Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

A necessidade da Transformação Digital nas empresas não é mais uma incerteza, como já comentamos aqui no Blog.

Este não é um conceito do futuro. Está acontecendo agora!

Por isso, se você nunca ouviu falar nesse termo, ou ainda tem dúvidas sobre, acompanhe esse post e fique por dentro!

Mas o que é Transformação Digital?

Vamos pensar nas empresas que foram criadas antes da internet e que já estão consolidadas há muito tempo no mercado. Hoje, elas enfrentam diversos desafios, porque algumas regras do mundo dos negócios se alteraram com o surgimento da internet.

Aparece então a necessidade de mudanças! E isso é totalmente possível.

Essas empresas podem começar a utilizar a tecnologia como grande aliada, se transformando e florescendo na era digital.

Para que isso ocorra, é importante que a empresa torne o “digital” parte do seu DNA. Além disso, precisa pensar em agir agora, e não deixar para daqui alguns anos.

Esse processo de Transformação Digital coloca a tecnologia à serviço das empresas para que possam ampliar o desempenho. Assim, conseguem também garantir melhores alcances e resultados.

Algumas pessoas pensam que essa transformação envolve apenas um esforço de TI, mas, vai muito além disso. É uma mudança na estrutura organizacional, em que a tecnologia ganha um papel essencial. Ou seja, é uma mudança na maneira como as empresas operam, utilizando-se de processos digitais.

Por que devo dar tanta importância para essa transformação?

Primeiro, precisamos considerar que essa mudança é para hoje! Se as empresas ficarem apenas observando esse processo, podem não encontrar espaço no mercado quando perceberam a importância dessa realidade.

É preciso compreender também que a transformação impacta diretamente a sociedade.

Você deve estar se perguntando: mas como isso ocorre?

E a resposta para esse questionamento é bem simples, basta pensar na transformação que a tecnologia causa no nosso cotidiano.

Nossa vida ficou muito mais fácil e as coisas passaram a acontecer em uma velocidade muito maior. Isso acarreta uma alteração de comportamento das pessoas, que se tornaram muito mais exigentes.

Porém, a tecnologia não trouxe só essa facilidade. Com ela surgem novos desafios para as empresas, que muitas vezes, não estão preparadas para se preocuparem com a experiência do usuário.

Nesse momento é que entra a transformação digital, que fornece uma infinidade de possibilidades para a sua empresa!

Relacionamento com os clientes e a incorporação de novas tecnologias

Com a transformação digital, surge uma nova relação com os clientes. Eles começam a interagir diretamente com a empresa de diversas maneiras.

Além disso, a experiência do usuário se torna um fator decisivo no processo de compra. Isto é, essas mudanças no comportamento e na relação com o consumidor, criam novas demandas para os diversos mercados.

Para atender essas demandas e os consumidores de forma eficiente, algumas empresas estão buscando a incorporação de novas tecnologias. Assim, se destacam dos concorrentes e conquistam novos clientes.

A primeira etapa para iniciar a implantação dessas mudanças é a avaliação do impacto da transformação digital no negócio.

Para isso, é preciso analisar as ferramentas que podem tornar a empresa mais eficiente e quais práticas podem ser adotadas.

Você pode contar com a MEGA nesse processo! Nós somos uma empresa de desenvolvimento de aplicativos que pode te ajudar a enxergar oportunidades de transformação digital no seu negócio.

Que tal tomar um café com a gente, para pensarmos na criação de um produto incrível? Com uma mudança digital você pode melhorar o relacionamento com o seu público, aumentar o faturamento e fazer a sua empresa crescer! Entre em contato e agende um horário.

Principais mudanças que você terá que fazer

Quando você for implantar a transformação digital na sua empresa, terá que modificar alguns aspectos na organização. Confira a seguir:

Cultura empresarial

Como comentamos, essa transformação irá modificar a estrutura organizacional, e isso inclui uma adaptação na cultura do seu negócio. Você pode conferir algumas dicas de como melhorar a da sua empresa aqui.

Uma dica importante nesse momento é optar por uma abordagem voltada para as pessoas. Isso, porque são os colaboradores que irão colocar em prática as mudanças.

Gestão das empresas

Na hora de criar um novo sistema de funcionamento para a empresa, é necessário pensar uma nova gestão e em novos cargos.

Lembre-se de que nesse processo de transformação o foco passa a ser nas pessoas, e não no seu produto.

Relação com o cliente

Falamos agora pouco da mudança no relacionamento da empresa com os clientes devido as tecnologias.

Por isso, você não pode ficar para trás. É essencial que essa relação se torne mais interativa.

Hoje, a participação dos clientes através de mensagens e avaliações é muito mais relevante do que a propaganda do seu negócio. Não deixe de levar isso em conta!

Processo operacional

Existem diversas vantagens na dedicação para melhorar os processos operacionais internos.

Otimizar os processos, deixando-os mais simples e eficientes garante uma motivação extra aos colaboradores. Isso pode aumentar a produtividade, e ainda, melhorar o relacionamento entre todos.

Modelo de negócios

Ocorre também uma mudança no modelo de negócios da sua empresa.

Não esqueça que a sociedade está mudando por conta da evolução tecnológica. Por isso, as pessoas esperam que as empresas alterem a forma de oferecer experiências.

Meio & Mensagem

Pensando nessa busca dos consumidores em novas experiências, o Meio & Mensagem, procurou a MEGA em busca de uma transformação digital.

Sendo um dos maiores canais de comunicação do mundo do marketing, a empresa oferece jornais impressos com conteúdo voltado às corporações.

O projeto proposto é a construção do Meio & Mensagem no formato de app, trazendo todo o conteúdo do jornal no meio digital.

A ideia é atender a nova demanda dos consumidores que estão muito mais ligados às informações no mundo digital.

Treinamento da equipe

Toda a sua equipe precisa estar envolvida nesse processo. Assim, é necessário que você se preocupe com o treinamento de todos os colaboradores.

Se for necessário, considere a opção de contratar um especialista, mas não esqueça de dar atenção ao seu próprio time.

Como essas mudanças estão ocorrendo no Brasil?

O Brasil não está atrasado no processo de transformação digital.

Pelo contrário, 69% das pequenas e médias empresas do país consideram a utilização da tecnologia para aumentar a eficiência do negócio (Economist Intelligence Unit). E ainda, o Brasil é o terceiro maior potencial dessa transformação no mundo!

Isso ocorre pelo fato de termos muitas empresas novas e mais dispostas a executar planos que aceleram as mudanças. Que tal ser uma delas também?

Tendências para as mudanças

Já comentamos aqui sobre algumas tendências do mercado digital. Trouxemos hoje outras inovações que permitirão que a sua empresa não perca espaço no mercado e se adapte às novas realidades.

Big data e data-driven marketing

Com o aumento das tecnologias e do acesso das pessoas à internet, o volume de dados cresce significativamente.

Para garantir sucesso à sua empresa, é necessário analisar esses dados e utilizá-los em um plano de ação. Assim, você terá uma vantagem competitiva e informações valiosas!

O Big data e o data-driven marketing tornam isso possível. Eles analisam os dados para te auxiliar na tomada de decisões.

Realidade virtual e aumentada

Utilizar novas maneiras de entregar produtos e serviços aos seus consumidores é algo muito importante na transformação digital.

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são ferramentas que podem ser aliadas nessas mudanças.

A realidade virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário. Através da indução de efeitos visuais, sonos e táteis esse tipo de realidade permite que o usuário esteja totalmente imerso.

Já a realidade aumentada permite aos usuários integrar elementos virtuais em seu ambiente real.

Ultragaz

Um case de sucesso da MEGA que utilizou a realidade aumentada é o desenvolvimento de um app para a Ultragaz.

Nós pensamos em elaborar uma forma de transformar digitalmente a empresa, utilizando produtos que já existiam no mundo off-line.

A proposta foi desenvolver um aplicativo que dá vida ao tradicional ímã de geladeira da Ultragaz.

O app de realidade aumentada permite que a pessoa escaneie o ímã de geladeira. Com isso, tem acesso ao contato das revendas de gás mais próximas de sua casa. Além disso, consegue visualizar os preços e promoções para a região.

Para as pessoas que possuem os calendários da empresa, é disponibilizado uma receita por mês, com vídeo de preparo.

Assim, juntos, nós resignificamos o ímã da Ultragaz, inserindo a empresa no mercado digital e aumentando o seu relacionamento com os clientes.

Inteligência artificial

A inteligência artificial também é uma ferramenta que veio mudar o cenário digital.

Essa tecnologia coleta dados sobre os clientes e auxilia a automatizar o otimizar os processos de marketing.

Os chatbots, robôs que conversam com a pessoa via chat, são os mais utilizados nesse processo. Eles facilitam a comunicação e segmentação de conteúdos para os consumidores.

Business Intelligence

Essa estratégia tem como objetivo analisar o que funciona ou não e o que auxilia na tomada de decisões. Isso permite que a empresa realize uma pesquisa mais competitiva de mercado.

Marketing automatizado

O marketing automatizado otimiza os processos do cotidiano com relação à análise de dados e personalização de atendimento.

A estratégia também melhora a experiência do usuário, proporcionando um contato individualizado entre o cliente e a marca.

Para conhecer mais sobre a automação de marketing, é só conferir o que escrevemos aqui no Blog da Mega.

E qual caminho seguir?

Se você acompanhou o texto até aqui, está pensando realmente em transformar a sua empresa, não é mesmo?

Então, acompanhe agora 3 etapas que você precisa seguir para alcançar o sucesso nessa transformação.

1 – Visualize as possibilidades: é preciso, primeiramente, enxergar as possibilidades que se abrirão para a sua empresa ao iniciar as modificações;

2 – Procure se atualizar todos os dias: a transformação deve ser contínua. Observe sempre as tendências tecnológicas e saiba investir naquelas que trarão maiores benefícios ao seu negócio. Além disso, auxilie a sua equipe a desenvolver novas habilidades. O processo precisa ser em conjunto.

3 – Lidere a mudança: a mudança deve começar no topo da empresa. Não espere que outros cargos a liderem. A inciativa deve partir de você e se espalhar pelos processos da empresa. Tente reimaginar e reinventar o seu negócio e comece a investir nisso agora mesmo.

Mais alguns cases de sucesso

Separamos mais alguns cases de empresas que ficaram mundialmente conhecidas pela coragem de se transformar.

Netflix

Vamos pensar na Netflix.

Eles iniciaram enviando DVDs pelo correio para seus clientes. Mas não demorou muito para perceberem que a necessidade do consumidor havia mudado.

Assim, todo aquele conteúdo físico se transformou em streaming feito totalmente no ambiente digital.

A empresa, que estava com o mindset adequado e teve coragem de mudar, hoje conta com cerca de 139 milhões de inscritos.

Amazon

A Amazon desde o início teve coragem de acabar com os próprios produtos (livros físicos) quando lançou o Kindle. O leitor de e-book foi criado no momento em que a empresa percebeu a queda das vendas de livros físicos.

O sucesso foi tão grande, que em 2010, o Kindle já era responsável por cerca de 63% de todos os e-readers em todo o mundo.

Hoje, a Amazon lidera as vendas de conteúdo digital no mercado de e-book.

iFood

Outra empresa que aproveitou a onda tecnológica e novo comportamento dos consumidores foi o iFood.

Hoje, a marca é a maior especialista em food tech do Brasil.

Desde a fundação do grupo, a proposta foi colocar o cliente em uma posição central. Por isso, se destaca tanto no mercado. A proposta de oferecer em um único lugar uma variedade de restaurantes e cardápios conquistou diversos consumidores.

Conte com a MEGA

Ficou interessado em iniciar a transformação digital na sua empresa?

Se a resposta for sim, entre em contato com a gente agora mesmo! A MEGA pode te auxiliar nesse processo, trazendo novos caminhos e ideias para a sua empresa.

Nos propomos a ser um braço de tecnologia mobile do seu negócio, caminhando junto desde a concepção do produto.

Não esqueça, a transformação digital está ligada às estratégias! E estamos prontos para começar a traça-las com você.