de design você pode gerar uma ótima experiência para os seus usuários.

Por conseguinte, influenciará para que os usuários interajam com o projeto por longos períodos de tempo.

Não deixe de esboçar suas ideias antes de começar a criar o seu app. Assim, conseguirá pensar e reavaliar cada elemento.

Qual a relação da UI com a User Experience (UX)?

Podemos dizer que a UI tem um objetivo mais prático, levando em consideração não só o usuário, mas também a capacidade de resposta do produto em si.

Já o UX é focado em um aspecto mais complexo. A UX visa garantir uma boa experiência do usuário através da sua satisfação com o aplicativo.

Entretanto, esses são conceitos que caminham juntos e que não devem ser analisados separadamente. O que torna esses conceitos um só é a usabilidade.  A usabilidade é o sinônimo de que um produto pelos usuários de forma fluída garantindo mais satisfação a eles.

O que vai determinar em qual desses fatores investir mais para garantir a melhor experiência do usuário são as necessidades específicas do aplicativo. Enquanto alguns aplicativos devem se focar em garantir uma agilidade, outros devem se preocupar em atrair a atenção do usuário através de funcionalidades complexas, por exemplo.

Quais benefícios uma boa experiência do usuário pode proporcionar?

A importância da experiência do usuário para o sucesso de um aplicativo é uma noção bastante sólida no mundo mobile. Porém, muitos desenvolvedores não possuem a real noção de como elevar a experiência do usuário pode ser vantajoso para seu aplicativo.

Para que essas vantagens proporcionas pela experiência do usuário fiquem mais claras, vamos apresenta-las melhor agora.

  • Gera uma boa impressão

Assim como em qualquer negócio, no mundo dos aplicativos a primeira impressão também é a que fica. Através de uma boa experiência do usuário é possível atrair a atenção inicial do usuário.

Mas não é só isso. Um aplicativo como uma boa experiência do usuário garante que de fato o usuário irá aprovar o app e seu funcionamento. Dessa forma, além de uma boa impressão, o aplicativo garante que o usuário ficará satisfeito com o funcionamento do app e com isso, estará mais propenso a indica-lo a outros usuários.

  • Ajuda a converter mais

Ainda que não deva ser a única preocupação de um desenvolvedor de app, boas taxas de conversão também são importantes. Mas essa alta conversão deve ser acompanhada de uma elevada taxa de satisfação do usuário.

Otimizar a experiência do usuário do aplicativo não só torna o app mais atrativo no primeiro contato. Com uma boa experiência, o usuário tende a estabelecer com o aplicativo uma relação mais duradoura. E são essas relações longas que todo desenvolvedor de aplicativos deve priorizar.

  • Fideliza os usuários

Como dito acima, uma boa experiência do usuário torna sua relação com o app mais duradoura. E além disso, a experiência é a garantia de que os usuários se tornarão fidelizados.

Usuários fidelizados tendem a divulgar espontaneamente para seus conhecidos e, claro, nas redes sociais.  Com isso o app se torna cada vez mais conhecido e mais baixado, o que garante seu sucesso a longo prazo.

Conheça a MEGA

Se você já está convencido de que a melhor opção para o seu negócio é o desenvolvimento de um app, venha conhecer a MEGA!

Estamos preparados para desenvolver os aplicativos mais completos!

A Megaleios é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos apaixonada por tecnologia e outras soluções de tecnologia web e mobile.

Contamos com profissionais com grande conhecimento técnico e antenados com as principais novidades e mudanças do mundo digital.

Nós buscamos transformar a sua ideia em um negócio de sucesso! Assim, poderá fortalecer a posição da sua marca no mercado e o relacionamento com os clientes.

Oferecemos soluções inovadoras de mobilidade com uma metodologia diferenciada que integra estratégias de “ponta a ponta”.

Atendemos pessoas físicas, startups e pequenas e médias empresas de forma estratégica.

Além disso, atuamos em todas as fases que englobam um projeto assertivo e de sucesso!

Entre em contato conosco, agende um horário para tomarmos um café e tirarmos a sua ideia do papel.